Estamos livres da CPMF!!!! pelo menos por enquanto....

Estamos livres da CPMF!
E eu estou livre da condenação de acreditar que os princípios já haviam sido derretidos pelo aquecimento global!
Que grata surpresa!

Tudo bem, tudo bem....sei que pode não ser tão bonito assim, que pode rolar uma compensação com aumentos tributários, talvez dificuldades para atravessarmos a inevitável reação do desagrado governista, mas....quer saber??? Isso conta no bolso, e bolso é só bolso. Eu estou ocupada com o que conta na consciência e na retidão de quem nos "representa".

Durante todo este tempo de "negociações" , fiquei com a impressão muito desagradável, que os adiamentos desta votação nada tinham a ver com uma oposição substanciosa e convicta, mas com interesses que ainda não haviam sido incluídos no "pacote" de dinheirama e poder que este imposto "provisório" abrange.

Ser flexível, ouvir os outros, é difícil! Como saber a hora de parar?
Como saber em qual exato momento, uma proposta deixa de ser boa, para ser só sedutora? Qual é o momento em que debater sobre uma conduta a ser adotada deixa de ser exercício democrático e passa a ser sinônimo de acomodação de poder?
Negociar é perigoso para quem perde o objetivo no meio do caminho, se apaixona pela discussão em si, e pelo falso poder, que o argumento gera.
É uma droga, e vicia!
Esta prática sofista, que aliás tem sido nosso pão de cada dia há alguns anos, não é nova, e sabemos que não leva a lugar nenhum que valha a pena chegar.
É prenúncio de decadência.
Vou postar um texto sobre este tema, que pesquisei na história da filosofia, e que ajuda a visualizar isso, direitinho.

O que vale na minha contabilidade anímica, é ter acompanhado no decorrer desta negociação, alguns (poucos na verdade), homens que se mantiveram firmes num lugar muito, muito desconfortável. Dizer "não" à uma entrada astronômica de dinheiro, não deve ser fácil. Sem contar o desconforto de ser apontado por um lado como "entrave", o "empata foda" das "articulações", por outro como responsável pela miséria (como querem fazer crer os governistas) a que será lançada a saúde, as famílias carentes....

Aliás, tem uma conta que não me lembro de ter ouvido falar....vocês podem me ajudar?
Alguém sabe qual o resultado da soma das verbas que foram destinadas à saúde, e à bolsa família no ano? O resultado seria o mesmo do arrecadado com a CPMF?
Só para entender.....

O que me faz um pouco mais feliz nesta manhã, é ter assistido ainda que timidamente, uma resistência se afirmando, uma oposição marcando território.
Não tenho conhecimento histórico ou político para analisar com competência o conteúdo intrínseco nesta resistência, porém, só por ter se configurado, para mim já é uma ação contabilizável.

Acredito que sem paixão não há causa. Sem envolvimento integral, não há paixão, nem haverá homens, políticos por profissão ou não, capazes de não recuar do que sabem ser direito, diante dos engodos da sedução do poder, e do dinheiro.
Bom dia amigos!
ZZ

Comentários

  1. Engraçado é Lula dizer que quem perdeu foi o povo brasileiro, o SUS... Será que ele vai usar agora a CPMF (In memoriam) pra justificar a insuficiente dedicação com a saúde pública? Tomara que os bilhões a menos nos cofres públicos sejam bilhões a menos nas cuecas e contas suíças e bilhões a mais nos nossos bolsos. Senão vai tudo constar na História como uma disputa política ridícula entre quem criou a CPMF (e a amaldiçoou) e quem a criticava (e hoje lamenta a sua morte).

    ResponderExcluir
  2. É difícil de acreditar que um país com tantas riquezas tenha que sofrer cada vez mais com a falta de hombridade e nobreza dos nossos dirigentes. O capítulo CPMF da história do Brasil está trazendo uma série de preocupações para as pessoas de diversas áreas, principalmente quando se sabe que alguns setores irão sofrer como, por exemplo, a saúde e a educação.
    Espero que o Presidente venha a tomar as rédeas da situação, e que os cortes de gastos possam acontecer dentro do próprio governo, com a diminuição de salários dos políticos e não a redução de bolsas de mestrado, doutorado e iniciação cientifica. E, principalmente, que se tenha uma preocupação maior com a saúde do nosso país, pois um povo que faz “festa para o mar” e que “goza mesmo que doa” não pode viver abandonado... Alô, governantes: depois não venham dizer que “não sabiam”!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas