O Samba da Minha Terra

Acreditem, eu estava preparada para chegar em casa depois desta apresentação, e escrever sobre o lado difícil de manter a energia e a retidão em meio a tanto trabalho e tantos desafios que ainda por cima, acontecem na vigência de uma exposição muito grande....

Pois é, mas aí chegou terça feira à noite, e a música rolou... e tudo tomou seu lugar de direito, e tudo o mais, fica de menos.(continua...)

Cantei, cantei, cantei..... e minha alma me resgatou do tiroteio e da tristeza que o cansaço traz.
A noite foi especial - estão dizendo que foi dos melhores shows até agora apresentados na temporada.
Os meninos tocaram muuuuuito! O Guello fez evoluções na percussão, que acho, ele mesmo não sabia que sabia. O Jether, não preciso nem falar...parece que ele tem articulações entre o cotovelo e o pulso, outra entre o braço e o ombro...
O Keco fez dinâmicas incríveis na cordas - em "Sinal Fechado", que acabei bisando, fiquei completamente arrepiada, tamanha a emoção que mobilizamos. Arrasou nas frases e no suingue dos contra baixos. Em "As Rosas Não Falam", junto com o bandolim maravilhoso do Webster, ele desenhou frases deslumbrantes.
O Webster, nossa mais nova integração, nos trouxe um brilho e vigor inusitados.
Vocês não imaginam o que ele fez em "Sufoco" e "Tico Tico no Fubá".
O time está lindo!
Viajei em cada música, quando no bis pediram "Corsário", percebi que a música "Cais" caberia como uma luva naquela harmonia, e comecei a cantar, o público pediu e continuei, foi uma de-lí-cia!

Bom, depois de uma noite dessas, benditos sejam o cansaço e as dificuldades.
Descobri que tanto desistir quanto lutar, são dois opostos desgastantes demais para trazerem efeitos positivos. A conta vai sempre pender mais para o custo que para o benefício.
Bom mesmo, é conseguir transcender. Para isso amigos, até onde eu sei, a música e a verdade, são dois ótimos veículos.

Estou renovada, e desejando muito dividir com vocês.
Beijo imenso.

PS: Amanhã posto o roteiro do show, preciso recuperar minha cópia com o Zé Pedro!!
rs...

Comentários

  1. Esta vendo, Zi, no final tudo acaba bem. Seus musicos sao fantasticos, garota de sorte que vc e, pois sao talentosos, fieis, entendem sua maneira de fazer musica, estao ali sempre (lembro do Guello e do Jether lhe acompanhando desde quando lhe conheci pessoalmente, 15 anos atras !!!), isso sim e um casamento que da certo...rsrsrs. Por favor, transmita meus parabens a eles tambem. Quanto ao show, tu cantasses Cartola....tu queres me matar do coracao mesmo, ne ? Adooooro a obra dele. Bem, enxugo aqui minha "baba" e torco pra ter outra chance igual a essa e poder compartilhar com vc pessoalmente no show as cancoes desse mestre.
    Beijao, coisa linda !!!!
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Ah, so mais uma coisa, Zi, desculpa minha falta de compreensao mas fiquei meio que "voando" sem saber se o Webster no qual vc se refere e uma pessoa ou um programa de computador ???
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Zizi Possi...nenhum outro canto me provoca tanto espanto...riacho perene de doce água...debruço-me inevitavelmente em seu braço num mergulho profundo a desassossegar meu fôlego...

    ResponderExcluir
  4. Zizi, você diz que aprendeu a entender e gostar do samba com a Marron. Eu te conto que aprendi a ouvir o samba com você. Pela sua fineza, pela sua gentileza com que passeia pelas notas musicais, com a delicada dignidade e respeito de quem escala e desce os morros do sofrimento de quem compôs as letras e melodias. Aprendi contigo a respeitar e compreender com o coração o samba e te agradeço. Com toda humildade de uma aprendiz nesta incrível arte de apreciar e reconhecer a música no sangue, você a transmite como um doce bálsamo nas nossas almas, pois eu que nunca entendi nada de samba desta nossa amada terra Brasisilis, me vi completamente hipnotizada e acalentada pela sua voz cantando samba ontem!
    Obrigada querida amiga, sua virtude além de sua voz maviosa, são seus Princípios que jamais deixaste sequer em 2º lugar e eu sei particularmente o quanto pagaste por mantê-los vivos sempre na tua jornada tão coerente e honrada! Parabéns mais uma vez!
    Bjs e muito sucesso sempre! DoDô

    ResponderExcluir
  5. Zizi
    Adorei rever você. O show de ontem foi maravilhoso. Só você sabe proporcionar aquela emoção. Lágrimas tocaram meus olhos várias, mas foi um choro de pura alegria. Qd vc entrou cantanto "Na baixa dos sapateiros", me senti mais baiano e mais agraciado pela doçura de sua voz que nunca.
    Ver o brilho dos seus olhos do alto do Tom Jazz é algo único.
    Pena que não pude ficar e te comprimentar pessoalmente. Cheguei da Bahia e estava com horário apertado para ir a Prudente/SP, onde estou terminando o doutorado. Mas, retornarei no final do mês para ver o show em homenagem a Gonzaguinha. Um abração .. Janio. Prometa que lançará um songbook .. rs

    ResponderExcluir
  6. Zizi é uma pena q eu ñ posso ir aos swols por condições financeiras e outras ,mas fico muito alegre por vc prestar esse serviço a arte e se mostrar sacerdotiza na sua missão de cantar.
    Eu te agradeço em nome da música brasileira ,em nome dos fãs da boa música ,em nome dos fãs do bom samba,dos fãs de Alcione (circo sem lona e sufoco é covardia)em nome dos seus fãs ,pois eu tenho a idade de Luiza ,e te adotei como mestra . bjs Douglas

    ResponderExcluir
  7. Me diga que é mentira que você cantou "As rosas não falam"! Aliás, diga que é verdade mesmo! AMO ESSA MÚSICA!!!!!! Entre as cinco canções de que mais gosto na música brasileira. Deve ter ficado, simplesmente, a música perfeita na voz mais-que-perfeita! Pelo amor de Deus, Zizi, inclua essa faixa no CD e DVD. Não precisa nem rever o vídeo e conferir o áudio, tenho certeza de que ficou maravilhoso! Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Felizes as pessoas que amam sua profissão, que conseguem fazer do trabalho uma atividade prazerosa. A de um Artista por exemplo, que na maioria das vezes consegue superar seu cansaço com aquela porção extra de adrenalina endógena que é liberada ao assumir tamanha responsabilidade com seu público, que o acaba recompensando com a energia que rola, como um feedback.
    Zizi, vc por mais cansada que esteja, sempre passará muita energia pq vc é "fonte de luz"!
    Os seus músicos são espetaculares e sua nova conquista, o webster, é sensacional!!!

    ResponderExcluir
  9. Estás vendo, Zizi!! 30 anos de carreira não são brincadeira e não é prá qualquer um(a)!!

    Todo esse "aprendizado" aos poucos vai se revelando e mostrando à nós e principalmente à você, que tuas escolhas estavam certas, tuas verdades e teus princípios também!! Se aconteceram dificuldades, dúvidas e problemas nesse caminho, soubeste tirar uma grande lição delas...
    E tudo isso fez e faz de você ser quem és, ou seja, ZIZI POSSI!!

    P.S.: Parabéns pelo show de ontem!! Eu estava presente em pensamento e coração!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. ZIZI,FICO IMAGINANDO...VAI DAR PARA REGISTRAR TODAS AS MUSICAS EM CD OU DVD???NOS MERECEMOS ESTE PRESENTE!!E MUITO LOUCO ESTA RELAÇÃO(RS) INTERNALTA,SINTO VOCE
    NAS COISAS BOAS DA MINHA VIDA( QUE SÃO POUCAS)
    BJ
    SEU MORETTO
    ACABEI DE LEMBRAR DE VOCE NA PEÇA LILITH A LUA NEGRA (DIRIGIDA POR JOSE POSSI) NO TEATRO ARENA COM UMA CALÇA JEAN POR DENTRO DA BOTA.LOUCURA ESSA CENA NA MINHA CABEÇA..DESABAFEI

    ResponderExcluir
  11. Quase perdi o fôlego de tanto rir do comentário do Manoel sobre o Webster!
    Manoel querido, você faz falta no Brasil, cadê você??
    Webster Santos é o violonista / bandolinista / e todos os "ista" que se referem a músico que arrasa tocando instrumentos aparentados com violões.
    O rapaz é uma fera baiana, cheia de suingue. Agora, que tem nome prá lá de internético, isso tem!
    A primeira coisa que perguntei, é de onde vem esse nome, e se tem alguma relação com WebMaster.... ele riu muito, e lógico, já tinha um discurso preparado, porque a pergunta não era tão rara assim.
    O pai e a mãe misturaram seus nomes, prática muito utilizada na Bahia, e deu nisso: um enorme talento musical com nome de software!!!!
    Bjks enormes ao Manoel e à todos!
    Zizi

    ResponderExcluir
  12. Que chic, Zizi!! Então tens um músico com nome de DICIONÁRIO?? rsrs

    "Webster's Dictionary is the title given for the common type of English language dictionaries in the United States."

    ResponderExcluir
  13. Ô Vald, ô meu lindo, o Webster é baiano mesmo...rs...Se ele for soteropolitano, então tá tudo certo.

    Zizi, gosto muito da música Retrato em Branco e Preto, sempre ouço essa música com Elis. Tenho certeza que essa música na sua voz ficou ainda mais linda e fantástica.

    Zizi, obrigada por esse presente...rs...

    Inté
    Pat

    ResponderExcluir
  14. Hahahaha, esse nome e muito legal. Certamente os pais bahianos do Webster ja previam que esse nome ia "dar samba", ta ai o garoto, dando show... Estou na California Zi, participando de um programa de trainee na sede de uma empresa americana em Long Beach. Mas estarei sempre por perto, pode deixar. Saudades muitas.
    Beijao.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  15. Zizi,
    foi lindo! O Sinal Fechado foi m a r a v i l h o s o!!!!O que voce fez com "Palavras" tb foi único!!!
    Foi Tudo lindo, pena não poder ir nos outros. Ver vc e Luiza juntas é um momento também muito especial, foi muito emocionante.
    Adorei!
    E você experimentou os incensos? Gostou?
    Bjs,estamos aguardando os DVDS e outros Shows
    Rosana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas