Minha trajetória vegetariana - Última Parte

MINHA ADESÃO AO VEGETARIANISMO – ÚLTMA PARTE

O tempo foi passando, experimentei ser “aspirante a décima quinta assistente da substituta júnior de atleta” (rs...), descobri assim as diferentes proteínas sintetizadas, e dizia para mim mesma: “agora já posso parar de comer carne branca”...

Durante toda minha vida, se tem alguma coisa que sempre se manteve constante sem esforços, é esta bússola cujo norte é a coerência. Custa caro, acredite, mas veio no meu “pacote”.
Com este GPS, era uma questão de tempo me deparar com a questão da presença da carne branca, ainda na minha vida.
E Deus, pra variar, deu uma mãozinha.

Nos últimos tempos, os únicos programas de TV que consigo assistir são documentários de biologia, National Geographic , Animal Planet, Historic Channel , enfim, o pacote de assuntos Discovery.
Deparei com um biólogo, cujo trabalho acabou por me ajudar a dar o passo que faltava.
Ele é David Attenborough, (aliás, estou preparando a tradução de um vídeo incrível para postar para vocês. In-cri-vel!)
Bem, ele tem um olhar realmente especial para a vida nas suas formas visíveis : mineral, vegetal e animal.
Assisti um documentário sobre as baleias orca, e novamente tive aquela sensação de me sentir absurda, prepotente, e...burra!!!! (continua...)

Acomodada por continuar, sem me preocupar, a acreditar no “consenso geral” que se apropria da vida animal como se tudo valesse menos que a vida humana, e existisse principalmente para mantê-la.
Como se todo o progresso tecnológico, científico, farmacológico, se prestasse apenas para movimentar mercados. Esqueci de considerar que se chegamos a tamanha complexidade de análises e sínteses, é porque nossas inteligências e capacidades aumentaram seus recursos, enormemente.

E, me perguntava, de que adianta tanto progresso, se isso não muda nada dentro de mim?
Estou melhor como ser humano? Como artista? Como mãe, mulher, filha, irmã, amiga???
Quais os efeitos de tanto progresso fora de mim, dentro de mim???

Acompanhada pelo pacote Discovery, por meu trabalho de abertura espiritual, e de tudo o que me permeia, não pude mais dar um passo para qualquer direção, sem levar em conta que existimos todos – humanos, animais, vegetais, minerais, o planeta, a galáxia – cada qual na sua própria trajetória evolutiva.
Cada passo na direção da evolução, na minha forma de sentir, amplia a percepção da existência do outro, e da participação que geramos, intrinsecamente.

Aí a questão foi atravessar, firme, os momentos de “abstinência”- sim, eu tive isso – tonturas das que lembram hipoglicemia, sensação de confusão mental, enfim...tudo passou!

O Dr. Marcelo Jovlewitch falou uma coisa muito interessante:
“Zizi, a proteína é uma parede......você come o cimento, e o tijolo, e o corpo constrói a parede...”

Por exemplo, Manoel citou que tenta mas não consegue ficar muito tempo sem a proteína animal, porque treina, precisa de energia, e fica difícil. Entendo muito bem essa situação, Manoel, e na boa, é uma questão de querer ....muito!
Há a comodidade, a praticidade de encontrarmos um pedaço de carne pronto para consumo, ou num restaurante ser muito mais fácil achar um “prato convidativo” ....mas, segundo o Dr. Marcelo, e outras boa dicas, o importante é nos alimentarmos de um pouco de todas as cores e grãos integrais, pelo menos uma vez ao dia.

Na boa, não sou expert no assunto, e nem tenho a intenção de fazer da minha experiência um modelo de adesão.
Posso contribuir com algumas coisas que fui percebendo no decorrer do meu processo, e que podem ajudar, eventualmente.

Bem, aí está minha trajetória ao vegetarianismo!
Não tem segredo....só sensibilidade, e muito amor.
Bjks enormes.
Zizi

Comentários

  1. Zi, recado mais do que dado !!! Prometo que vou iniciar uma mudanca nos meus habitos alimentares. Nao vai ser do dia para a noite, mas irei aos poucos substituindo as proteinas por outras fontes que me deem a energia que preciso. O meu corpo precisara ir se acostumando gradativamente. Se isso ja pode ser considerado o inicio de uma mudanca, hoje no jantar devorei uma flor de brocolis enorme, junto com pure...estava uma delicia e me satisfez deliciosamente (risos). Ah, adorei a sua historia da vaquinha, pense num animal que, junto com os caes, eu adoro e acho muito fofo...
    Beijao pra tu.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Zizi..não sou muito fã de carne, mas como..mas depois de ler isso...é realmente um caso a se pensar!
    Beijo A
    Anallu

    ResponderExcluir
  3. oi querida zizi!!!
    se você esta interessada, eu posso enviar um foward que fala sobre as propiedades das sementes do linho. esta em espanhol, mais você entende né??
    o mesmo para toda gente do blog!
    beijos argentinos y muita saúde gente!!

    pitu_mm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Maravilha, Zizi!! Estou curiosa para assistir ao vídeo do David.
    Tornei-me vegetariana na época em que cursava massagem oriental e acupuntura ( 1989 ). Tive contato com o trabalho do Trigueirinho e à partir daí não pude mais conceber a alimentação carnívora. Ainda consumo ovo caipira e leite que encontro na feira da produtos orgânicos do Parque da Água Branca - aos sábados, 6 da matina. Além disso, deixei de usar roupas e acessórios de couro e parei com todos os remédios alopáticos pois, participando de grupos de proteção animal, descobri as atrocidades que são cometidas nos laboratórios " em favor da humanidade "! Haja carma!!!
    SUUUUPER BJKS!!
    Márcia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas