Órgão do Mar, na cidade de Zadar, Croácia

Tá aí! Este é um lugar que eu quero conhecer de perto!

Situado na costa de Zadar uma cidade da Croácia, encontramos o Órgão do Mar, degraus cravados em rochas que têm em seu interior um interessante sistema de tubulações que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais, sons aleatórios. Criado em 2005 e ganhador do prêmio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space), o Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm escutar uma música original que traz muita paz.
O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais as pessoas que visitam a localidade.
Zadar é uma bela cidade litorânea da Croácia e foi duramente castigada durante a 2º Guerra Mundial.
A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento.
Veja a estrutura interna das 'escadas'.
O detalhamento das cordas e notas musicais que somadas a energia das ondas criam sons:


As lacunas no concreto servem para o Órgão 'respirar' e também para levar os sons criados nas tubulações.







Neste vídeo você pode conferir um pouco do som deste monumento arquitetônico/musical.
Incrível!

Comentários

  1. Boa noite querida Zizi, boa noite "irmãos de blog"!

    Zizi, que lugar(es) maravilhoso(s)!
    (Zadar e o "nosso blog")...
    Queridíssimos,estou muito surpresa...fiquei algumas horas impossibilitada de acessar e quando entrei... uau!Quanta coisa!Zizi,quando te vi lá na Fnac eu jurava que a novela dor-inchaço-cirurgia estava no fim...puxa lamento muito!Como você disse não dá pra pular nenhum capítulo...
    Querida, conte com seus filhotes aqui...eu sei que posso falar no plural...olha nós não somos virtuais não...somos de carne e osso(ai, acho melhor não falar em osso!)rs.
    Paulinha você escreve bem o português!!!É tão bacana seu interesse pelas coisas daqui...eu quero conhecer sua terra!(eu nunca estive aí e sinto vontade)!
    Manoel, deve ser muito gostoso esse "encontro aqui" pra quem tá fora de casa!Conte com a gente!
    Olha Zizi,você escreve lindamente, é uma delicia ler seus textos aqui.Eles tem estilo,são encadeados,repletos de poesia...e de alma, o que é o principal! Eu não estou falando isso porque gosto de você, é verdade mesmo!
    Falando em texto bonito adorei seu escrito para o Douglas, muito pertinente essa discussão!

    "Sabiam que voz do grupo é mais poderosa que a do indivíduo"...nem sempre isso é usado para o mal...Nosso grupo aqui do blog, torce em coro por você!E o mais louco: agora, estamos torcendo uns pelos outros...uma alegria!
    Vocês acreditam que quando alguém fica um tempo sem postar eu sinto falta?????

    Zizi,eu me lembro que quando eu ia aos seus shows (quando eu era mais novinha)eu via a Luiza lá e eu sentia uma pontinha de inveja...achava que você devia ser o máximo como mãe,imediatamente me dava uma certa culpa...minha mãe é tão legal...Olha como o mundo dá voltas...Não é que agora você me chama de filha??!!! Rs rs rs Essa história de desejo é perigosa mesmo!! rs rs rs

    Um abraço para cada um! Sem miséria!
    Mami Zizi um denguinho especial pra você!
    Até breve
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. PESSOAL.... VAMOS JUNTOS FAZER UM PENSAMENTO SUPER POSITIVO PARA ZIZI,ESTÁ NOVELA "A PRISIONADA PELA
    BOCA", TEM QUE ACABAR!!!!!(antes de
    dormir vamos pedir a Deus uma forcinha... ela merece!)
    Amei essa informação do Órgão do Mar...seu blog tambem é cultura.
    bj
    Seu Moretto

    ResponderExcluir
  3. OI Garota de São Paulo!!!
    Oi gente!!
    Oi Adriana! Obrigada pelo comentário e por o "escreve bem o português" algumas vezes sinto que escrevo BLA, BLA, BLA, BLA e para isso tardo horas!!..rsrsrs

    Sabe? muitas pessoas me perguntam porque estudio Português e não inglês que (segundo eles) é mais prático e ainda não podem entender porque gosto tanto do idioma, da gente, da musica, do Brasil em geral...simplesmente me identifica!!
    E a possiblidade de ler e escrever no blog ajuda muito como prática, além de ter contato com minha cantora brasileira predileta (que também escreve coisas muito bonitas, interessantes, tocantes), ler coisas maravilhosas de vocês e escrever coisas...bom, só escrever rsrss.

    Todos vocês estão convidados para conhecer Salta, é uma cidade muito bonita e eu posso fazer o tour!!. Já vou passar para você Adriana e quem quiser umas fotos que tirei numa viagem com a facultade e são uma beleza...que paisagens!

    Beijos enormes gente linda!!

    Beijão Zizi!! increível o orgão do mar..ahhhhh, beleza e paz!!
    Como esta a bouca?? Dando trabalho ou mais tranquila?? Igual: muitos mimos!!!Adriana tem razão, ela pode falar em plural..aqui tem uma "filhota" disposta a ajudar. Sou péssima enfermeira, mais posso contar piadas para você!! beijos linda!

    ResponderExcluir
  4. Zi, fiquei aqui curisoso imaginando o processo de criacao dessa obra fantastica. A sintonia entre os profissionais que o construiram (engenheiros civis, engenheiros de som, maestros...) foi crucial. Voce com sua formacao musical deve saber mais que nos do trabalhao que isso deu. Gostaria de saber mais detalhes desse processo de criacao ai. Vou dar uma pesquisada.
    Obrigado pela informacao.
    Beijao.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  5. Zizi, tudo beleza? Espero que esteja tudo caminhando para o bem.
    Fique com Deus!!

    Paulinha eu tb quero ver as fotos...rs...

    Pat

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Zizi, meia boca amada!
    Bom dia todos!

    Paulinha , não sei como vou receber suas fotos...Sou meio lerda aqui na Net...De um tempo pra cá, (talvez depois que o blog foi alterado)não é mais possível entrar como Anônimo, então criei uma conta...fui clicando, sem saber direito o que eu estava fazendo...conclusão: consigo postar aqui só que tem um pequeno detalhe, pasmem: criei um e-mail que não existe! Eu sou um gênio!!!!
    Eu não gostaria de colocar aqui no Blog meu e-mail pessoal,obviamente isso não é por causa de vocês, irmãos de blog...aqui é um lugar público...
    Gente, algúém tem alguma sugestão pra mim???Claro que para vcs não teria problema eu passar meu e-mail pessoal.
    Aguardo ajuda!!!
    Quero muito ver as fotos!
    Aí povo, quando voltarmos da Croácia...que tal Salta???
    Avante Caravana Zizi!!!!

    Beijos carinhosos para todos!
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Oi lady Zizi!! Oi meus blogueiros prediletos!!!

    Adriana, olha..estou procurando algumas fotos da cidade e paisagens para vocês e quero fazer um foward colocando nele fotos lindas (tento seduzir ao blog..rsrs) e isso leva tempo, não?? Além, dependo duma companhera da faculdade que tem as fotos..a espera vai valer, prometo!!
    Entendo o que você diz sobre colocar o mail no blog..ontem um garoto de Barcelona-Espanha apareceu no meu MSN e não tenho idéia de quem é!!
    Meu correio está no meu perfil, se vocês prefirem, podem mandar um mail à minha casinha e assim eu posso mandar o fwd quando este pronto, esta bom??
    Então, tenham paciência eu tampoco sou muito hábil no computador..Adriana, também eu sou um gênio???rsrs

    Ah!! Zizi, esqueça o glamour, menina!! a foto está ótima!!!

    Beijos enormes gente da caravana!!

    Paulinha!!
    pitu_mm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal!!!!

    Paulinha, mande as fotos para mim, e eu publico no blog, que tal? Assim todos matamos a curiosidade, porque a Pat e eu também queremos ver estas fotos!!!! Yes!!!
    Mande como anexo para blog@zizipossi.com.br

    Adriana, até onde eu sei, seria bacana você criar um e-mail no gmail, só para se cadastrar em sites que exigem isso. É gratuito, e assim cada vez que chegar um email deste endereço, fica mais fácil gerir os conteúdos porque você já sabe de onde podem vir.
    Eu faço isso, e tem dado certo. Fica a dica!

    Manoel, a construção desta obra de arte - vamos combinar, né! - realmente é primorosa, e deve, sem dúvida, ter mobilizado entre outros, engenheiros acústicos, que acabaram se transformando em luthiers de concreto, não é mesmo?
    Não tenho informações técnicas, só vi esta planta baixa que está na postagem. Se interessar posso perguntar na minha turma de arquitetura se alguém tem maiores informações.

    Pat, muitos beijos querida!
    Muuuuuitas bjks à todos!
    ZZ

    ResponderExcluir
  9. Oi Zizi, obrigada pela dica , eu já tinha tentado , mas coloquei br no fim e parece que gmail não tem br...Bom, eu vou tentar de novo,é tudo na base de ensaio e erro,outro dia vi uma lixeirinha em baixo do meu comentário, achei interessante e cliquei...lógico...apaguei meu comentário! Bom, estou aprendendo aos poucos.Valeu mesmo a dica!
    Paulinha, já anotei seu e-mail , te mando uma mensagem nele pra vc ter o meu,mas adorei a idéia da Zizi de por suas fotos aqui!!!

    Abraços fraternos para todos!
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Boa noite caravana!
    Consegui criar o e-mail.

    Bom fim de semana!

    Beijos eletrônicos
    Adriana

    ResponderExcluir
  11. Zizi, li sua apresentação e "visitei" o órgão do mar. Fico agradecida por conhecer um pouco mais de você, pois sua música eu já conheço a tempos... hehehe

    Também acho que o mundo está cada vez mais árido e por isso tenho estudado cada vez mais arte. Acho que é a arte que irá nos salvar desse mar de insensibilidade que está aparecendo por aí.

    Um abraço e obrigada,
    CarmenC.
    www.noemin.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas