Um cantor brasileiro, ganha merecidamente, prêmio internacional!


Pessoal, que coisa linda!
Este é Paulo Szot, barítono brasileiro, que recebeu ontem das mãos de Liza Minelli o Tony Award, como melhor cantor e ator de musical, no caso "South Pacific", onde interpreta Emile de Becque.
Paulo tem formação erudita, e atuou em óperas no Brasil - inclusive dirigido por meu irmão - na Europa, e nos Estados Unidos, onde está morando há algum tempo. Lá já encenou L'Elisir d'Amore, Carmen e Le Nozze di Figaro. Mas foi com este musical que arrebatou multidões e conquistou este disputado e merecido prêmio.

Tive a oportunidade de assistir sua performance em Le Nozze di Figaro, e honra de trabalhar junto, há alguns anos atrás. Além de tudo, ele é uma gracinha de pessoa!

Fica aqui registrado o orgulho e a felicidade de ver o Paulo Szot alcançar o início da visibilidade que seu talento merece, e que com certeza alavancará daqui prá frente.

Beijo enorme no Paulo!

Leia uma resumida Biografia de Paulo Szot
Nascido em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, m
udou-se para a Polônia aos 18 anos a fim de estudar canto. Trabalhou quatro anos na Companhia Estatal de Canto Slask, do Grande Teatro de Varsóvia. "Peguei o final do comunismo. Tinha de entrar numa fila imensa para ganhar tíquetes que valiam sabão e comida", lembra-se. De volta ao Brasil, foi protagonista de produções como Don Giovanni, de Mozart, e O Barbeiro de Sevilha, de Rossini. Szot tem uma carreira internacional ascendente. Em Nova York, já trabalhou em cinco grandes produções, com destaque para Carmen, de Bizet. Em abril do ano passado, Szot recebeu uma ligação de seu agente, perguntando se não estaria interessado em fazer testes para South Pacific. Foi um convite inesperado. A Broadway não é muito receptiva a cantores estrangeiros. Além disso, há desconfiança recíproca entre o mundo erudito e o dos musicais populares.
Comentário feito em 12 de abril de 2008 para a revista Veja:

Szot conta que muitos de seus colegas torceram o nariz ao saber que ele ia tomar parte nos testes para South Pacific. "Sim, claro que South Pacific é música popular. Mas da melhor qualidade, e foi isso que levei em conta", diz o barítono. Ele também teve de enfrentar o ceticismo dos profissionais da Broadway, que costumam fazer pouco das habilidades cênicas dos cantores líricos. Ao fim, Szot não apenas venceu as provas de canto e interpretação como também testou as candidatas a Nellie Forbush, par romântico de seu personagem. Todas as atrizes que fizeram o teste ao seu lado choraram depois de ouvi-lo cantar Some Enchanted Evening, ária do musical que se tornou um standard do cancioneiro americano. Ou, ao menos, é essa a história que se conta nos bastidores. No momento, a maior preocupação de Szot é agüentar o ritmo das apresentações. A Broadway exige mais dos cantores, que sobem ao palco oito vezes por semana – contra três récitas semanais num teatro de ópera. South Pacific deve ficar em cartaz até janeiro de 2009. "É como se de repente eu tivesse passado a competir no decatlo", diz Szot. "Vou agüentar. Mas terei de treinar bastante."

Comentários

  1. Confesso que nunca tinha ouvido falar no Paulo Szot! Desculpem minha ignorância...

    Hoje pela manhã ouvi na rádio esta notícia e fiquei pensando quem seria...

    De qualquer forma, de uma coisa eu tenho certeza. Mesmo sem conhecê-lo, acredito que o prêmio foi mais que merecido!

    Nada que o esforço e o trabalho sem a pretensão do sucesso imediato, da busca de suas verdades, de não trocar seus princípios por interesses comerciais... De prezar pela qualidade acima de tudo...Enfim, é algo que ha algum tempo em venho ouvindo de uma cantora que seguiu esses princípios e hoje é uma cantora respeitada e reconhecida em sua arte e por todos nós. Claro que eu não preciso dizer quem é... rsrsrs

    Parabéns Paulo Szot. Parabéns Zizi Possi.


    P.S.: Obrigado por tê-lo me apresentado.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Zi, tambem fiquei muito feliz, ate porque quem esta perto sabe das dificuldades que um artista iniciante sofre para provar o seu talento. Alem do que, por mais que isso venha mudando, a critica americana ainda reluta bastante em premiar artistas "nao-americanos" com premiacoes importantes como o Tony Award. A proposito, vc teria algum material de trabalho dele para nos mostrar ? Ficaria muito grato.
    Boa sorte na gravacao de "Rosa dos Ventos". O privilegio e nosso de te-la cantada por vc, coisa linda.....
    Se cuide e bom trabalho !!!!
    Manoel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas