Um pouco de Zurique pelo nosso Ziziano, Marcos Vital

Crianças queridas,
Transcrevo o email do Marcos, e posto algumas das fotos da Suiça.
Ele enviou outras,da Itália e da França, que postarei amanhã, para dar tempo de vocês digerirem com calma tanta informação, certo?
Enjoy!!!






Originariamente a Suíça não é uma nação, mas uma liga de diversas repúblicas e comunidades com sua própria história, de diferentes origens étnicas e línguas diversas. Em 1848 estas comunidades se uniram formando um Estado Federal divido em 23 unidades denominadas de cantões.
O país dos relógios precisos, dos fondues e das contas bancárias sigilosas tem 70% do território ocupado por montanhas, com destaque para a cadeia dos Alpes, a principal do país. Para descer dos pontos mais altos, os suíços capricharam nas alternativas. São mais de 200 estações de esqui. Nas cidades, a surpresa também está em cada detalhe das vilas medievais, dos museus e dos festivais de cultura. Tem também todo o luxo e o refinamento que cabem a uma nação com uma renda per capita de 36 mil dólares, uma das mais altas do mundo.Conhecer a Suíça é uma experiência cultural interessante. O país é uma mistura única de três diferentes culturas a germânica, a francesa e a italiana , que semearam uma grande variedade de hábitos sem, no entanto, apagar a feição tipicamente suíça das 26 unidades administrativas que a formam. Imagine se numa área do tamanho do estado do Rio de Janeiro fossem falados quatro diferentes idiomas. Pois assim é a Schweiz, Svizzera, Suisse. Além do alemão (o preferido entre os 7,2 milhões de habitantes), do francês (que domina o oeste) e do italiano (muito usado na região do Ticino), uma língua semelhante à que se falava na época do Império Romano o romanche ainda é usada por 0,5% das pessoas, que vivem em parte do cantão de Les Grisons.
Enormes montanhas branquinhas de neve, esquiadores encapotados, turistas com chocolate quente nas mãos. Esse é o mais famoso retrato dos Alpes Suíços no mundo. Visitar uma estação de esqui é passeio obrigatório de quem vai à Suíça no inverno. As estâncias nas montanhas se concentram, sobretudo, na parte central e sudeste do país. Saint Moritz é a mais conhecida. Tem butiques de luxo, excelente infra-estrutura hoteleira e mais de 400 pistas. Gstaad, no interior do cantão de Berna, é reduto de vips e famosos. Com um pouco de sorte, você esbarra em Valentino ou Bernie Ecclestone, patrão da Fórmula 1. Zermatt, no cantão de Valais, fica aos pés da Matterhorn, a maior montanha do país, com 4 478 metros de altura. A vila, rústica e charmosa, é ideal para praticar esqui, snowboard, cross country, paraglide e patinação em gelo natural e artificial.


ZURIQUE

Séria e compenetrada, como convém à maior metrópole da Suíça, e seu motor econômico, Zurique é também a capital cultural e, há décadas, um grande reduto de artistas. Foi ali que surgiu, por volta da década de 1910, o movimento conhecido como dadaísmo. Segundo algumas pesquisas recentes, a cidade tem mais cinemas que Nova York. Não faltam também ótimos museus e galerias de arte, em meio a lojas sofisticadas que formam corredores capazes de rivalizar com outros grandes templos de consumo no mundo. Outro traço marcante de Zurique é a boemia. Estamos falando aqui de uma cidade feita sob medida para quem gosta de se divertir à noite. A cena tecno concorre com a de Berlim, enquanto a música clássica e a ópera se mantêm como bastiões. Cosmopolita e vibrante, Zurique se tornou uma das capitais européias de estilo. Prazer é a palavra de ordem: fazer compras na Bahnhofstrasse é sensacional, há opções de programas todas as noites, muita cultura no Opera Haus e no suntuoso Kunsthaus. A gastronomia tem representantes do mundo inteiro, e perder-se nas vielas que cortam o rio Limmat próximo à igreja de Grossmünster é o programa favorito. Não deixe de tomar um barco e passar por baixo das muitas pontes que cortam a cidade.
A "Bahnhofstrasse" (Rua da Estaçao) é a mais conhecida e importante artéria de Zurique. Inicia-se na Bahnhofplatz, em frente à estação Central dos trens, prosseguindo de norte para sul, até atingir o Lago de Zurique. A curta distância desta, acompanhando-a do lado esquerdo, corre o rio Limmat. Ao longo do seu percurso, é ladeada pelas instalações das mais prestigiadas instituições bancárias e por requintadas lojas comerciais. Os preços praticados na maioria das lojas não estão ao alcance das bolsas mais modestas, fazendo juz à fama que desfruta de ser a mais cara rua da Suiça...

Comentários

  1. Saudacoes Zizianas !!!!!!!!!!!!

    Minha Zi e todos os companheiros Zizianos, esse lugar e muito lindo, Zurique. Ainda nao cheguei la, mas boto fe que com o nosso grupo (cada vez mais entrosado, por sinal, esta ficando lindo !!!!) vamos dar umas "ziziadas" por aquelas bandas de la (fica pertinho da Croacia, nao e ??)...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Zi e todos os Zizianos, estive pensando em criarmos um "Certificado Ziziano de Associacao" para entregarmos a cada membro no nosso jantar de confraternizacao ai em SP, quando ele vier a acontecer. Tenho uns amigos publicitarios que poderiam criar algo bem legal e criativo pra gente. Dai, eu colocaria o nome de todos os integrantes em certificados personalizados, levaria para o jantar, vc (como nossa "Ziziana Mater") colocaria a sua valiosa assinatura e entragariamos durante o encontro. O que acham ? Prometo que vai ficar muito legal, criativo e bonito.
    Beijos Zizianos !!!!
    Manoel.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!!! Que fotos lindas!!!!
    Sabe? Eu não gosto do frio, mas acho que posso tomar chocolate quente nos Alpes Suíços..tranqüilamente!!!

    Muito obrigada pelas fotos Marcos, gostei muito!!

    Beijos enormes pra você e o povo lindo!!!

    ResponderExcluir
  4. Manoel, voce é mesmo muito "idéildo" né? ;-)

    Um certificado criado para os membros de um clube maravilhoso, que nem "bolinha", ou mesmo "luluzinha" pensariam ser tao bom...
    Um clube com base no respeito, na admiraçao, no afeto, e no carinho pela nossa "diva mor", ZIZI POSSI.

    Abraços, Marcos

    ResponderExcluir
  5. Manoel vila Nova, adorei a idéia e tenho certeza que todos os Zizianos contribuirão para que esse encontro aconteça.

    Vamos lá gente, fazer uma campanha para o encontro do ano!Seria lindo.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Zizianos!!!!!
    Marcos,amei as fotos ,são muito lindas!Puxa,cada vez o nosso roteiro de viagens fica maior...
    Manoel, adorei a função que você me deu!Por pilha???Deixa comigo!
    Talvez a gente possa escolher o mês que mais Zizianos possam estar aqui em São Paulo,daí nossa Zizi escolhe a data, o que vocês acham?
    Eu posso qualquer dia ,qualquer mês,desde que eu me organize com antecedência.Que tal amanhã??Hoje??Pode ser...rsrs
    Marcia Ricco, a Zizi falou sobre seus incensos e eu não acho mais o post.Você pode nos dar informações e dizer como podemos comprar???
    Paulinha Coração "pouco conhecimento no idioma?"???Menina, seu português SOBRA!!!!!(Isso não é um delírio meu! rs).
    Paulinha eu vou ser bem "delicada" com você:"SE VIRA"!!!!!!Nós que precisamos de você aqui!!!Se você não vier vou passar o encontro todo chorando!!!!Vem????
    Salve Paulo Roberto!
    Zizi amada espero que tudo esteja fluindo!

    Beijos delirantes!!!!!
    adriana adrianita!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Brasil um país de assassinos psicóticos quem tem culpa.

    Tortura seqüestros os pais matando os filhos, e filhos matando os pais
    Corrupção, violência sexual miséria fome terremotos e alguma coisa a mais
    Doenças com falta de cuidado e remédio gente feia com plástica
    No rosto que se torna uma cara na minha televisão olhando nos meus olhos e falando em crescimento econômico com o feijão mais caro que o bife, pois é mais fácil ensinar a matar para comer do que ensinar plantar para colher é assim é minha vida eu vejo todo dia na minha televisão eu aqui escutando uma musica de Erasmo Carlos na voz de Renato Russo A CARTA isso é bom muito bom, pois tenho só 31 sou aquariano e engulo pouco peixe, pois peixe é puxado assim como a memória do povo para maldades.
    Do nosso planeta, pois lembramos datas de tragédias e esquecemos as da felicidade, pois eu mesmo não sei nenhuma data feliz, ha é tem natal mais natal é comercio o diabo inventou o comercio sabia quando ele vendeu a maça para Eva, pois aquilo foi uma venda ele ofereceu o conhecimento e ela a sua alma eterna primeiro grande negocio do mundo documentado diga ai em galera descobri o primeiro grande negocio mais o que eu queria saber mesmo qual será o ultimo negocio da humanidade você sabe .pois pelo pouco que sei de historia tudo que falei aqui não aconteci só aqui no Brasil ou no resto do mundo depois de cristo mais sempre aconteceu então será mesmo que já demos o tão famoso passo da evolução ou simplesmente aperfeiçoamos
    A nossa imperfeição uma carta para se ler e jogar fora por Fabrício de Almeida.


    São Paulo 01 de julho de 2008

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Zizianos!!!!
    Só eu que deliro aqui????
    Manoel e ANA(a habitante legítima! rs ),vocês estão saindo melhor do que a encomenda!!!!!Nossa, cada ídéia louca!!!!Eu tô adorando o delírio coletivo!
    Zizi,olha onde você se meteu...

    Beijos e beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  11. Zizianos, pense num entrosamento bacana que esta fluindo entre nos, naturalmente, sem forcar nada...isso e maravilhoso e muito genuino. Ana Lucilia, o que vc for pensando para o certificado vai anotando ai. Quando estiver no Brasil, vou pegar todas as informacoes, compor um "briefing" e enviar pro pessoal da agencia de publicidade analisar a melhor solucao, ok ? Vai guardando...
    Beijos,
    Manoel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas