DES-ILUDIR

Um dia, há muitos anos atrás, me percebi vivendo, e escolhendo, tudo o que eu sempre soube que odiava. Parecia que o mundo se dividia entre os que têm caráter e os que não têm. E este segundo grupo, era o detentor das anti virtudes: covardia, mentira, mesquinharia etc etc etc. Lógico que nunca me imaginei sequer passando por perto de ter isso tudo. Definitivamente, acreditava ser integralmente do outro grupo.
Mas, como diz Marcel Proust em Albertina Desaparecida:
"... como a gente se conhece mal!"

Foi duro o golpe quando não pude deixar de me dar conta que havia em mim a covardia que tanto criticava nos outros, a mesquinharia que só enxergava fora de mim.....
Duro. Muito difícil. Muuuuuuuuuito doída essa dor. Desestabilizante.
Seguramente, o único caminho possível de ser trilhado para quem quer se transformar e ter a possibilidade de se tornar aquilo que admira.
Há que se pagar o preço. Dói desiludir. Dói muito, mas não mata. Pelo contrário, fez nascer quem sou de verdade.

Sempre quis poder dizer que esta, e só esta, foi a razão da tal mudança que realizei na minha vida e no meu trabalho no final dos anos 80 e começo dos 90.
Esta é a semente do SOBRE TODAS AS COISAS, e de tudo o que fiz e no qual venho me transformando, conforme posso.

Bom, aí o trabalho começa e não tem mais fim. A vida é o cenário, o palco e o enredo do trabalho da DES-ILUSÃO. E tem nela, todo o tempo disponível para o lírio brotar do lodo....
São muitos lírios, em muito lodo.
Um jardim florido.
Que seja florida nossa vida, nosso jardim, nosso trabalho....

Com carinho, de mim para vocês.

Comentários

  1. Acho que tudo na vida tem uma razão. Existem coisas em nosso passado que doem só de imaginar revivê-las, daí surge no presente uma vontade infinita de novas experiências para que jamais aquele momento volte de uma forma parecida.
    Este é meu "foco" no presente. Acredito que não aprendo com os erros,afinal eles deram errado!!! Crêio nos acertos, no inesperado sem medo de errar!
    Não procuro culpados e sim, soluções! Acredito no tempo e no fim dele, vivo cada instante como único...Pois passado pra mim foi enterrado.
    Sigo em eterna busca da plena felicidade...
    E o futuro se dá, se der!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa história sempre me emociona, porque foi exatamente nessa época que eu também mudei tudo - amor, profissão, cidade. E presenteei cada pessoa especial que deixei para trás com o LP Sobre Todas as Coisas.
    Como em "Beatriz", de Chico Buarque e Edu Lobo, a vida pessoal da diva não dizia respeito ao seu fã - eu apenas substituía a palavra 'atriz' por 'cantora' e, quem diria, pude ouvir esta canção na sua voz anos depois.
    Mas artisticamente, a semente dessa trajetória já estava presente na sua carreira desde o início e de alguma forma eu sabia disso. Torcia pelo seu trabalho como se quisesse ganhar uma aposta, pois fiz minhas as palavras de Nietzsche:

    "E aqueles que foram vistos dançando
    foram julgados insanos por aqueles
    que não podiam escutar a música.”

    ResponderExcluir
  3. PRA VER A FLOR BROTAR DA PEDRA,
    NO MEU PROPRIO ESPELHO
    EU MUITAS PEDRAS JÀ JOGUEI
    E CONSTRUI MUITOS PENHASCOS
    DE ONDE EU MESMO ME ATIREI
    MÀS LÀ NO FUNDO SEMPRE HAVIA
    JARDINS DE FLORES QUE PLANTEI
    QUE ME SERVIRAM DE SUSTENTO
    ALIVIO, ALENTO PARA A DOR...

    Às vezes o que achamos ser o melhor pra nòs e pras nossas vidas, acaba nos provando o contràrio:

    Que aquilo ou aqueles que um dia por insegurança ou ignorancia desprezamos, poderia muito bem ser nossa salvaçao...

    ResponderExcluir
  4. Zizi querida, quando sinto essa dor tão doída da "des-ilusão" penso como é duro perder a inocência...e sabe o que eu acho mais dolorido?Isso acontece muitas e muitas vezes durante a vida.
    Quando abalamos o mito que nós mesmo construímos sobre o que somos e o que deixamos de ser, é muito difícil.Perdemos o chão desencaixa tudo...será que nesse desencaixes, nesses abalos a gente não se re-constrói de alguma forma?Como é duro...É muito penosos reconhecer nossa humanidade.
    Beijo grande pra vc e pra todos os zizianos amigos!

    Fdd:"Largar desse cais
    Ir sem direção
    Seguir os ventos que clamam por mim
    Tecer minhas teias
    Com minhas mãos
    Sugar das entranhas desse chão meu fim
    Digladiar com os MIL(s) de mim
    Ser o São Jorge de meu dragão
    Dividir meus segredos com a noite
    Minhas verdades com os céus
    Trilhar as estradas
    Que não trilhei
    Romper as portas trancadas por mim
    E assim minhas mãos saberão de meus pés
    E assim renascer e assim renascer (Altay Velloso)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Zizi,
    olhar para dentro de si, procurar o que não nos faz bem é para quem tem coragem. Agora, ter a força de jogar tudo fora e "seguir os ventos que clamam", isso é RENASCER MESMO!!!!!!!!!!!!
    Essa música que vc gravou pela primeira vez no LP Asa Morena já demontrava isso, sua vontade, mesmo que inconsciente, de largar aquele cais e ir sem direção ...
    Você largou lindamente com muita classe e beleza, na música e dentro de você.
    Amooooooooo cada vez .

    RENASCER, como bem lembrou Adriana, é uma música que diz um pouco isso e que marcou muito minha vida, na verdade, a nossa né !!!!

    Um grande beijo,

    Paulo.

    ResponderExcluir
  7. "Sobre Todas as Coisas":Um espetáculo "quente",eras grandiosa na interpretação daquele lindo repertório...e como sempre,afinadíssima e com muito glamour arrasava no palco ...digo o mesmo para "Valsa Brasileira","Per Amore" e "Passione"....assisti todos eles em POA e com direito à autógrafos...momentos inesqueciveis e fascinantes!!Atualmente,sempre que assisto o esplendoroso DVD do "Prá inglês ver...e ouvir" fico indignada pq não fui ao teatro....agora resta esperar pelo teu novo trabalho.Até,muitos bjs...pq são muitos espetáculos...rs.Iracema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas