Meu marido chinês

Manoel querido,

Tentei milhões de vezes postar esta resposta no comentário, mas não consegui. Estou fora de SP, me conectando com o banda larga da TIM..... Timganou!!!
A conexão está terrível!
Achei melhor não esperar mais, então lá vai:


Não sei qual o grau de intimidade que você tem com o I Ching.
Por se tratar de um trabalho de percepção muito profundo, feito sob o olhar da cultura oriental, a interpretação é complexa, mas, impressionantemente verdadeira e pertinente.

O primeiro passo para entender a resposta, é a maneira de formular a pergunta.
Eu perguntei : o que o Manoel precisa fazer para poder decidir qual caminho tomar na sua vida? Caminho este, que o leve à atrair boas coisas, e um destino favorável.

A resposta Manoel, sempre, é abrangente e profunda, tá?
No seu caso, ele disse - vou colocar em palavras de Zizi – que há internamente em você uma agitação emocional advinda do medo, da ambição ( normalmente ele focaliza a ambição como desejo de algo para o qual ainda não estamos preparados ), e do desespero por tomar qualquer atalho que nos tire da incômoda situação ambígua que as emoções desenfreadas nos colocam.

Ele avisa que esta situação é muito perigosa, pois com a alma fica aprisionada no corpo. São muitas emoções diferentes, antagônicas, se manifestando simultaneamente, forçando nosso raciocínio até a exaustão, sem com isso conseguir nada alem de desgaste e o perigo de uma escolha errada.

Na verdade Manoel, ele diz que a solução se revelará por si própria, que não é sua mente lógica que a encontrará. Porém, você é o único responsável por abrir o caminho para que ela chegue.
O caminho deve ser aberto através da persistência em confiar nas forças benignas da vida, e acreditar que seu maior desafio no momento, não é escolher o que vai fazer, e sim, lidar com seus medos, serenar a mente através da perseverança numa atitude equilibrada e aberta às mudanças.

Ele afirma que sem esta serenidade, qualquer coisa que você faça representará perigo.
Ele pede para observarmos como a água se comporta em momentos de perigo.
Você já pensou no caminho da água? ... a água não para diante de obstáculos......segue percorrendo e contornando tudo o que encontra, preenchendo o que está vazio, se nivelando conforme a capacidade que o leito compreende......não pára para se purificar, vai se limpando a si própria enquanto flui por sobre, sob e através de tudo o que encontra no seu caminho..........e assim traz vida e frescor enquanto cumpre seu destino....

Manoel, ao que me parece, resumindo, ele diz: cuidado, você está desviando seu foco. Não é hora de escolher. É hora de deixar a vida corer, e focalizar no porque esta falta de confiança no fluxo da vida. É hora de saber abrir mão do controle do ego, para que o Cosmo possa agir, e lhe ajudar a cumprir seu destino. É hora de confiar na vida, de encarar seu pior inimigo, que mora dentro de você. Não insista em achar que pode ter todas as respostas sozinho, para não corer o risco de fracassar. Sinta a vida acontecer em você, e através de você.

Sei que a resposta é de difícil digestão, mas espero que tenha podido , senão lhe ajudar, pelo menos lhe inspirar!

Bjks cheias de carinho

ZZ


Comentários

  1. Zizi,"LOGO DE MANHÃ BOM DIA"

    ADOREI AS VELHINHAS,QUERO SER A DA SUA DIREITA,POIS PRETENDO BLOGAR ATÉ CHEGARMOS LA.
    Super obrigada pelo endereço.Já estamos viajando até ai.SE NOS PERDERMOS AVISE.
    Li seus comentários para o MANUEL e gostaria de sugerir a ele uma leitura sobre a forma de observar os próprios pensamentos, de viver a vida como ela é.Trata-se do livro
    NADA DE ESPECIAL VIVENDO ZEN ,de CHARLOTTE JOKO.
    SE quizer ter uma idéia sobre ele,
    entre no GOOGLE com o título,há vá rios resumos .
    Idico para todos que buscam a simplicidade da vida.

    PARA TODOS OS ZIZIANOS DESEJO UM LINDO FIM DE SEMANA,FAÇA SOL OU FAÇA CHUVA.

    PRA VOCÊ ZIZI MUITA LUZZZ, E DESCANSO!!!!!


    BEIJOCAS PARA TODOS!!!!

    Carminha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Zizi

    Acabei de consultar o I CHING, meu livro de cabeceira, fui ao computador e cliquei em seu blog, só para apreciar mais uma das suas belas sugestões ,textos e curiosidades. Linda surpresa, saber deste teu encanto, por esta sabedoria milenar e tão sábia, que tanto nos ensina, simplesmente, nos fazendo voltar à natureza; que inclui as maiores filosofias do Cosmo. A presença de Deus em todas "as coisas" e os ensinamentos que nelas existem.

    A cada dia, mais te respeito e te admiro.

    Fabi

    ResponderExcluir
  3. Caro Manoel,

    Eu nao sei que tipo de decisao voce tem que tomar, e muito menos que consequencias se seguiriam a ela, porém posso te dizer que depois de viver alguns anos aqui na Suiça, houveram muitos momentos em que me vi na berlinda, sem saber que posiçao tomar.

    Me faltavam sempre a coragem e a sabedoria pra ir là, e apertar o tal botao "do sim ou do nao", e que decidiria que rumo minha vida iria tomar dali por diante.

    Entao um "feio" dia, quando me encontrei assim pela primeira vez, tendo que tomar uma decisiva decisao, aconteceu algo totalmente alheio aos meus desejos, que ainda que tragico, posso dizer foi definivel na hora de escolher qual dos botoes me levaria pro caminho certo.

    A partir dai resolvi por sempre nas firmes maos celestiais o poder de decisao, e nao nas minhas confusas e tremulas, pra nao correr assim o risco de apertar o botao errado.

    E é claro, no fim, a decisao-decidida foi ou serà aquela que desejavamos "in-conscientemente" tomar...

    PARA REFLETIR:

    “Quando tenho algo de pouca importância para decidir decido a nível consciente, por outro lado, quando trato com algo importante ou muito importante, formulo a questão a duvida, reforço para mim mesmo a necessidade de uma resposta, e depois esqueço, procuro não pensar mais a nível consciente sobre o problema, quando menos esperar a resposta virá do meu ‘interior’ ”.

    ALBERT EINSTEIN

    ResponderExcluir
  4. MANOEL, MILLL PERDÕES POR TÊ-LO CHA MADO DE MANUEL!!!!FOI POR DISTRAÇÃO.


    PREMETO QUE VAI ACONTECER MAIS(brincadeirinha).


    BOM DOMINGO!!!


    CARMINHA

    ResponderExcluir
  5. Minha amada Zi,

    Muito obrigado pelas orientacoes do seu marido Chines. Ele e o maximo mesmo !! Depois de ler e reler aqui varias vezes o que vc postou, sinto que realmente eu preciso encarar de frente esse "inimigo" que mora em mim, parar de vez de fugir dele. Fiquei impressionado quando vc citou o "ego" como sendo esse inimigo, pois de fato, assumo que de fato e isso mesmo. Confesso que existe uma forca em mim que me enfraquece muito: meu ego. Ai, ai, ai...minha Zi, como e dificl lutar contra ele. Tenho consciencia do problema, mas o danado ainda e muito forte dentro de mim. Deus me ajude. Tambem entendi perfeitamente o que quis dizer para que deixe as forcas benignas da vida agirem de forma natural sobre mim e, dessa forma, poder achar meu caminho. Fazendo uma auto-analise, percebo que todas essas forcas benignas da natureza sao a minha familia, minha casa, meus amigos que adoro, a pessoa que amo, meus cachorros, meus valores culturais, enfim, Zi, tudo aquilo que nao estou tendo DE FORMA ALGUMA morando aqui, longe de casa e das pessoas que amo de verdade. Pelo contrario, acho que todas as forcas que agem em mim nesse momento sao tudo aquilo com o qual nao me identifico, sao valores que condeno, comportamentos que nao me inspiram nem um pouquinho...e complicado, minha Zi, e complicado... Decidi que vou passar 15 dias entre o Natal e Ano-Novo com minha familia, la em Recife, ate ja comprei a passagem. Preciso dividir esse momento com eles. Dai, quando tudo estiver certo, se Deus quiser, volto pra minha casa definitivamente em FEV/09.
    Zi, e muito lindo constatar o carinho que vc tem com as pessoas que a amam e fazem parte do seu dia-a-dia. Sentir seu cuidado com essa minha questao foi algo muito rico e gratificante, nao existe Mastercard nesse mundo que pague...rs. Essa via de "mao-dupla" que ja foi estabelecida entre seus fas e vc e um patrimonio que nao tem valor.
    Obrigado por vc existir, Zi.
    Que Deus nos ilumine sempre.
    Grande beijo em tu.
    Com carinho,
    Manoel.

    ResponderExcluir
  6. Esse vai pra Carminha e pro Marcos:

    Carminha, muito obrigado pela sugestao de leitura. Vou dar uma olhada nesse material, ok ?

    Marquitos, esse post de Zizi foi um desmembramento de uma questao existencial e pessoal que lancei ao grupo no post do dia 28/OUT. Foi muito lindo, pois muita gente contribuiu com suas opinioes e isso esta me dando muita forca para decidir qual o melhor caminho a tomar. Dai, nesse mesmo post, Zizi me perguntou se ela poderia fazer uma consulta ao "marido" chines dela (o I-Ching) e eu claro que aceitei. O resultado dessa conversa com ele esta nesse post de agora. Maravilhoso, lindo, acalentador. Obrigado pelas suas palavras, Marcos. Acima de tudo, sei que posso confiar minha decisao a Ele, pois sei que estou em excelentes maos.

    Beijao em todos vcs !!!
    Manoel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas