A fantasia já quase em farrapos...

Olá pessoas queridas!

Gente, tem feito um calor tão insuportável, que tenho sentido meus neurônios prestes a derreter..... hoje tive certeza de que a Terra está na menopausa!!!
Aqui ameaçou, mas não choveu! Nem ontem!
Ai ai!!! Algo me diz que quando esta chuva vier vai ser uma "koisa"!!!!

Já estou farta dessa internet à válvula, e com saudades da civilidade..... isso é bom....

Os dias vão passando, e só de pensar na montanha de compromissos com trabalho e com saúde, que me esperam, dá vontade de sair falando em nepalês....

Enquanto isso, aqui e ali, pesco um pouco dos desfiles na TV.
As manifestações populares em massa, me deixam emocionada.
Não posso ver o Papa falando, a posse de um Presidente, a torcida de um time qualquer de futebol na arquibancada, uma Escola de Samba desfilando......que choro!!!! de soluçar!!!!

Sei lá se é pela organização.... todo o mundo junto, trabalhando por um único e mesmo ideal..... cantando em coro, isso me deixa uma "manteiga derretida"

Assisti o desfile da Salgueiro pela TV - aliás, muito lindo! - porque fiquei interessada no desenvolvimento do tema que escolheram : o tambor.
Achei super pertinente à princípio, afinal, o nome da "massa de som" que vai para as avenidas, é "bateria"!

Visualmente ma-ra-vi-lho-so, mas triste inocência a minha.... tinha esquecido completamente que os ditos cujos são feitos de pele animal....

Acredito que lá nos primórdios, quando o homem dependia da caça para sobreviver - antes da descoberta da agricultura, a matança animal era mais um capítulo da cadeia alimentar, e aproveitava-se tanto quanto se conseguia, do animal sacrificado.
Sacrifício = tornar sagrado. Realmente, sem outra fonte de alimento, dá para entender a sacralidade da matança, mas com agricultura, indústrias mil.... aí fica complicado.....

Enfim, Carminha, eu estive duas vezes na Sapucaí: a primeira no carnaval de 98, quando a Mangueira homenageou o Chico Buarque, e fizeram um carro só com os intérpretes. Cheguei dos Estados Unidos direto para a Sapucaí, a Alcione comandando a Van que levou uma "leva" de nós, os intérpretes. Chegando lá, já estavam no carro outros artistas, e adorei rever tanta gente querida. Fiquei lado a lado com a Bethania, que me ajudava a lembrar a letra da música.
É emocionante estar lá, literalmente no meio daquela massa de som, e daquela massa de energia que vibra uma alegria e liberdade, até então só conhecidas nos ideais, acho eu.....

A segunda vez foi no carnaval de 2006, quando fui homenageada pela Mocidade Independente de Padre Miguel, que tinha como tema, os italianos no Brasil.
Fui destaque de um carro, e estavam comigo a Luiza, o Nelsinho, meu mano Zé Possi, o Jean e o Ronald.
Não vou negar..... foi muito especial -e ainda por cima, a homenageada era eu.....

Quando desfilei no carro, o desfile acabou rapidinho! O carro passa uma vez pela avenida, e .... foi!!! Pela TV a gente vê TODOS os blocos, com toda a história que o enredo conta, e às vezes fica longo demais para acompanhar.

Na verdade, gostei mesmo de desfilar, assistir não é muito a minha praia.

Vivi na Bahia de 73 à 77, portanto, conheci bem o carnaval de rua, na época em que a rua era do povo e não dos trios elétricos! Na minha época, o "must" era o trio de Armandinho, Dodô e Osmar (pai de Armandinho).
Era um delírio - eles tocam muuuuuuuito, e as músicas, como bem lembraram o Marquinhos e a Márcia Ricco, eram liiiiiindas!!!!
Neste trio, os convidados especiais eram o Pepeu Gomes, e os Novos Bahianos.

Na boa, eram três trios, e muita gente conversando, se encontrando, namorando sem culpa mas sem banalização, e muita música "da boa!"

Mas, para ser honesta, sei que minha opinião não conta muito, porque eu nunca consegui me divertir com o que sempre divertiu a maior parte das pessoas.
Eheheheheh! Sempre me senti uma ET - a diferença é que agora, maior de idade, e dona do meu próprio nariz (e que nariz!!!), a pressão é menor, e faço menos esforço para poder ser como sou, e garantir meus direitos!!rs....

Bom crianças, esse setor televisivo só faço à noite, porque durante o dia, minhas orquídeas e o piano, disputam minhas mãos!!!!

Marina, curta seu tempo nesta terra estrangeira, Márcia, Carminha, Tom (estude direitinho!), Beto, Roberto, Caio, Marquinhos, enfim, a todos vocês, que como eu estão esperando o carnaval passar, um ótimo descanso e aproveitem, porque só tem amanhã!!!!
Andrezinho e Pat - rasguem só a fantasia, mas voltem inteiros!!!!!

Até já people!!!!!

Com carinho, para vocês

Comentários

  1. Oi, Zizi
    para mim o canaval é só uma lembrança muito boa da adolescência. Hoje em dia, vejo como "alguns dias em que nada acontece", pois não participo e fico ansioso pra que chegue quarta-feira e as coisas voltel ao "normal".
    Confesso que minha única atividade carnavalesca é assistir o desfile da Portela. Embora seja gaúcho e nunca tenha assistido ao vivo, acompanhá-la pela telinha é algo que acostumei a fazer desde pequeno e adoro. Aliás, ontem estava linda, falando sobre o amor.
    Moro numa cidade de colonização italiana, Caxias do Sul, e aqui o carnaval vai de mal a pior. Nem parece que é carnaval, pra minha sorte.
    Aproveito pra ficar aqui, de cantinho, fazendo minhas melodias e brincando de criador.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá Zizizinha ,carna-
    valesca da hora!!
    EU A VI NO DESFILE DA PADRE MIGUEL, ESTAVA
    LINDA!!! TODOS ESTAVAM!
    ESTOU ESTUDANDO,POIS PRETENDO SUBSTITUIR O JETHER,QUANDO ELE SE APOSENTAR!! ATÉ LÁ ACHO
    QUE VAI DAR!!!
    BRINCADEIRINHA,POIS ELE É INSUBISTITUÍVEL,MAS NA MINHA CASA, NO MEU PIANO, POSSO VIAJAR
    NA IDEA DE SER SUA PIANISTA.COSTUMO COLOCAR
    SEUS CDS, E ACOMPANHA-LA,SEI ATÉ AS RESPIRAÇÕES! JÁ PASSEI HORAS ESTUDANDO, TRANPONDO OS TONS DE PARTITURAS, TIRANDO DE OUVIDO ALGUMAS MÚSICAS,VERIFICANDO TRECHO POR TRECHO ,ATÉ FICAR IGUALZINHO.FIZ ISTO COM VOCÊ CANTANDO
    "MELODIA SENTIMENTAL",(SOU APAIXONADA POR ELA CANTADA POR VOCÊ,UMA PERFEIÇÃO),

    "TORNA A SURRIENTO",
    "IO QUE AMO SOLO TE",
    "CORE 'NGRATO", "A PAZ","YESTERDAY", "SOBRE
    TODAS AS COISAS","LUIZA"
    'FLY ME TO THE MOON","
    'MOON RIVER""LOVE OF
    MY LIFE", "MEU BEM QUERER", "PAPEL MARCHÊ",
    "MORENA DOS OLHOS
    D'AGUA","RENASCER"(QUE EU AMO!!).
    NOSSA NUNCA PERCEBI QUE ERAM TANTAS!!!

    TENHO TIDO POUCO TEMPO
    ULTIMAMENTE,MAS AINDA PRETENDO TOCAR MUITAS OUTRASSSSSSSSSS!!!

    BOM EXPLICAR, NÃO TOCO COM AQUELES ARRANJOS TODOS QUE ESTÃO NOS CDS,MAS AS MELODIAS E AS HARMONIAS SÃO IGUAIS, PROCURO INTERPRETA-LAS COM TODO CUIDADO E RESPEITO QUE VOCÊ MERECE!!!

    ENFIM,DELIRO NO QUE POSSO,ENTENDEU POSSI???
    MEUS FÃS GOSTAM DE OUVIR TOCA-LAS!
    ZIZIZINHA TENHA UM BOM
    DIA , BOA NOITE, BONS SONHOS, BOM AMANHECER,
    BOMMM ... BOMMM.. BOMMM

    BOMBOMBOBMBOMBOBMBOOOOMMMMMMMMM!!!

    BEIJOS COM TODO CARINHO,SUA "PIANISTA"DE FAZ DE CONTA,CARMINHA!!

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA AMIGOS ZIZIANOS,TUDO CERTO COM
    VOCÊS?? E AS FANTASIAS, TIVERAM MUITAS CONSEGUI-
    RAM REALIZÁ-LAS???

    BOA TERÇA -FEIRA CARNAVALESCA, APROVEITEM BEM O QUE QUEREM APROVEITAR!!!

    BEIJOS, CARMINHA

    ResponderExcluir
  4. Lindinha e Lindinhos, num dos encontros com Trigueirinho ( um espiritualista de ponta ) ele comenta que o calor excessivo pode fazer com que nossos corpos sutis se "desloquem / desprendam" do corpo físico! Parece que existe uma receita com frutinhas silvestres ( gabiroba, uvaia, amora, pitanga, ameixa amarela murici, araça )para amenizar : as frutas de sabor agridoce, maduras, ancoram a consciência externa; as
    de sabor ácido atraem o corpo etérico para o físico; além disso, os sais minerais conjugam os corpos sutis e o físico.
    Vou dar uma espiada melhor nisso...
    Outro dia vi um comercial contra a matança de animais para fabricação de bolsas, sapatos, etc, desestimulando a compra de tais produtos! Sabe quem era o garoto propaganda? Harrison Ford!!! Fiquei encantada!
    Fora isso, estou ensaiando prá levar minha mãe ao Pacaembú assistir a algum jogo do Coringão. De preferência com o Fenômeno já em campo!!!
    Na boa, deve ser de uma energia!!
    Que todos estejam bem!!!
    Zizi, querida, muita Luz e Fé!!
    BJS.

    ResponderExcluir
  5. Oi nega bom carnaval,fica com Deus e nossa senhora. bjão
    Adorei saber as sua andanças pela Sapucai ,Alcione de mestra da vam escolar deve ter sido mara,hahaaa.

    ResponderExcluir
  6. Zizi

    Confesso que gostei um pouco de saber que existe alguém no mundo mais derretida do que eu, pois só choro com torcida de futebol ou qualquer outro esporte em final de campeonatom quanto Escola de Samba desfilando, só me emociono se o público estiver cantando junto.
    Neste último carnaval o que mais me emocionou foi a Banda Calypso se apresentando no Galo da Madrugada em Recife, não gosto tanto assim de carimbó, mas admiro a forma como eles conseguiram levar a sua cultura local ao conhecimento do Brasil, sem apoio de grandes gravadoras e atingindo as camadas mais populares. vejo verdade no trabalho deles e a verdade também me emociona.
    Beijos!
    Alba

    ResponderExcluir
  7. QUERIDA ZIZI,

    Quando voce escreve sobre a emoçao, o choro de soluçar... por conta da organizaçao, todo mundo junto, trabalhando por um unico e mesmo ideal...

    Volto ao dia, ou melhor à noite de ontém, quando fui assistir ao filme "Milk" com o maravilhoso SEAN PENN. O filme conta-retrata justamente uma historia assim, de luta, de se dedicar, com unhas e "gentes" por uma causa justa, ainda que tantos hipòcritas, porém poderosos a tachem - a causa - de injusta.

    Um filme mesmo bom, pra se ver, chorar, dormir, sonhar, e acordar pensando...

    Quando voce fala de se sentir uma E.T. é claro lembro de outro filme, ;-) porém lembro mais ainda de quando minha mae, meu pai, irmas e irmaos, diziam que eu nao era desse mundo, diziam que eu vivia numa redoma, num mundo (m)articular...

    Nao deixei de curtir festas, badalos, carnaval por exemplo; e jà fui até atràz de trio eletrico, ainda que metade arrastado - uma vez na chuva, melhor se molhar ;-)

    Porém essa "redoma" sempre existiu, e existe, pois ainda hoje escuto - de amigos - os mesmos comentàrios sobre meu "mundinho (m)articular".

    Sou na verdade grato por essa redoma, se manter - apesar de fràgil - integra e inteira, pois creio que é de dentro dela - num INVISIVEL FIO, que absorvo a força, a energia, e capacidade de ESTAR SAO PARA VIVER!

    VOCE é nao é um ser E.T, voce é sim, um ser E.O (Extra Ordinàrio).

    TE A.M.O!
    MaRqUiNhOs

    ResponderExcluir
  8. Zizi,
    Linda, maravilhosa, deusa da música...estou superfeliz de estar participando há uns meses aqui no seu blog...amo de monte ler seus comentarios...pena que vc não colocou mais nenhuma música!!!
    Só fico um pouquinho triste por que durante esse tempo vc nunca comentou nada sobre o que escrevo...sniiifff...brincadeirinha...mas será que vc pode fazer uma modesta fã feliz???? Fui eu quem perguntou sobre sua experiencia carnavalesca no Rio e na Bahia!!!
    PS1- não sabia que vc havia morado na Bahia.
    PS2- Lembrei que vi vc na TV em 2006 na Mocidade Independente de padre Miguel.
    Adoro vc... bjs mil...Ceci

    ResponderExcluir
  9. Zizi

    Quero dizer que tenho a foto da revista em que você aparece muito linda no Carnaval, homenageando o Chico, ao lado da Bethânia dentre outras coisas suas (sozinha e com a Luiza) que tenho e que guardo com muito carinho.
    Minha linda, São Paulo te espera de volta com muito amor, pois é dela que você é filha embora seja amada em todos os cantos.
    Obrigado por lembrar de mim tão carinhosamente, não sabe o quanto é importante te sentir tão pertinho. É tão quentinho, tão gostoso. Me faz lembrar um trecho daquela linda música que tanto me marcou: "Num canto do meu coração espero agasalhar-te a ilusão"

    Beijos prá você e prá todos que te seguem nessa jornada virtual e real.

    Beto

    ResponderExcluir
  10. Oh Zi, como vc é sentimental, chora por tudo!Dá vontade de colocar no colo.
    Lembrei de duas coisas me deixam emocionadíssima: o "Tema da vitória" e o "Hino nacional brasileiro".Eu como militar, quando participo de uma cerimônia, fico a ponto de explodir por ter que segurar o choro na hora do hino nacional, também essa é única parte emocionante nas cerimônias o resto é um saco.

    Zi, já podemos enviar as fotos do reveilon,usando as camisetas do blog,para serem postadas?

    Um beijão consolador Zi!

    ResponderExcluir
  11. Olá Zizi

    Rasguei de verdade a fantasia!
    O Carnaval de Salvador pra mim era representado por Daniela Mercury, fui lá só pra estar em seu bloco. Melhor ainda foi estar acompanhado da queridíssima PAT , que me fez ser Rei numa belíssima cidade!!
    PAT obrigado por toda a atenção e carinho, vc é muito especial.
    Zizi que bom que ficou quietinha e não foi pra rua...Melhoras!!

    ResponderExcluir
  12. oi ZIZI,passei só para dar um olá. Faz tempo que não sei o que é um computador, mais hoje resolvi entrar e ver as novidades. Tenho muitas saudades. bjs. magnólia.

    ResponderExcluir
  13. Oi Magnólia!!!

    Eu estava me perguntando por onde andam a Magnólia e o Wanderley do fã-clube "Amor e Música" da Zizi?
    Que bom te ver por aqui, que bom ver o fã-clube e o blog bem pertinho um do outro, se é que dá prá dizer que não é a mesma coisa.

    Beijão
    Beto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas