Pular para o conteúdo principal

SOS Amazonia - urgente!

Agora é sério pessoal.

Aliás, seríssimo!

Está acontecendo um movimento perigoso e ameaçador.
Não sei exatamente de que forma interferir com eficiência.
De todo jeito, posto para vocês informações importantíssimas, que chegam do AVAAZ, um site sério, nos alertando e pedindo ajuda.
Uma ajuda que no final das contas é para nós mesmos: cidadãos brasileiros!

Vamos ler e pensar juntos, ok?

Caros amigos,

Quarta-feira passada o Senado brasileiro passou a Medida Provisória (MP) 458 que regulariza terras ocupadas de forma ilegal na Amazônia. Isso significa que 67 milhões de acres de terra da Amazônia que são hoje um patrimônio da União estimado em 70 bilhões de reais, serão privatizados. A maior parte destas terras irão parar nas mãos de grileiros, os grandes responsáveis por violentas disputas por terra e pelo desmatamento da Amazônia.

O governo brasilieiro está deixando entender que aqueles que ocupam a Amazônia de forma ilegal e violenta serão recompensados. A projeto de regularização da Amazônia não começou mal - a idéia era proteger pequenos agricultores que precisavam do título legal de suas terras. Porém, ele acabou sendo corrompido pelos interesses do poderoso agronegócio, que incluíram três provisões perigosas que concedem a eles a maior parte das terras beneficiada pelo programa.

Nós só temos até esta quarta-feira para pedir para o Presidente Lula vetar estes pontos da MP, garantindo assim a proteção da Amazônia. Somente uma mobilização coordenada e massiva de pessoas de todos os estados brasileiros poderá convencer o Presidente Lula a vetar os pontos perigosos da MP. Só dependemos de um pequeno esforço de cada um de nós – ligue para o gabinete do Presidente Lula agora mesmo e diga para ele:

1. Nós não queremos que grandes empresas se beneficiem da MP 458 pois são elas as responsáveis por grande parte do desmatamento e queimadas da Amazônia, e consequentemente pelas nossas emissões de carbono

2. Nós queremos que o Presidente diferencie pequenos agricultores de grandes proprietários, portanto pedimos uma mudança em três pontos da MP:

Vetar os incisos II e IV do artigo 2º que permite a “ocupação e exploração indireta”. O veto garantirá que apenas as pessoas que moram na terra tenham direito ao título legal.

Vetar artigo 7º que permite título à empresas privadas. Somente pessoas físicas devem ter o direito de regularizar suas terras.

Proibir a comercialização das terras por 10 anos após a regulamentação (ao invés de 3 anos como foi proposto) para evitar a especulação comercial das terras.

Gabinete do Presidente:
(61) 3411.1200 (61) 3411.1201


Nos próximos dois dias uma grande parte da Amazônia será privatizada, dando início a um perigoso e irreversível processo de desmatamento. Enquanto o mundo todo aumenta as suas preocupações ambientais, buscando uma economia livre de carbono e um maior respeito pelos nossos recursos naturais, nós não podemos deixar que o nosso governo venda a Amazônia. Nós só temos 2 dias! Ligue para o Gabinete do Lula hoje, depois encaminhe este email para todos os seus amigos e familiares!

Depois de ligar clique no link para registrar o seu nome, para que possamos acompanhar o número de participantes desta campanha:

http://www.avaaz.org/en/nao_privatize_a_amazonia/

Com esperança,

Alice, Graziela, Ricken, Ben, Luis, Paula, Pascal, Iain, Brett, Paul, Raluca e toda a equipe Avaaz

Leia mais sobre o assunto:

Ruralistas privatizam a Amazônia:
http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/ruralistas-privatizam-a-amaz-n

Carta aberta da senadora Marina Silva ao presidente da República:
http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/carta-aberta-da-senadora-marin

MP 458: Marina Silva alerta para legalização de terras griladas:
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=91856&codAplicativo=2

MP 458 é prêmio ao crime de apropriação ilegal da Amazônia:
http://www.correiocidadania.com.br/content/view/2993/9/

A Amazônia na mesa do Presidente:
http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=2894

Marina resiste, Kátia defende a grilagem:
http://www.greenblog.org.br/?p=1390

----------------------------------


SOBRE A AVAAZ

Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas. Telefone: +1 888 922 8229
Você está recebendo esta mensagem porque você assinou "Defenda o Tibete - Apoie o Dalai Lama" no 2008-03-21 usando o email zizi.possi@gmail.com. Para garantir que os nossoas alertas cheguem na sua caixa de entrada, porfavor adicione avaaz@avaaz.org na sua lista de endereços. Para mudar o email inscrito, sua língua ou outras informações pessoas, clique aqui:https://secure.avaaz.org/act/index.php?r=profile&user=103f997771515ff054e5b5d3892b23bc〈=po ou clique aqui para remover o seu email da nossa lista.


Para entrar em contato com a Avaaz não responda para esse email, escreva para info@avaaz.org. Você pode nos telefonar nos números +1-888-922-8229 (EUA) ou +55 21 2509 0368 (Brasil). Se você tiver problemas técnicos visite http://www.avaaz.org

Comentários

Helena disse…
Se me permite, Zizi: esta é uma luta de todos os cidadãos do mundo, dos que se indignam com a galopante mercantilização da Amazónia. Recordo-me de umas fotografias aéreas, divulgadas há um ano, de indígenas amazónicos que nunca haviam contactado com pessoas exteriores à tribo. Arcos e flechas levantados contra o ultraleve e medo, um medo muito digno, a desenhar os corpos. As imagens comoveram-me. E a fauna e a flora da Floresta? Tão belas e tão necessárias...

E é assim que me estreio como leitora participante, ao invés da leitora passiva que tenho sido. Peço, então, licença para acampar por cá. Não se inibam de continuar a troçar dos portugueses (o "´" de Amazónia denunciou-me logo à partida), mas trocem com jeitinho!
caca disse…
Zizizinha e Zizizanos, acho a causa nobre,séria e necessária,por isso
podes crer que vou ligar,clicar...

CARMINHA.
Tom disse…
Cadê a sucuri do Benedito Ruy Barbosa, gente??? Logo quando mais precisamos dela...
Iracema disse…
Zi,acabei de ligar e fui também orientada pela funcionária do Gabinete do Presidente que podemos inclusive entrar no site do "moço" e protestar,educadamente não é mesmo.Então aqui está: www.presidencia.gov.br e clicar em Presidente e após em Fale Com o Presidente.

Zizianos,aproveitando este espaço queria muito comunicá-los que no dia 22 de junho mais de 80 governantes de diversos países irão se encontrar em Portugal para decidir o futuro das baleias no mundo.Nesta reunião anual da Comissão Internacional da Baleia- CIB,os países menbros irão considerar uma proposta que permite a caça comercial costeira - efetivamente acabando com a proibição internacional e anunciando uma calamidade para estes animais;ou seja,permitindo quotas de caça costeira ao Japão.Gente é de fundamental importância garantir que o Brasil se mantenha firme na proteção destas baleias rejeitando os acordos que permitam a caça costeira e prá isto a WSPA- Sociedade de Proteção Animal necessita do nosso apoio.Então se alguém estiver interessado nesta proteção aqui está o e-mail: wspabrasil@wspabr.org após enviá-lo eles retornam com as orientações cabiveis ao protesto.

Também posto o site para os interessados nos assuntos de proteção mundial aos animais: www.wspabrasil.org
Helena disse…
Iracema, as associações portuguesas de defesa dos direitos dos animais estão, por agora, a pedir que preenchamos o formulário disponível em http://e-activist.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=24&ea.campaign.id=3498, de modo a recebermos informações relativas às possíveis acções de protesto. No mesmo formulário, é possível escolher o Brasil como país de residência, por isso, talvez também os brasileiros possam usá-lo para obter mais informações.

Os únicos países que praticam a caça comercial de cetáceos são a Islândia e a Noruega. O Japão justifica a caça com finalidades científicas, mas certo é que a carne é comercializada. No caso da Islândia, a quota de captura de cetáceos subiu, este ano, para 100 baleias minke e 150 baleias comuns, sendo que, no ano passado, a cota "apenas" previa 40 minke e 9 comuns. Mais uma vez, haverá muitos interesses económicos em jogo, a Islândia viu a sua economia devastada pela crise financeira e não vai querer ceder...

Ai, mundo!
Iracema disse…
Helena,já havia lido a respeito do teu comentário sobre estes países...uma cruel realidade com a natureza.Obrigada pelo comentário e até a próxima.Iracema.

Postagens mais visitadas deste blog

Existe uma música cuja letra diz   “recordar é viver”
Pois bem, eu digo o contrário. Viver, de verdade, é recordar…..
Daquilo que, intimamente, já sabíamos - mas não lembrávamos que sabíamos… Recordar através de uma palavra solta no ar, um gesto, uma intenção, um deja-vù… qualquer coisa se presta a ser um sinal que suga dos infinitos do inconsciente a lembrança vaga de fatos, mas muito sólida em conteúdo e sentido.
Lembrar disso tudo trás sentido ao viver, ao sofrer que faz parte, àquilo que temos de aceitar porque a impotência bate de frente….
O caminho dessas lembranças, pelo menos o único que conheço, está bem perto - ou melhor : bem dentro de nós. Há que se ter coragem = core ( coração + agir ). Há que enfrentar nossos próprios demônios e dragões, que guardam as portas de entrada da memória… Parece simples, mas não é. Um pequeno e único gesto, por menor que seja, nessa direção, acredite: é Hercúleo.
Bem vindo à complexidade - inevitável como o destino - que nos compõe, e parece cobrar sua aut…

Pensou que eu tinha esquecido de você Eli?????

Mas não esqueci não!!!!!
Parabéns atrasados querida, mas limpinhos e cheios de carinho!!!
Desculpe não ter postado ontem!
Fui abduzida pela minha filha que me levou a um cinema incrível, a gente quase deita nele! E os garçons servem o que a gente já pediu.
Assistimos Almodovar com um pacote imenso de pipocas e prosseco rosê.
E eu ficava pensando: será que vai dar tempo de postar o parabéns da Eli?????
Não deu, mas então aqui vai:

PARABÉNS ELI!!!!
Muita saúde, paz, realizações, amor, felicidades e que seus desejos mais lindos sejam realizados!
Receba um beijo meu enooooooooooorme, e deste blog inteirinho que te ama!

Ah, a Carminha fez um cartão lindo prá você, só que veio em pdf. extensão que o blogger não aceita para uploads.

Então saiba que o carinho de todos por aqui é muito maior do que o que você imagina!
Beijos mil

Mistério revelado

Que bacana vocês terem aprovado o verde de fundo do blog.
É em homenagem à nossa escolha por maioria, ao partido verde, que na verdade com ou sem partido, é a cor de fundo das escolhas dos nossos corações, não é mesmo?

Um blog que reúne pessoas que amam animais, vegetais e minerais, música, arte e verdade, é no mínimo ecológico e ético, certo people?

Então, vou contar para vocês sobre o mistéééério que me levou ao planalto central.

Uma amiga comentou há algumas semanas, que um grupo de amigos estava com vontade de ir à Abadiânia - cidade do interior do estado de Goiás, para ser vista pelo médium João de Deus, a quem é atribuído grande poder de cura das mais diversas doenças.

Vi na minha agenda que naquele final de semana eu estaria com tempo livre, e resolvi me juntar ao grupo, uma vez que nos últimos anos tenho me sentido um "mostruário" de males que a medicina tem pouco ou nenhum jeito eficiente de tratar. Alguns não têm nem diagnóstico..... já passei por tantos hospitais, médi…