Dica muito importante

Crianças,

Como vocês sabem (escrevi anteriormente), adoro o André Trigueiro - jornalista apresentador do Jornal das Dez, e do programa criado por ele "Cidades e Soluções", ambos da Globonews.
Curto as abordagens dele, o jeitão de conduzir as entrevistas, e principalmente o domínio dele sobre os assuntos sobre os quais discorre.
Enfim, o cara é uma fera.

Ontem descobri que no dia 12 - sábado, ele lançou um livro cujo tema me deixou elétrica de vontade de ler, e é o que vou começar a fazer nesta quarta feira.

Quero multiplicar com vocês, este "achado"!

Publico aqui o folder. Divirtam-se!





ÉPOCA - Blog do Planeta | O meio ambiente que você faz
http://colunas.epoca.globo.com/planeta


O jornalista André Trigueiro, da Globonews, vai lançar seu novo livro “Espiritismo e Ecologia”, dia 12 de Setembro, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro. O evento funcionará como um debate, onde o público pode fazer perguntas ao autor.
Em seu livro, Trigueiro identifica como a preservação ecológica se identifica com o espiritismo, e com a espiritualidade, em um sentido mais amplo. “Se equilíbrio é sinônimo de sustentabilidade, quem busca o equilíbrio através da religião precisa ser sustentável”, diz. Trigueiro explica isso em detalhes na entrevista que concedeu à Época:

Época: O que o espiritismo diz sobre ecologia?
André Trigueiro: A expressão “ecologia” foi cunhada na Alemanha apenas nove anos depois de a primeira edição de o “Livro dos Espíritos” ter sido lançada na França , no inspiradíssimo século XIX do evolucionismo, do positivismo, do comunismo, da psicanálise, e de outras correntes de pensamento referenciais para parcela expressiva da humanidade. Espiritismo e ecologia explicam, cada qual ao seu modo, um universo sistêmico e interligado, o uso racional dos recursos naturais baseado no princípio da necessidade - e não da opulência -, uma nova ética solidária que leve em conta os interesses de todos e não de uma minoria, o respeito a todos os seres viventes. Espíritas e ecologistas também reconhecem a existência de mecanismos de autoproteção da Terra, embora expliquem isso de formas distintas. E estudam os efeitos colaterais da poluição nos dois planos da vida: enquanto a ecologia investiga o impacto dos poluentes na matéria (ar, água, solo), o espiritismo desdobra-se na investigação dos impactos de outros gêneros de poluentes (formas-pensamento, miasmas, etc) no campo sutil, no plano atral, também chamado de psicosfera.

Época; Como a ética religiosa pode ajudar a preservar a natureza?
Trigueiro: Onde se aceita a idéia de Deus, a natureza é entendida como obra divina, onde o sagrado se manifesta de forma rica e exuberante. Depredar a natureza significa macular um sistema em equilíbrio que dispõe de tudo o que nos é necessário para que possamos viver bem. De uns tempos para cá, diversas tradições vem descobrindo a riqueza da teologia ambiental para explicar, cada qual a seu modo, como as leis que regem a vida e o universo precisam ser respeitadas em favor de nós mesmos. Não estamos desconectados do meio que nos cerca. Na verdade, essa ligação é intrínseca e visceral. Se equilíbrio é sinônimo de sustentabilidade, quem busca o equilíbrio através da religião precisa ser sustentável.



Época: Você acha que se as pessoas tivessem mais espiritualidade, cuidariam melhor do ambiente?
Trigueiro: Quem cuida do lado espiritual - e realiza essa busca solitária e persistente de Deus em si mesmo - tende a ser menos dependente dos bens materiais - portanto menos consumista - e mais atento ao legado, aos impactos de ordem material e moral de sua passagem por este planeta. Mas cada vivência espiritual é pessoal e intransferível. A espiritualidade contém todas as religiões, mas uma única religião não contém toda a espiritualidade. A religião também não salva ninguém, mas antes, a disposição de cada um em ser alguém melhor, mais solidário e amoroso. Também é verdade que muita gente que não acredita em Deus - ou na vida após a morte - realiza importantes trabalhos na área da sustentabilidade. Não importa em que se crê, mas naquilo que se faz de verdade em prol dos outros e do planeta que nos acolhe.

Época: Como você descobriu o espiritualismo?
Trigueiro: Em 1987, tive uma curiosidade irrefreável de investigar os livros de cabeceira de minha mãe, onde estavam as obras básicas da Doutrina Espírita. Então iniciei uma aproximação que não teve mais freios nem pudores. Já na juventude, fazendo questionamentos enormes de ordem existencial e procurando respostas que não encontrei em outras religiões, me senti muito bem amparado pelo Espiritismo. Foi um processo natural.

Época: Como você começou a relacionar a espiritualidade com a preservação ambiental?
Trigueiro: Há seis anos, fui convidado para fazer uma palestra em um centro espírita do Rio de Janeiro pelo saudoso escritor, musicoterapeuta e médium Luiz Antônio Millecco, fundador da Sociedade Pró-Livro Espírita em Braile (SPLEB). O tema era “Ecologia e Paz”. Creio que o livro começou a nascer nesta palestra. De lá para cá, através de minhas pesquisas, descobri que o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (que usou o pseudônimo de Allan Kardec ao assinar as obras básicas do espiritismo) e o naturalista alemão Ernst Haeckel, tido como o Pai da Ecologia, eram homens de ciência que deixaram um legado importantíssimo para os dias de hoje, em que tentamos entender melhor a origem de múltiplas crises (econômica, social, ética, ambiental) e os caminhos para resolvê-las.

(Alexandre Mansur)
Pimp My Profile

Comentários

  1. Oi ZIZI,

    Achei bem interessante o do post e do livro claro, ecologia e religiao juntos soa bem, eu cresci numa familia catolica, ia a igreja todos os domingos, rezava PN e AM sempre antes de dormir, porém depois que cresci, nao foi muto - cheguei a 1,66 m ;), frequentei alguns lugares onde se pregava a religiao kardecista-espiritismo, e li e ouvi coisas que achei muitos bonitas...

    ResponderExcluir
  2. ...todos là em casa tem nome de santo, até "cosmo e damiao" tem, somente o nome mesmo, de santos nao tiveram mais nada, se entende o quiz dizer...

    Vou gostar se voce compartilhar algo sobre o livro aqui no blog, um beZZo

    ResponderExcluir
  3. Ola Zizi amore,nao consegui escrever porque estava ai em SP`a passeio desde sexta feira..nossa que saudades daqui...
    Adorei este folder, adoro a doutrina espirita e adoro ler livros, com certeza vou comprar este, ah tem um livro muito lindo se voce ainda nao leu vale a penachama-se A verdade de cada um, é um livro que nos ensina muito.
    Beijos a voce e a todos os Zizianos..
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Salve minha linda Zizi...sou nova por aqui mas antiga apaixonada por seu trabalho.
    Adorei e agradeço nos mostrar este livro.
    Ainda aprendendo a mexer na net e twuiter, blogs, sites..etc....vou caminhando devagar..mas sempre em frente..
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, Zizi... oi, pessoal!
    Adorei a dica, muito interessante, tb quero ler este livro, sempre me interessei pelo tema.
    Sou Kardecista, e quanto mais leio e vejo palestras, sinto que me envolvo cada vez mais, é como se minha responsabilidade aumentasse a cada novo conhecimento.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Caso alguém ainda não tenha lido:

    Ana grava com Gadú, Zizi, Roberta e Bethânia

    A foto acima registra instante de descontração no encontro de Ana Carolina com Maria Gadú para a gravação do inédito blues Mais que a mim, parceria de Ana com a cantora e compositora italiana Chiara Civello. O dueto vai poder ser conferido no quinto DVD da artista mineira. O blues chegou a ser gravado para o CD N9ve, mas acabou excluído do disco na mixagem. O novo DVD de Ana Carolina vai apresentar duetos da cantora com nomes como Gilberto Gil (que já gravou sua participação no samba Torpedo, gravado por Ana em N9ve com letra de Gil), Maria Bethânia, Roberta Sá, Seu Jorge, Zizi Possi, John Legend, Chiara Civello (na faixa Resta), Esperanza Spalding e Antonio Villeroy, entre outros. Gringo Cardia assina o cenário. Monique Gardenberg dirige o DVD.

    ResponderExcluir
  7. E claro, a fonte: http://blogdomauroferreira.blogspot.com/2009/09/ana-grava-com-gadu-zizi-roberta-e.html

    ResponderExcluir
  8. oi Zizizinha,tudo ok??E o nosso
    Rubinho,conta sobre.

    Fiquei curiosa e interessada em
    ler esse livro,pretendo comprá-lo.
    Obrigada pela dica!!!!!!

    Quanto ao seu comentário sobre o
    depoimento daquela senhora na novela,concordo plenamente.Ela realmente é uma pessoa iluminada,que apesar da limitação
    mostrou ter auto-estima,força interna,enfim ser pra lá de especial,especialíssima!!!!!!!!
    Eu que convivo diariamente com pessoas com necessidades especiais,
    posso afirmar que estas são lições
    de vida de dar inveja,pois normalmente buscam forças,e as
    encontram,não reclamam como nós
    e agradecem e comemoram pequenas
    conquitas.
    Já essa senhora teve uma conquista
    enorme e nos deixa um exemplo sem
    classificação,Que DEUS a proteja sempre!!!


    beijos,CARMINHA.

    ResponderExcluir
  9. AH, MEU DEUS! Esse livro falou diretamente ao meu coração! Como eu tô também escrevendo um livro sobre ecologia, acho que darei uma lidinha no dele!!! Onde eu compro? (google, pra que te quero!)
    Markito... COSMO e DAMIÃO? então os Padrinhos Mágicos são COSME e WANDA? hehehehe (desculpe, não quis ofender, mas não pude deixar passar a piada... hehehe)

    ResponderExcluir
  10. AMIGOS ZIZIANOS,

    ACABEI DE PERCEBER QUE
    OS AQUÁRIOS SUMIRAMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!
    ONDE SERÁ QUE FORAM PARAR? E NÓS OS PEIXINHOS,SERÁ QUE MORREMOS AFOGADOS???

    SOCOOOOOORROOOOOOOOOOOO ZIZIZINHA!!
    CADÊ NOISSSSSSSSSSSSSSSSS??

    BEIJOCAS,DURMA BEM,FIQUE COM DEUS!!
    EX-PEIXINHA VERMELHINHA,CARMINHA.

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante a forma com que ele despertou seu interesse pelo estudo espírita, lendo os livros da mãe e se identificanto tão facilmente com a coisa...

    Gostaria muito de um dia repetir isto! Mergulhar profundamente na Biblioteca de Mamãe e procurar respostas pras coisas que me entalam.


    Sempre que tento encontrar respostas para algumas dúvidas espirituais, uma voz sai não sei de onde e me diz: Será que é mesmo?Não seria pura imaginação de alguns inteligentes?
    Não seria alguém querendo vender a fé para os mais fracos?
    ...Paro!Olho pro espelho e repito: Meu Deus pra onde vamos??
    Resultado: uma noite sem dormir.

    Pergunto a todos: Seria falta de fé ou um negativismo possessivo?
    Mesmo eu sendo de natureza positiva e otimista.

    Ainda assim uma coisa eu sei, e posso confiar...Deus me Proteje e trabalha dobrado... Sempre!
    AxÉ

    ResponderExcluir
  12. Oi, Zizi
    Aproveito este espaço, para fazer uma pequena homenagem a você, grande intérprete e grande pessoa.
    Sou já um homem bem maduro (60 anos), e aprendi a gostar de você com a mulher que é o grande amor da minha vida(infelizmente já não estamos mais juntos, mas ela é meu eterno amor). Ela é uma grande fã sua, e tem tudo o que você já gravou até hoje.
    Bom, a singela homenagem é um simples acróstico. Talvez, pelo fato do espaço aqui ser um pouco reduzido, ele não apareça do jeito desejado. Por isso, estou também postando-o na comunidade do orkut.
    Obrigado pela oportunidade. Estou aguardando que você venha breve a Santos para um show, pois estou morrendo de vontade de ver você ao vivo. Se vier, procure vir no teatro do Sesc, pois é um espaço bem mais democrático e fácil de se comprar ingresso, pois o teatro Coliseu pertence ao poder público, e os ingressos "somem" bem mesmo antes de serem postos à venda.
    Um grande beijo, e muita luz em sua vida.

    ZIZI POSSI


    Zizi, você é a “voz sublime”!
    Inigualável intérprete, mel adocicando a alma.
    Zênite do amor, levando à vida
    Imensa luz e paz, fazendo delirar o espírito.

    Por onde você passa, canta e encanta,
    Ondas de amor se espalham no ar,
    Semeando canteiros de flores invisíveis,
    Salpicadas de luz e brilho, formando
    Imenso jardim de uma eterna primavera...

    Com carinho,

    Antonio Bastos


    Santos 15/09/2009

    ResponderExcluir
  13. Oi dear! Obrigada pela dica.
    Ontem o Rubinho foi ao médico?Tem alguma novidade do diagnóstico?

    Beijos muitos
    Adrianita

    ResponderExcluir
  14. Interessantíssimo. Estive a dar uma 'espiadela' ao site do rapaz. Este tema me fascina. Quis saber como adquirir o livro, estando fora do Brasil e obtive resposta minutos depois. Gostei.
    Gostei também da ideia da galeria dos bichinhos.
    Beijinhos a todos

    ResponderExcluir
  15. Oi Zizi!!!!!

    Primeira vez que escrevo aqui... mas gostaria de dizer que adoro o seu blog... e sou super fã da Luiza...
    Recebi um email com um video maravilhoso e gostaria de mandar mas não sei como posso fazer isso....

    Bjos,
    Nadia

    ResponderExcluir
  16. Oi povo , Oi Zi !!!

    Passei rapidinho para saber notícias do Rubinho. E aí ,o que o especialista disse?

    Uma beijoca para todos !!!!

    P.S A FEB tem mesmo títulos com temáticas muito interessantes; vale conferir !

    ResponderExcluir
  17. ZIZIZINHA,AI QUE SAUDADE DOCÊ!!!

    AMANHÃ O RICARDO PEREIRA,LÁ DE
    SALVADOR FARÁ ANIVERSÁRIO.
    ELE DEIXOU ESSE RECAINHO FAZ UM TEMPO,DEPOIS NÃO APARECEU MAIS,MESMO ASSIM MERECE O NOSSO CARINHO.
    AMIGOS ZIZIANOS ,VAMOS CUMPRIMENTÁ-LO COM TODO AFETOOOOOOOOOOOO!!

    AMIGA,E O RUBINHO???TOMARA
    ESTEJA MELHOR.BEIJINHOS NELE POR MIM!!

    QUERIDA,DURMA COM OS ANJOS,COM OS
    DEUSES,COM DEUS,ENFIM MUITO PROTEGIDA!!!

    BEIJOS MIL,BI,TRIL,CARMINHA CACA

    ResponderExcluir
  18. E para o RICARDO,tudo,tudo,tudo!!

    É hora é hora ,de lhe desejar muitas felicidades,saúde ,alegria e muita pazzzzzzzzzzzzzzzzz!!

    PARABÉNS!!!!!!

    BEIJOS ,CARMINHA.

    ResponderExcluir
  19. Oi Tom, que ofensa que nada...porém sò nao entendi bem a historia dos padrinhos, quem é WANDA???

    ResponderExcluir
  20. Markito, WANDA & COSMO são os Padrinhos Mágicos. É um desenho animado muito legal, se não passa na tv por aí, você pode encontrar fácil, fácil no youtube! É de rachar de rir.
    Abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas