O pai de meu pai, Giuseppe Possi, veio da Itália não como imigrante, mas como um homem apaixonado, que teve de escolher entre um grande amor ou a família.
Apaixonou-se por Clotilde, uma dançarina de cabaret, que tocava castanholas lindamente, e que correspondeu à paixão de meu avô.
Mas a família dele jamais aceitaria esta união, e ameaçou mandá-lo para o Brasil - sina que ele aceitou imediatamente, pois não suportaria viver perto da amada, sem poder assumi-la.
Veio para o Brasil construir estradas de ferro, com uma dor no coração e um par de castanholas, que uma de minhas tias guardou até recentemente.

Conheceu minha avó no Brasil, tiveram 9 filhos - o caçula é meu pai.
A segunda filha do casal, recebeu o nome de Clotilde.
Foi com ela que as castanholas ficaram.

Toda a família já se foi, e meu pai está à caminho de encontrá-los.

Fiquei muito emocionada quando a Iracema me enviou um email com o vídeo que posto o link àbaixo.
Este vídeo me mostrou pela primeira vez ( eu nunca tinha assistido uma apresentação assim!) o que é uma solista de castanholas.

Deslumbrante!
Esta solista em especial, sente o ritmo em seu corpo todo. A intensidade, dinâmica e interpretação que imprime, é algo realmente tocante - que só uma grande artista sabe fazer acontecer.
Dá para assistirmos a energia do som serpenteando seu corpo, sua respiração, e um momento mágico acontece.
É lindo!

Bom, toda a introdução desta postagem, faz um link importante para mim.
Não sei se Clotilde da Itália, era uma solista do porte de Lucero Tena.
Mas o coração de meu avô ficou, literalmente, nas suas mãos.

Depois deste vídeo, ficou mais fácil para mim, imaginar um pouco da magia que lhe envolveu.

Queridos, espero que curtam muito a Sra. Lucero Tena, solando uma ária
Intermedio. La boda de Luís Alonso.
Cliquem e confiram.
Com todo o meu carinho, para vocês.

Comentários

  1. Zizizinha querida,
    bom dia!!
    Que linda essa história do seu avô!!
    Lindíssima essa apresentação,realmente de corpo e alma,com o coração nas mãos!!!

    Amiga,tenha um dia tranquilo,na medida do possível,fique em paz,e lembre-se:Estamos aqui,para o que você precisar- sempre nas orações,
    sempre com muito amor por você!!
    Que Deus te cuide e ilumine!!
    Beijos no coração!!
    Carminha.

    ResponderExcluir
  2. ANDREZINHO POSSI!!!!

    LOGO DE MANHÃ,BOMMMMM DIAAAAAAAAA,FELIZZZZZZ ANIVERSÁRIO,MUITA LUZ,PAZ,SERENIDADE,SAÚDE,SABEDORIA,
    TODA A ALEGRIA QUE COUBER NO SEU CORAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PARABÉNNNNNNNNNNNNNASSSSSSSSSSSSSSSS!!

    BEIJOS,MILHARES!!
    COM CARINHO,CARMINHA

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo, toda danca que é feita com o coração fica assim apaixonante, esta soube bem fazer isto!!
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Zizi, grata pelo presente. Sra. Lucena é simplesmente maravilhosa!
    Emocionei-me muito com a linda hstória de amor do seu avô.Grata mais uma vez por essas duplas emoções.
    Abraços sinceros e saúde para você e seu pai.
    Mãe Maria lhe ilumine.

    ResponderExcluir
  5. Oi dear!Oi pessoal!

    Adorei o vídeo e a história de amor!

    Dear,espero que teu pai esteja com o coração em paz e que este caminho seja pra ele o menos doloroso possível.

    Hoje vim rapidinho aqui,logo meu trem vai partir!
    Não podia deixar de escrever que

    HOJE TEM FESTA NO BLOG!Teremos bolo,sanduiche de mortadela e pastel de bacalhau!
    Andrezinhoooooooo,feliz,feliz,feliz
    aniversário.Deus te proteja,sempre!

    Um beijo em todos
    Adrianita!

    ResponderExcluir
  6. A história do pai do seu pai daria um excelente enredo de um filme ou novela.

    ResponderExcluir
  7. "noite alta, céu risonho, a quietude é quase um sonho, o luar cai sobre a mata, qual uma chuva de prata, de rarissimo esplendor, sò tu dormes nao escutas, o teu cantor"

    Hoje tava lembrando do dia em que ouvi essa musica pela primeira vez, foi hà alguns anos atràz quando estive no brasil de férias, ao assistir o filme "madame satan"...somente sei que comecei a chorar enquanto a musica tocava, sai do cinema em silencio, ao mesmo tempo que tentava me lembrar de que momento de minha vida conhecia aquela musica, pois ao ouvi-la tive uma sensaçao triste, uma vontade de chorar profunda...

    Eu fui pra casa dormir, e meu amigo resolveu dar uma esticadinha na noite depois do cinema. No caminho de volta da balada, por volta das 5 horas da manha, ele resolveu parar na unica barraca de coco que encontrou aberta pelo caminho, o senhor, dono da barraca, um imigrante italiano, lhe fora muito simpatico, e claro pelo fato do meu amigo ser um imigrante brasileiro na italia, tiveram muito sobre o que falar...

    Num momento qualquer da conversa, o senhor italiano, poe um cd do Vicente Celestino pra tocar, e a musica que abria o cd era "NOITE CHEIA DE ESTRELAS", a mesma musica do filme, o meu amigo ficou imensamente surpreso, e a primeira coisa que fez foi oferecer o dinheiro que o senhor quizesse pelo cd...

    Oferta bem sucedida, segue o meu amigo com o cd debaixo do braço, sem ver a hora de chegar em casa e por pra tocar a tal musica que mexeu comigo de uma forma que nem mesmo eu consegui explicar naquele dia...

    O meu amigo chegou em casa por volta das 6 horas da manha, eu ainda estava dormindo e ele aproveitou pra por o cd pra tocar no quarto onde eu dormia, e saiu de novo de fininho, ao ser despertado ao som daquela musica, achei mais que estava sonhando, imaginem entao a surpresa e até mesmo o susto que tomei quando abri os olhos e constatei que a musica vinha dali, de bem pertinho, do aparelho de som - que por nao ter visto meu amigo entrar no quarto - achara que tinha se ligado sozinho...

    Ao final da musica, o meu amigo entrou no quarto e me contou sobre como e onde encontrara o cd, e que nao podia jamais ter deixado de me fazer tal surpresa, uma vez que percebera a importancia que essa musica teve-tinha-teria em minha vida...

    Logo depois que voltei do Brasil, conheci uma senhora que era mestra em "chinesiologia" - nao sei se algum de voces jà ouviu falar, porém foi atravèz da nobreza e sabedoria dessa senhora que fiz "regressoes" que me fizeram voltar momentos no meu tempo...me vi nascer, renasci e descobri de que momento da minha vida vinha a lembrança de ter ouvido aquela musica, que pensara estar ouvindo pela primeira vez...

    Desde essa descoberta sonho muito que a amada ZIZI interprete essa musica, pra eternizà-la no meu coraçao.

    Zizianos unidos, me ajudem a pelo menos tentar convence-la :-))))))))

    ResponderExcluir
  8. Parabenizo o Blog,e tenho muita admiração por sua arte de cantar e encantar quem a escuta.Beijos e Sucesso Sempre.Sua fã.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a LÚCIA que a história daria um excelente enredo de filme ou novela.
    No meu delírio já imaginei um "Per amore" numa versão alternativa em que contaria a história do seu Giuseppe se ele tivesse casado com Clotilde. Chama o Zé Possi aí Zizi. rs.
    Ao cair na real, percebi que se essa história tivesse dado certo, o seu Giuseppe teria ficado na Itália e, nesse caso, nós brasileiros, não poderíamos contar com a rica musicalidade da nossa PICCERILLA.

    Beijos. BETO NOIA

    ResponderExcluir
  10. gente, esqueci de mencionar no meu post, porque que lembrei de escrever sobre a musica "noite chei de estrelas depois que li o post acima da Zizi, é que o senhor da barraca de coco, que tinha e ouvia o cd do Vicente Celestino, se chamava "pepe", que creio eu é um apelido carinhoso para aquele que se chama Giuseppe na Italia, como o senhor Giuseppe Possi, e claro esse senhor pepe também tinha uma historia de amor linda pra contar...

    ResponderExcluir
  11. ZIZI e zizianos
    força sempre, orações no coração e na alma, que seu pai esteja muito bem, hj e sempre, e a vc zizi que todos os anjos te deem força e coragem para superar todos os obstaculos,
    abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas