A sensação é de que o tempo abriu uma fenda, em que a cronologia fica sem frente nem verso, e as contas não fazem mais sentido.
Parece que entre a manhã de sábado e esta noite de segunda, atravessei uma eternidade.

No sábado houve uma carga emocional estupenda. Eu tinha um show marcado há meses - era uma ocasião realmente indaiável, atrelada a celebrações que envolviam muitas pessoas vindas de longe, e enfim um monte de situações sobrepostas que sofreriam um desastre bíblico se eu cancelasse.
Foi uma benção não ter cancelado.

Muito, mas muito difícil mesmo. Uma situação de limite emocional.
E aí mesmo, no lugar do limite, tive insigths importantíssimos.
Talvez eu tenha experimentado um pouco da sensação de eternidade.

Quando o choro queria me arrebatar no meio de uma frase, uma respiração mais longa me mostrava meu pai em mim. No DNA, nos meus gestos, em pequenas ênfases, na emotividade.... e entendi que vivemos uns nos outros, e que talvez passe por aí a idéia e o princípio da eternidade.

Entendi que isso sou eu, isso é ele em mim, eternamente misturados nos nossos melhores, naquilo que vale a pena eternizar.
Entendi também que se não mergulhar neste sentido, talvez fique condenada a ter pena de mim mesma, e corra o risco de eternizar a perda em vez de eternizar o ganho.
O ganho de ter nascido filha dele, de ter tido a benção de receber sua proteção e sua mão me guiando, seus princípios fundamentando os meus.

Consegui cantar quase sem chorar. E mais uma vez, a música e meu pai me salvaram.

O dia seguinte talvez tenha sido um dos dias mais difíceis que eu já vivi.
As fichas ainda não caíram direito. Vêm e vão, como a maré.

Eu não sabia, sequer cheguei perto na imaginação, do tamanho da encrenca que é "realizar" uma perda deste porte.

Que ano este de 2009, não?

Teria sido muito mais difícil sem o carinho e o suporte de vocês.

Obrigada, do fundo do coração!

Um beijo imenso no coração de todos, e até djá!

Comentários

  1. Zi,me surpreendo a cada dia com toda sua força.Fico muitíssimo feliz em saber que nosso carinho contribui pra isso.

    Sabe que acompanhado o que vem acontecendo em sua vida nesses últimos tempos, você deixou de ser apenas minha cantora favorita.Hoje te tenho como um ícone de força, superação e perseverança.
    Ainda tenho muito o que aprender com você.Adoro tudo isso,mesmo!

    Fique sabendo, nosso carinho não vai te faltar nunca!Conte conosco sempre.

    Um beijo grandão e um abraço apertado!

    Dani

    ResponderExcluir
  2. ZIZIZINHA QUERIDÍSSIMA!!

    NOSSA, CHOREI DE EMOÇÃO AO LER ESSE SEU TEXTO, LINDÍSSIMO!!CHOREI DE EMOÇÃO TAMBÉM AO LER A NOTÍCIA DO FALECIMENTO DO SEU PAI,
    POIS ENTREI NO BLOG UM MINUTO DEPOIS QUE VOCÊ POSTOU.
    ME SENTI MUITO ENVOLVIDA NESSES DIAS EM QUE ELE ESTEVE DOENTE, AINDA MAIS DEPOIS QUE VOCÊ POSTOU AQUELE VÍDEO COM ELE ,LÁ NO HOSPITAL.
    TODAS AS ORAÇÕES QUE FIZ PARA ELE, TINHA A SUA IMAGEM PRESENTE,NOS ENVIANDO AQUELE BEIJO.
    QUANDO SOUBE DA SUA PARTIDA VOLTEI AO VÍDEO ,REZEI PARA ELE
    E PUDE ME DESPEDIR ,OLHANDO A SUA DOÇURA!!
    ZIZIZINHA,TER PARTICIPADO DESSA CORRENTE DE ORAÇÃO PELA SERENIDADE DELE,FOI MUITO IMPORTANTE PARA MIM, ME ENVOLVI POR AMOR A VOCÊ, MAS POR MUITO CARINHO POR ELE TAMBÉM!!!PODE TER CERTEZA QUE CONTINUAREI REZANDO POR ELE SEMPRE!!

    NO DOMINGO ,EU A ANGÉLICA COMENTAMOS SOBRE O SEU SHOW DE SÁBADO, CHEGAMOS A PENSAR QUE VOCÊ TIVESSE IDO,MAS ACHAMOS QUE SERIA DEMAIS.QUE BOM QUE VOCÊ CONSEGUIU,
    PARABÉNS PELA FORÇA E PELA CORAGEM!!PODE TER CERTEZA QUE O SEU PAI REALMENTE ESTEVE LÁ TE DANDO FORÇAS ,TE APLAUDINDO E TE AGRADESCENDO POR SUA VOZ E SUA LUZ!! ELE DEVE ESTAR MUITO FELIZ POR TER PASSADO POR AQUI E TER NOS DEIXADO ESSE PRESENTE ABENÇOADO QUE É VOCÊ!!

    AMIGA ,VOCÊ É LINDISSIMA ,UMA ALMA
    ILUMINADA,TRANSFORMADORA!!

    TE AMO MUITO,TE QUERO VER BEM DE SAÚDE,CHEIA DE ESPERANÇAS,DE FÉ E DE ALEGRIA!!

    FIQUE COM DEUS,SEMPRE!!

    BEIJOCAS NO CORAÇÃO,CARMINHA.

    ResponderExcluir
  3. Minha Zi,

    Fiquei muito emocionado quando li seu depoimento sobre o show que fez no sábado, mesmo depois do que aconteceu. Em respeito ao seu público, por amor ao seu pai, e como uma forma de homenageá-lo, você assim o fez.

    Não sei se estou parecendo ridículo colocando isso (se estiver, me desculpe, não era minha intenção), mas seu gesto me fez lembrar o que aconteceu em 2004com a cantora Celine Dion. Não estou aqui para julgar o seu estilo musical, estético, enfim, mas o gesto que ela, como profissional, como uma filha que amava demais o seu pai (pessoa que sempre a apoiou em todas as suas escolhas) fez quando decidiu por fazer um show em Las Vegas no dia do falecimento dele. Momento muito difícil, muito emocional, mas que ela assim o fez pelo respeito ao seu público e amor ao seu pai (a quem ela dedicou o show daquela noite). E o momento em que ela conta para o público o que estava acontecendo na sua vida particular naquele dia foi documentado (está em inglês, se vc tiver dificuldade em compreender o que ela diz, eu posso traduzir):

    http://www.youtube.com/watch?v=39HCnw5Yn6w

    Zi, não tenho palavras para dizer o quanto achei lindo o que falou sobre o fato de seu pai hoje estar eternizado em você, nos seus traços, na sua voz, na sua música, no seu talento, no amor com que você abraça o mundo. Isso é a magia e a beleza da continuidade. Seu pai está em você, assim como está na Luiza, estará nos seus netos, bisnetos...

    Obrigado por existir em nossas vidas, minha Zi. Somos muito gratos ao Seu Alberto por ter nos deixado esse legado.

    Um beijo muito carinhoso.

    Estamos aqui.

    Manoel.

    ResponderExcluir
  4. Sabe aquele livro precioso que você morre de saudade antes mesmo de concluir sua leitura e, por isso mesmo, começa a economizar na leitura buscando uma forma de eternizá-lo? Foi essa mesma sensação que tive agora ao ler seu depoimento. Suas palavras são alimentos pra vida e pra alma. Sinceramente, depois de fazer parte desse pedaço virtual de você, não sei quem admiro e amo mais, se a cantora ou o ser humano Zizi Possi. Obrigado por tudo!
    Estamos aqui, bem pertinho...você sabe onde.

    ResponderExcluir
  5. Olá Zizi!

    Acabo de ouvir "Nunca" na rádio USP. E isso me traz tantas recordações. Lembro-me que, na época, estava na trilha sonora da novela Olhai os Lírios do Campo. Eu fazia o primeiro ano na Faculdade de Comunicação e queria um ídolo que fosse do meu lugar, da Zona Leste de SP, que servisse de referência prá mim. Encontrei você cantando Meu Amigo, Meu Herói.
    Hoje, pensando em você, no seu Alberto e no seu Giuseppe fui à Internet buscar a história do Brás, tentando situar sua família no tempo daquele espaço. Passei pela igreja Bom Jesus do Brás e por todas as outras referências. Aprendi mais um pouco de você que estava bem próxima de mim na minha infância, na Vila Carrão.
    Por essa razão foi que no dia do Encontro disse que adorava suas dicas, só que faltou dizer que você foi minha referência não só cultural, mas geográfica também, uma vez que é um ícone nacional provinda de uma região da cidade que, à época, contava com poucos nomes de peso.
    Por isso é que sua história me emociona tanto. A Geografia, os bairros, as ruas, a minha italianisse, ainda que mesclada, tudo isso mexe muito comigo.

    Um beijo.

    BETO NOIA

    ResponderExcluir
  6. Zizi
    Antes de ler estas palavras tão puras ouvi você junto com a Ana cantando "Ruas de Outono" no dvd dela... impossível não se emocionar, impossível!
    Sinta sempre essa legião de zizianos que te ama e lembre-se sempre que essa energia brota em você!
    Sinta um abraço, mágico, sincero e profundamente emocionado!
    Um grande beijo
    Marcus Kemps

    ResponderExcluir
  7. Doçura, só tenho a dizer que a experiência de acompanhar você neste tempo todo tem sido uma das mais ricas e gostosas da minha vida.

    Embora ainda desconheça muitas das sensaçoes que você descreve, ler você sempre deixa alguma coisa: um importante ensino, uma crise de riso grave, uma ´pedrinha no sapato´ daquelas que fazem parar um pouco e pensar, ou até uma expressão de gíria brasileira que -Deus é meu testemunha- nunca tinha ouvido.
    Isso todo me faz escolher estar perto de você.
    Então, sou eu que agradeço pela sua imensa generosidade conosco e por cuidar tanto da gente.
    Gracias, gracias!

    Besos mi Rani!

    ResponderExcluir
  8. Zizi querida, so poderia vir de voce mesmo, tanta força e tanto amor misturados, voce é mesmo uma guerreira, umas das mais forte e sensiveis que ja conheci, te admiro muito e se isso é possivel a cada dia gosto mais e me espelho mais em você, suas palavras como sempre foram lindas, seu pai com certeza esta muito orgulhoso de voce e nós tambem estamos.
    Que bom que posso compartilhar estes momentos com você, que bom ter você em minha vida e pode ter certeza que você e nossos amigos Zizianos ja me ensinaram muito.
    Obrigada e pode ter certeza que estarei aqui ao seu ladinho sempre.
    Beijos, carinhos e muitos e muitos abraços em você.
    Cris

    ResponderExcluir
  9. Querida!
    Também me emocionei muito com suas palavras e com sua atitude de fazer o show, mais um aprendizado com Zizizinha, que tá aberta a receber nosso carinho mas em nenhum momento deixa de dar muito mais pra nós.
    Te vejo tão inteira nesse blog, tão real, tão verdadeira, confesso estou como o ziziano Toni, não sei quem admiro e amo mais, se a cantora ou o ser humano Zizi Possi. Tenho pensado nisso desde o "encontro" em que você foi tão generosa, tão amiga, tão presente mesmo... enfim, é bom gostar de você, faz bem, evoluimos com tanta troca, aprendizado..
    Fique com meu carinho, minha admiração, minhas melhores vibrações e não esqueça seu papi só mudou de plano, se fechar os olhos e se concentrar poderá percebê-lo sempre em você e com você.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Querida Zizi, você me disse no encontro que atrás de um grande homem tem sempre uma grande mulher, e isso é a pura verdade e você é um exemplo de mulher batalhadora, determinada, perseverante e faz com que cada dia te admiramos mais, tenha certeza que você é um orgulho para seu pai, seus familiares, seus admiradores, amigos, fãs, zizianos, conte sempre com nosso carinho que é sincero e verdadeiro.
    Marcelo Rodrigues.

    ResponderExcluir
  11. Uma estrela jamais perde o seu brilho.Minha querida Zi,és um ser admirável.

    ResponderExcluir
  12. Zi,

    Ao ler seu depoimento emocionado, tive vontade de dizer-te que sua força, sua coragem, sua bravura vêm do seu pai e deixam uma única certeza: a de que o amor que você tem por ele te permite transmitir esse sentimento sublime em pequenos atos e gestos. Quando precisa dele, sente sua presença e descobre que nunca estará só.

    Por enquanto dói, eu sei. Mas com o tempo você conquistará o consolo ao pensar nos bons momentos, ao resgatar as lembranças.

    Seus sonhos ganharam aliado, sua independência ganhou acompanhante. E sua vida ganhou um anjo.

    Beijos e carinhos,

    Laurinha.

    ResponderExcluir
  13. Zizi
    Tive que tomar fôlego para conseguir ler até o final as suas palavras, vc conseguiu traduzir um momento de muita dor mas também de muito aprendizado, que prazer imenso em saber que o mundo não está tão perdido como muita gente diz, existem pessoas como vc, com toda essa sensibilidade, generosidade e profundo conhecimento da essência humana, tenho um prazer e orgulho imenso de te admirar não somente como cantora, mas como um ser humano único. Que Deus lhe dê todo o conforto e acalento para poder caminhar com a saudade sim, que será eterna mas uma saudade serena sem dor. Grande beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  14. Zizi, daqui da Bahia só posso pedir a todos os Santos que te iluminem e sustentem. Um grande abraço cheio de luz e amor.

    ResponderExcluir
  15. muitas pessoas valem apenas o hoje,
    vivenciar Voce vale a vida toda..
    sua presença, a sua maneira de ser para nós, ja afasta qualquer manifesto negativo,que historia mais que perfeita de superação, de amor,
    por favor,exista sempre, a necessidade que o mundo tem de pessoas iguais a Voce é imensa.
    uma pessoa que mostra em gesto o que é o Amor.
    é fascinante saber que na dor, encontrou um tom certo de ensinar a todos recomeçar...
    Zizi,que o verso e o reverso da sua existencia seja sempre um lugar onde possamos ancorar e sentir esse porto seguro de exemplo e redescoberta em saber doar-se.
    .. por todo sentimento vivido..
    humildemente, meu muito obrigado

    ResponderExcluir
  16. Zizi,

    Meus votos de força, sabedoria e paz na sua mente e no seu coração.

    Um bjo com afeto,

    Amanda

    ResponderExcluir
  17. Zi, voce brilha cada vez mais e transmite uma profunda elegância em seu modo de ser e viver. Quanta dignidade! Quanta generosidade!
    Peço licença aos zizianos queridos para emprestar suas manifestações tão carinhosas.
    Que a Paz seja com todos!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  18. Minha querida...
    Que beleza nas tuas palavras...
    Pode ter certeza que seu pai te aplaudiu emocionado e confirmou o orgulho de ter você como filha.

    Estamos aqui,de plantão para você.
    "...e sigamos juntos..."

    Um QC muito especial
    Adriana

    ResponderExcluir
  19. Zizi amore,
    que palavras lindas.
    Muito bom estar aqui no blog com todos vocês,recebendo sempre boas energias.
    Beijosss no teu coração também Zi.
    Fique com os anjinhos..

    .* . * . * . * . * . *
    .* . * (\ ***/) * . *
    .* . * ( \(_)/ ) * . *
    .* . * (_ /|\ _) * . *
    .* . * . /___\ * . *
    *. * . * . * . . * . *

    Beijoss Zizianos,
    saudades.

    ResponderExcluir
  20. ZIZI,
    MUITA FORÇA E QUE ESSA FORÇA BRILHE EM VOCÊ EM FORMA DE LUZ,AMOR E MUITO CARINHO..
    BEIJOS MIL
    GUTO - BELO HORIZONTE/MG

    ResponderExcluir
  21. Zi, é impressionante como você em uma fase difícil feito essa, consegue nos emocionar "e nos envolver em teus cabelos".
    Você é uma mulher especial, como te disse um exemplo que carrego para a vida inteira.

    Seu pai está em um plano melhor e rezarei para que ele seja bem cuidado. Pode ter certeza!
    As nossas orações por você se mantêm, um beijo enorme, você merece muito, o que seria de nós sem essa Zi maravilhosa e forte, e tão sensível! Parabéns por existir!

    Até Jazz!
    Marcel.

    ResponderExcluir
  22. QUERIDA mais que QUERIDA ZIZI...


    ACABEI DE CHEGAR EM CASA, LI SEU TEXTO QUE CLARO ME EMOCIONOU MUITO, FUI ENTAO PASSEAR PELO YOUTUBE E DESCOBRI A GRAVAçAO DE UM VIDEO ONDE VOCE CANTA COM A ANA CAROLINA - RUAS DE OUTONO.

    TENHO TIDOS UNS DIAS TRISTES, CONFUSOS, E CONFESSO QUE CHOREI A PARTIR DO MOMENTO QUE SUA VOZ TAO LINDA, E SUA SERENIDADE TOMAM LUGAR NO VIDEO...

    O CHORO SE DEU, POR LEMBRAR DE QUANTO TEMPO A SUA VOZ ME CAUSA TAO BOAS SENSAçOES, DE TANTA PAZ, DE TANTO AMOR, TANTA EMOçAO...E NAO PUDE CONPREENDER PORQUE A VIDA TEM SIDO ASSIM DURA COM VOCE.

    VOCE, QUE PELO SOM E PELO DOM QUE TEM NA VOZ, TEM MESMO O PODER DE NOS CURAR, DE NOS CUIDAR, NOS TOCAR O CORAçAO E A ALMA COM MOMENTOS TAO LINDOS, COMO ESSE DE AGORA...

    MUITO OBRIGADO ZIZI, POR NAO DESISTIR DE "VOCE", DE NÒS, MESMO QUANDO A VIDA SE MOSTRA BRUTA, SECA, ARREDIA...

    OBRIGADO A DEUS POR LHE TER CRIADO, E POR LHE TER FEITO FAZER PARTE DO MEU MUNDO...

    BEIJO NO CORAçAO, marquinhos

    ResponderExcluir
  23. ...quero ainda dizer que nesse momento, ouvindo "ruas de outono" na sua voz, me lembrei do que minha mae me disse no dia em que sai de casa pela primeira vez:

    "Meu filho, quando tudo parecer dificil e triste pra voce, volte pra casa, eu estarei de braços e coraçao abertos pra voce"

    ...acho que nesse momento triste, de agora, gostaria de te-la "bem mais que perto"...

    ResponderExcluir
  24. QUE COISA MAIS QUE LINDA

    http://www.youtube.com/watch?v=Vsfzv_TSqjE#

    ResponderExcluir
  25. Zizi, não estou tão presente em sua vida como familiares e amigos.Mas, acredite, daqui do meu cantinho sinto a sua dor.
    Faça de sua música uma prece de amor a seu pai. Ele com certeza estará lhe escutando junto ao Pai do Universo.
    Na verdade é o físico que vai.A essência.Essa continua viva. Não se acaba jamais! Portanto, seu pai continua "vivo" dentro de você.
    Com carinho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Zizi,
    Linda a suas palavras,
    "Tenha certeza que após a TEMPESTADE o SOL Surgira, Lindo e Belo e te confortará"
    Conte com a gente sempre que precisar, estaremos aqui de plantão pra te dar muito carinho e Amor!

    TE AMO!!!
    Beijos Com Muito Carinho e Você!
    Má =O)

    ResponderExcluir
  27. Zizi, até em momentos como esse, de uma 'perda enorme' destas, vc consegue passar seu positivismo e sua forma de encarar a vida... linda a forma que vc encarou seu show, eu não teria conseguido, na verdade tenho até medo de pensar no dia em que terei que viver esta situação que vc passou, pq meu pai é TUDO pra mim, um exemplo, um 'porto seguro', o primeiro AMOR DA MINHA VIDA... e já está com quase 79 anos... já passou a 10 anos a 'expectativa de vida' média dos homens brasileiros (conforme soube hoje pelo Jornal), e sofre com todas as mazelas que o envelhecimento traz: pressão alta, diabetes, colesterol, etc... mas é BRAVO no seu modo de ser, mesmo com a depressão e a 'nostalgia' o pegando aqui e acolá... acredito que ele é FELIZ, e nós, suas 5 filhas nos sentimos como vc... temos a HONRA de nascer filhas dele...

    Desculpe o 'livro', mas sua fala acabou por suscitar em mim isto tudo, só deixei correr, como as lágrimas correram ao te ler se referindo tão carinhosamente a seu pai...

    Um beijo carinhoso, de sua fã...

    Sandra

    ResponderExcluir
  28. Se dar ao amor é o que vc faz no palco zi,e isso é a maior prova de amor ,a doação,isso é o conforto maior e a salvação para nossas tristezas.
    Deus ja te deu o barco de escape e vc é a condutora de varias pessoas que como eu dependemos da tua voz para curar os nossos males.
    1000 bjs te amo muitíssimo,obrigado por nos dar mais essa lição de amor .

    ResponderExcluir
  29. Marquinhos meu doce...aí meu coração fica tão apertado de te ver triste...Tô aqui te escrevendo com os olhos cheios d'água.
    Que vontade menino de te abraçar e te dar muitos carinhos.

    Conte com a gente também,tá?

    Um beijo e um abração (bem quecezento em você).

    Adrianita

    ResponderExcluir
  30. FORÇA ZIZI, SEMPRE!!!
    COMO MUITOS JA DISSERAM EU AMAVA A CANTORA, HJ AMO A ZIZI EM TODOS OS SEUS MUNDOS!!!

    ResponderExcluir
  31. Adriana, cuore, obrigado pelo carinho que recebi muito feliz, e que de tao sincero que veio deu até pra sentir uma dorzinha na costela ;-)

    ...acredito em dias melhores e isso jà é bem bom...

    Fica com os anjos, beijinho, Marquinhos

    ResponderExcluir
  32. ZZ,
    Que texto lindo e emocionante...
    Concordo com todos que escreveram no blog!
    Linda a sua atitude de não desmarcar o show, no fundo a minha intuição dizia que você não deixaria de ir...
    Para muitos que não a conhece isso pode parecer um insensiblidade de sua parte, mas sabemos que não...
    Já fui taxada de insensível muitas vezes por fazer coisas que acredito, independente do que os outros irão achar, não há maior recompensa do que nos sentirmos bem e seguros....
    Tenha a certeza de que seu pai tb está orgulhoso por esse seu gesto..
    Continue seu caminho...
    Estamos com você!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas