Hoje aconteceu a missa pelo sétimo dia da passagem de meu pai.

À mim coube escolher o repertório de músicas que os músicos tocaram durante a cerimônia, e escolhi peças que ele amava quando eu tocava, ainda meninota, como a Serenata de Schubert, ou Arranjouez Mon Amour.
Me deixei levar pela música, pela emoção de me ver rodeada de parentes e amigos, e poder sentir na pele a diferença que faz esse calor amoroso, sem o qual a vida fica dura demais.

Meu irmão José, escreveu e falou um texto lindo sobre nosso pai.
Tudo verdade.
Esse homem que não conseguiu concluir seus estudos primários, foi no entanto a primeira pessoa a nos apresentar Sócrates, Platão, Parmênides e Pitágoras.
Ele que aceitou como missão, ser pai, em toda plenitude que esta palavra significa.
Que orgulho o nosso, e que sorte maravilhosa - a de termos vindo dele, termos em nosso DNA as informações da sua bondade e elegância, e nos nossos corações e mentes, as lições de espiritualidade que ele ensinou ao longo de toda a sua vida, apaixonada e incessantemente.

Desculpem meus amigos, se novamente falo em meu pai, mas seria desonesto se não o fizesse, uma vez que sua passagem é tão recente, e ele está tão presente no meu coração e mente.

Quero agradecer aos que foram pessoalmente prestar sua homenagem e trazer seu carinho.

E quero agradecer também aos que não estiveram lá pessoalmente, mas sei, oram por ele na trezena da Carminha, no carinho do Vladimir e do Marquinhos Vital , nas buscas do Betonoia, na dedicação do Renato, no carinho da Adriana, do Manoel, da Cris Zampiere, Iracema, Nei Lee, Marcel, Dani Mota, Toni de Menezes, Markus Kemps, Paulinha, Telma, Laura, Waldja, Marcia Ricco, Mariana, Marcela, Guto, Sandra, Beto Sandall, Ronaldo, Angélica, Moretto Valente, Daniel, Douglas, Marcelo, Carlos, Celsinho, Cláudio, Fernanda, Paticabral, Katy, Bruno, Luiz Felipe, Lúcia, Vinícius, Jorge Luis, Paulo Roberto, Andrezinho, Márcia Ganesha(RJ), Júnior, Izilda, Esperança, Magnólia, Vanderley, Deco, enfim...

Saibam, de verdade, que o suporte amoroso que me dão, é um presente de valor incalculável, e que eu amo muito.
Obrigada people!

Agora vou descansar, e rezar mais um pouquinho, com vocês no coração.
Até djá!

Comentários

  1. Zizilinda,

    Duas coisas:

    1. Devemos falar sobre aquilo que queremos, que temos necessidade e que nos causa conforto ao ser expresso. Não se desculpe nem meia vez por falar em seu pai. Nós sempre queremos ouvir.
    2. "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Portanto, também não há razões para agradecimento.

    A missa de 7º dia é, de fato, um momento especial por não estarmos mais tão à mercê da notícia - por mais que ela seja esperada - e, por isso, termos a capacidade de enxergar a grandiosidade tanto da pessoa que se foi, quanto a divina, que nos permite estar rodeados por familiares, amigos e admiradores daquele que foi excepcional em vida e, com toda certeza, será na eternidade, sempre protegendo, guiando e amando.

    Às 19h (20h no horário de Brasília), será iniciada outra corrente de orações e desejos de paz eterna para o seu pai. Então é bom que todos pensem nele.

    Beijo em todos,

    Laura.

    P.S: Zizi, tentei enviar uma mensagem por e-mail para você, mas não sei se tinha o endereço correto. É um do uol? Chegou?

    ResponderExcluir
  2. Zizi,

    Tudo o que você fala de seu pai é simplesmente lindo. Fale sempre! Falar de amor, falar de quem amamos, nunca é demais, nunca mesmo.

    Querida, cuide de seu coração, que é tão grande e tão lindo quanto a sua voz e sua presença.

    Beijos calorosos.

    Cláudio

    ResponderExcluir
  3. OI ZIZI, que lindo ver e poder até sentir o seu carinho e amor pelo senhor Giuseppe Possi, que pelas suas palavras no texto acima, somente posso crer foi mesmo um homem de bem e para o bem, de verdade uma pessoa muito especial de quem voce herdou somente o melhor...

    Muito bom mesmo saber mais desse senhor que te educou tao bem, que te ensinou tantas coisas boas e bonitas da vida, e que assim lhe permitiu ser quem voce é pra sua familia, pra nòs, pro mundo...

    DESCANSE EM LUZ E EM PAZ SENHOR GIUSEPPE POSSI

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga Zizi (olha que chick falar assim), minha linda a partir do momento em que nos tornamos mais que fãs, e que você se mostrou tão inteira conquistando tanta gente, fica difícil não querer saber tudo o que a envolve, nos interessa sim, e falar no seu pai é tão lindo e tem mostrado tanta delicadeza e amor, que a gente acaba sim, vivendo e sentindo junto a você toda essa fase... e gostando de verdade do seu papi e vibrando com muita força pra que ele fique muito bem.
    Você já faz parte da vida de cada um de nós e temos muito orgulho em ter um ser humano tão especial por perto.
    Fique com Deus, se recupere, se fortaleça, que estaremos aqui sempre de braços abertos.
    bjus

    PS.: ainda não tenho seu e-mail, buaaaaáaaaaáaaaá

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Zizi

    Adorei o repertório da missa. Deve ter sido tão emocionante quanto foi o sonho com seu avô contado no "Per Amore".
    Hoje pela manhã mentalizei e pedi pela alma do seu Alberto. A certeza é só uma: a luz que ele emana é notória. Agora ainda, mais do que antes que já dava prá notar quando o vi na televisão, no programa da Hebe.
    Ao contrário do que se pode pensar, agora a proteção dele para você só aumentará.
    Fique com Deus.

    Um beijo. BETO NOIA

    ResponderExcluir
  6. Zizizinha querida!!

    Pensei o dia todo em você!!
    Pensei também em ter ido à missa, mas sei que esse momento é muito íntimo da família.
    Pela manhã, por volta das 10h,rezei muito por ele ,por você,por sua mãe e irmãos,pela Luiza e demais familiares.Mais tarde,no meu trabalho,quando sempre fico tocando piano enquanto
    os aprendizes trabalham em suas oficinas,escolhi 3 músicas e as dediquei ao seu pai:-JESUS ALEGRIA DOS HOMENS(BACH),TORNA A SURRIENTO(ERNESTO DE CURTIS) DE VIAGEM (JOÃO DE AQUINO E PAULO CÉSAR PINHEIRO).

    VISUALIZEI O SEU PAI NESSES TRECHOS DA MÚSICA.

    "...Minha poesia ,anda, se prepara,
    traz uma cantiga,
    vamos espalhando músicas no ar.

    ...Oh poesia ,me ajude,
    vou colher avencas,lírios,rosas,
    dálias,pelos campos verdes
    que você batiza
    de JARDINS DO CÉU...

    ZIZIZINHA AMADA, PRA VOCÊ ESCOLHI
    TOCAR A MÚSICA QUE MAIS ME LIGA A VOCÊ, PELO SEU SIGNIFICADO PARA MIM,PELA LETRA FALAR SOBRE A LUA, SUA ETERNA CONFIDENTE E AMIGA,E POR SER LINDÍSSIMA,PRINCIPALMENTE NA SUA INTERPRETAÇÃO:"MELODIA SENTIMENTAL(HEITOR VILLA LOBOS E DORA VASCONCELOS).

    AMIGA, ESSAS FORAM AS FORMAS DE EU ORAR POR VOCÊS, PEDIR MUITA LUZ ,
    PAZ E SERENIDADE.

    OBRIGADA POR TER NOS ENVOLVIDO NESSA SUA HISTÓRIA DE VIDA,NESSA SITUAÇÃO TÃO DOLOROSA,MAS INEVITÁVEL!!
    PODE FALAR DELE SEMPRE QUE SENTIR VONTADE,VAMOS OUVÍ-LA COM CARINHO!!

    QUANTO A TUDO QUE VOCÊ NOS FALOU DO SEU PAI,SÓ ME FEZ ADMIRÁ-LO, RESPEITÁ-LO E AGRADECÊ-LO, POR TER SIDO ASSIM E POR TER DEIXADO EM VOCÊ O QUE HÁ DE MELHOR NUM SER HUMANO,TUDO O QUE VOCÊ É ,E COMO É,UMA PESSOA DIGNA,UM ESPÍRITO DE LUZ,UMA ESTRELA MAIOR!!!

    ZIZIZINHA, ACREDITO QUE A MISSA DE SÉTIMO DIA É UMA CERIMÔNIA QUE MARCA A REALIZAÇÃO DO ACONTECIDO,DA PASSAGEM, É QUANDO TODOS ENTREGAM O ENTE QUERIDO NAS MÃOS DE DEUS ,NA SUA MORADA ETERNA.PENSO QUE À PARTIR DE ENTÃO,A DOR VAI ABRANDOANDO, AOS POUCOS, A SAUDADE VAI BATENDO,MAS TODOS VÃO FICANDO MAIS CONSOLADOS E SERENOS!!


    AMIGA, DESCANSE, SE CUIDE,TENHA FÉ
    QUE DEUS ESTÁ TE CUIDANDO!!
    AMO VOCÊ!!

    BEIJOCAS NO CORAÇÃO,TODO O MEU CARINHO!!!!
    CARMINHA.

    ResponderExcluir
  7. Zi, penso que essas canções devem ter te remetido a sua época de infância, em que você as tocava pra ele.
    Posso imaginar a emoção!

    Um homem de importância imensurável em sua vida e que te deixou tantas lições, deve ser lembrado e falado sempre, sem precisar se desculpar por isso.

    Descansa bastante!
    Um beijo muito carinhoso e um abraço forte!

    DaniMota

    ResponderExcluir
  8. Isso é uma das riquezas q a vida nos dá ,ter saudade ,no começo doi ,mas com o tempo fica sereno gostoso ter essa doce lembrança d quem se ama a foi ao encontro do menino Deus.
    Zi ,cantou certa vez o nosso rei roberto.
    A voz dos ventos na canção de Deus responde todas as perguntas.
    Eu achei essas respostas ,vc tbm vai achar ,tenho certeza
    bjão ,paz e bem te amo
    Douglas

    ResponderExcluir
  9. Lindas palavras...

    Nunca devemos nos cansar de falar sobre algo ou alguém que nos faz bem...

    Isso só eleva os nossos pensamentos, as nossa vibrações!!!

    É muito importante que nos lembremos das pessoas que já se foram de uma forma alegre, emanando sempre boas vibrações, porque elas também sentem "do lado de lá"

    Continuemos orando e vibrando pelo seu Alberto e por todas as pessoas que nos são caras, sempre imaginando-as felizes em sua nova caminhada....por que a vida continua....

    Zizi, um beijo no seu coração!!!

    Bjs prá todos tb!!!

    ResponderExcluir
  10. Gente!!!

    Cadê o Robert?????

    Sumiu daqui e do Orkut!!!

    Robert, Querido...

    Saudades de você!!!
    Mande notícias..........

    ResponderExcluir
  11. Olá qrida Zizi!
    Não pude estar presente fisicamente, mais estive em pensamento e oração. Cada palavra que vc diz refente a hombridade do seu pai, é nítido em vc e na Luiza!
    Um bjo com muito amor para vc, Luiza e toda sua família!
    Fiquem com Deus!

    Maabia

    ResponderExcluir
  12. Estou indo dormir, mas não sem antes lhe dizer, Zizi, que não existe dia ou noite, há mais de 20 anos, que o meu coração, não lhe faça visitas. Descanse, por favor. Você é muito preciosa!!

    ResponderExcluir
  13. Xuxuzzinha...

    É PURO PRAZER te ler sobre seu paizão!! Sr Alberto é o Máximo mesmo!! Está do lado de Deus te monitorando até qualduer dia desses, e por aqui vamos nos cuidando e alimentando-se de momentos bons!!
    Que seu coração esteja um pouco mais aliviado, pois agora é a hora de grudar na Mamãe Tereza...ELA é quem realmente vai precisar muito!!
    Muita Luz...Sempre juntos!!

    ResponderExcluir
  14. Zizi querida,
    eu estava sim presente em pensamento,rezei e ainda irei rezar um pouco mais como faço todas as noites,familia Possi e os Zizianos estão entre minha orações. =)
    Hoje cedo,já tinha deixado uma mensagem pra Luiza.


    "Seu Alberto,fique em paz."


    (\ /)
    ( \(_)/ )
    (_ /|\ _)
    /___\

    Beijoss Zi,
    fique com os anjinhos.

    ResponderExcluir
  15. Momentos assim são a mais pura emoção, a mais linda homenagem, que eu tenho certeza, que as almas todas também se comovem.
    Mas ele estará sempre presente, sei que será assim, porque ainda vejo meu pai no portão a me esperar, e já se foram dois anos que partiu. Mas é uma saudade boa, alguém que nos amou de modo tão perfeito, jamais deixaria um dos seus tristes.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. LUSI AMIGA ANE,LOGO DE MANHÃ BOM
    DIAAAAAAAAAAA,UM LINDOOOOOOOOOOO DIAAAAAAAAAAA DE MUITA ALEGRIAAAAAAAAAAA,COMEMORAÇÕES,
    ABRAÇOS E BEIJINHOS SEM TER FIM!!!
    PARABÉNS,SAÚDE E TUDO MAIS O QUE HÁ DE BOMMMMMMM!!!

    BEIJOCAS NO CORAÇÃO ,CARMINHA.

    ResponderExcluir
  17. Zizi

    Neste espaço que é seu e que também é nosso, no qual estás sempre inteira e verdadeira, tem que ser assim mesmo.
    Queremos ouvir o que quer que seja vindo de você. E falar de seu pai é falar de ti...
    Achei linda esta visão do DNA que comentaste aqui e no posto do dia 30/11. Este DNA que está contigo e que te acompanha, ou seja, estás com ele!

    E deves sentir muito orgulho de ser filha dele sim. Aliás você mostrou este orgulho (tanto dele como de sua mãe) ao levá-los não só no Programa da Hebe, mas também há anos atrás no programa TV Mulher. Este último foi minha mãe quem me contou na época, pois infelizmente não consegui ver. Poucos cantores fizeram o mesmo com os seus pais!!

    E tenho certeza que ele teve muito orgulho de ser seu pai e que sua parte como filha foi cumprida.

    Zizi, que feliz que tu és!!!


    Beijos

    ResponderExcluir
  18. ZIZI,várias vezes ao dia, rezei...
    sentia paz!
    O teu pai,já faz parte das pessoas
    que lembro,que já partiram....mas
    que continuaram em nós.
    Que emoção,deve ter sido à missa.
    Para mim,vou lembrar dele sempre,
    quando for algo ligado a família Possi.
    e na tua existência..........
    carinho,e muito , muito mais Luz.
    sinto paz,falando contigo(neste momento).

    ResponderExcluir
  19. ZIZI...
    TODO CARINHO,RESPEITO E MUITAENERGIA NESTES DIAS DE MOMENTOS DIFICÉIS,MAS QUE TEU PAI SEJA SEMPRE ETERNIZADO COMO UMA PESSOA ESPECIAL..
    ESTE AMOR É LINDO E MUITAS E MUITAS COISAS DIFERENTES,MAS BOAS.
    UM BEIJO E MUITA PAZ

    ResponderExcluir
  20. Meiga Zi, todo o auténtico é sempre bem-vindo. O problema seria fazer como se nada tivesse acontecido, não é mesmo?
    Achei muito lindas as palavras do Zé Possi, linda homenagem.
    Escolhemos estar aqui, Zi.

    Personitas lindas, un beso en cada uno!
    Ranette, forte abraço!

    ResponderExcluir
  21. Não há nada o que se desculpar, estamos aqui porque sentimos prazer em fazê-lo, e estar aqui em comunidade significa uma relação fraterna ponderada SENTIMENTOS... Que Deus te proteja e te dê uma vida longa e com saúde, pois tu trazes iluminação às nossas vidas!
    Amoooooooooo demaissssssss
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  22. LUSIANE

    Quero lhe dar um beijo bem gostoso neste seu dia (virtual, mas real). Te acho muito especial. Admiro seu bom humor, sua alegria, sua espontaneidade.
    Continue sempre assim.
    Feliz aniversário!

    BETO NOIA

    ResponderExcluir
  23. Zizi amada,

    linda a mensagem, a emoção que ela nos traz.
    Não tem como você não falar de uma das pessoas que você mais ama.
    Realmente é lindo quando podemos reunir toda nossa família, e as pessoas queridas.
    Mas podes ter certeza que lá de onde o Sr. Alberto estiver, vai estar vendo o seu carinho com ele, e vai ter amado a escolha das músicas.
    Sem dúvidas ele estará sempre por perto de você!

    beijos Zizi e Zizianos.
    Um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  24. Zi minha querida!

    Nós que agradecemos por deixar fazermos parte da sua vida, e nos permitir um pedacinho desse seu imenso coração!

    Carminha, adorei o que você escreveu, vou aprender a tocar Melodia Sentimental por causa disso. E sim Zi, essa também será
    uma maneira de lhe passar conforto e um pouco de todo o carinho que sinto por você, sua pessoa, sua música.

    "Essa menina, essa mulher, essa senhora, em quem esbarro a toda hora no espelho casual, é feita de sombra e TANTA LUZ" (Essa Mulher - Joyce/Ana Terra).

    Zi, nesse trecho eu vejo você com toda sua luz e essa áurea de paz que nos transmite, mais uma vez obrigado por existir, e a cada dia mais sigo seus passos como exemplo, uma guerreira!

    Fale sim do seu pai, seus sentimentos são importantes para nós, se está triste ficamos tristes e se está alegre, ficamos alegre.

    Um Beijo Enorme Para Você!!

    Até Jazz!!
    Marcel.

    ResponderExcluir
  25. Olá Zizi,
    realmente a passagem é um momento dolorido para quem fica e para quem vai, é uma transformação, eu estou rezando todos os dias por vc e pelo seu pai,
    beijos e força
    abraços

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. oi bonitinha, só hoje pude me atualizar dos posts do blog, o coração do meu vovô deu um sustinho e como meu pai é hipertenso fiquei naquele desespero esta semana: off de tudo, mas graças a deus as coisas estão melhor. O que eu queria escrever mesmo é que fico muito feliz de saber que nossa mensagens chegam até vc e lhe ajudam, são mandadas com toda sinceridade dos nossos corações, pq vc é querida e cativa a todos nós, bjbjbj no seu coração e mais uma vez muita força pra vc!!!

    ResponderExcluir
  28. FlorZInha!

    Desculpas por falar do teu velho? Que isso!!!

    Dor dessas de "perder" quem a gente ama não passa nunca.. fato é que a gente vai é acostumando!
    Mas também que eles não nos abandonam, estão de algum modo e lugar olhando e zelando pela gente!

    Aposto que hoje ele está mais tranquilo, zelando por todos vocês. Querendo o melhor, como sempre quis!

    Cada vez que tu fala dele eu o admiro mais... grande homem o seu Possi! E se não bastasse, deixou no mundo presentes maravilhosos!!! Que vida iluminada!!!

    Carinho especial pra ti Zi, eu não tenho postado muito aqui... mas penso em ti e mando boas vibrações sempre que dá!!! De coração!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  29. Zizi
    Fale sempre do seu pai sim, pois ele é sinônimo de puro amor, e a gente sempre fica bem acompanhado quanto existe amor, meu imenso respeito por vc e sempre muita mas muita luz pra vc. beijos

    ResponderExcluir
  30. Não precisa pedir desculpas. Nós também estivemos contigo.

    ResponderExcluir
  31. Zizi, quando li seu texto , pensei muito se poderia escrever algo...
    imaginei uma lista de palavras..
    sempre me vinha na mente:
    GRATIDÃO..
    o que é ser grato hoje, e mais ainda o que se tem de merecimento em receber uma gratidão?
    Voce agradacer a todos, um gesto tão nobre, tão lindo de se ver...
    queria tanto que Voce fosse um espelho para as pessoas...
    que pudessemos enxergar essa imagem linda, essa alma tão proxima, tão verdadeira...
    que seja sua vida, as melhores canções, os melhores poemas, as melhores paisagens, os maiores acertos...
    Voce está me ajudando muito a superar um momento bem dificil na vida...
    muito parecido com tudo que esta ocorrendo , e saiba de uma coisa:
    nunca abracei e beijei tanto meu Pai como agora..nunca, ate hoje, senti que meu Pai me amava tanto..
    é magico essa oportunidade,essa vivencia...
    Gratidão é pouco para pedir que algo de muito mais maravilhoso aconteça a Voce e a sua Familia...
    considere apenas humildemente meu meu obrigado de alma e coração..
    seja sempre muito feliz Voce merece..
    grato e sempre a dispor..
    que meus aplausos chegue a Voce...

    ResponderExcluir
  32. Zizi, só hoje pude escrever em seu blog . Quero mais vez enfatizar que sua perda me sensibiliza, e com isso a faz mais presente em minha vida.

    Seu pai é sua luz.

    Na dimensão que ele estiver estará he enviando amor, muito amor!

    Fale, cante e converse com seu pai. Ele lhe ouvirá e se sentirá muito feliz.

    Fque em paz.

    Abraços sinceros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas