Pular para o conteúdo principal
Pelo menos para prevenir maiores danos, alguma notícia sobre as sequelas do grande tremor, começa a ser veiculada.
Acompanhem o que foi publicado na UOL:

23/01/2010 - 16h46
Capital do Haiti pode sofrer novo terremoto em breve, alertam especialistas
Publicidade


da France Presse, em Washington

Um terremoto tão ou mais violento que o que devastou Porto Príncipe no dia 12 ameaça a capital haitiana, advertiram os especialistas, insistindo na necessidade de reconstruir as infraestruturas da cidade segundo normas sísmicas rígidas, como as existentes no Japão ou na Califórnia (oeste dos EUA).

O Haiti continuará por várias semanas exposto a um risco importante de fortes tremores secundários, um fenômeno normal depois de um terremoto e que vai diminuir com o tempo.

O Instituto sismológico americano (USGS) avaliou quinta-feira em 25% a probabilidade de um ou mais tremores de magnitude 6 acontecerem durante este período.

O terremoto do dia 12, que matou pelo menos 111 mil pessoas, liberou grande parte da tensão acumulada nesta parte da falha Enriquillo. Porém, outra parte, localizada a leste do epicentro e diretamente adjacente a Porto Príncipe, pouco se mexeu, alertou o USGS.

O instituto se baseia em medições preliminares de deformação do solo realizadas com radares e perspectivas aéreas.

Acúmulo de tensão

De acordo com o USGS, esta parte da falha foi submetida ao mesmo acúmulo de tensão provocado pelo movimento das placas tectônicas da América do Norte e do Caribe, e pode liberar esta energia a qualquer momento.

"Os tremores anteriores no mundo e a história sísmica do Haiti indicam que terremotos de alta magnitude podem se repetir no mesmo lugar em um curto espaço de tempo", explicou à AFP David Schwartz, um especialista do USGS, citando o caso da Turquia em 1999, quando dois terremotos de magnitude superior a 7 foram registrados num intervalo de três meses.

Para Schwartz, este cenário pode se repetir em Porto Príncipe. "Nenhum de nós ficaria surpreso se isso acontecesse", afirmou.

A falha de Enriquillo ainda pode provocar um tremor de até 7,2 no Haiti, alertou, por sua vez, Eric Calais, um sismólogo francês da Universidade de Purdue, no estado de Indiana (norte dos EUA).

"Os tremores nesta região tendem a se repetir em sequência", afirmou, lembrando que nos três últimos séculos, terremotos de magnitude comparável ou superior ao do dia 12 abalaram o Haiti pelo menos quatro vezes, entre eles os de 1751 e 1770, que destruíram completamente Porto Príncipe.

"Prédios mais resistentes

"Como a região tem um passsado sísmico, é preciso reconstruir Porto Príncipe segundo normas sísmicas rígidas. O custo será mais elevado, mas é tecnicamente factível", afirmou Eric Calais.

Uma avaliação exaustiva do risco sísmico no Haiti, o país mais pobre das Américas, e nas demais nações do Caribe, permitirá melhorar as normas de construção e edificar prédios resistentes aos terremotos, explicou o USGS.

Isso requer, porém, estudos geológicos aprofundados das falhas e do solo, e tais estudos costumam demorar vários anos, segundo o instituto.

O Haiti foi negligenciado neste âmbito. Nos quinze últimos anos, somente duas equipes de geólogos e sismólogos se deslocaram ao Haiti, lamentou Calais, que participou de uma destas expedições e havia advertido para o risco de fortes terremotos.

O especialista deve viajar ao Haiti nesta segunda-feira para coordenar uma missão de avaliação, a primeira desde a catástrofe do dia 12.

Comentários

Iracema disse…
É isto aí Zezé,respeito com os idosos é tudo de bom,respeito com os animais e a natureza também,mas infelizmente a consciência da necessidade do respeito está escassa por aqui nos últimos tempos.Falando em tempo;Paulinha ainda lembro muito bem da tua viagem no ano passado e já estás aqui novamente,que alegria!Hum,alegria em alguns lares e em outros muita tristeza.Lívia chegou para a alegria de sua família inclusive de sua tia avó,porém por consequência da falta do respeito muitos,muitíssimos outros partiram trazendo dor e tristeza à humanidade.Deus também deve estar triste,diria que muito triste,pois nos presenteou com a vida e este maravilhoso planeta como lar,que também tem vida e seus fenômenos naturais.Assim foi e sempre será comentam os especialistas.Não deixar um fenômeno natural virar tragédia é competência exclusiva do homem.
Adoro este blog,necessito muito dele,pois aqui tem respeito,alegria,Paulinha e uma Deusa que se chama Zizi Possi.
caca disse…
POIS É PESSOAS, EU ACHAVA MESMO Q
QUE IRIA COMEÇAR A SAIR ALGUNS ARTIGOS SOBRE OS TERREMOTOS, POIS NAO DÁ PARA SE CALAR PARA SEMPRE!!
AS PREVISÕES NÃO SÃO BOAS PARA O HAITI, A PREVENCÃO ,PARA O FUTURO, AINDA DEVERÁ SER MUITO FUTURA,E , ENQUANTO ISSO ,OS RISCOS CONTINUAM!!
QUE DEUS OS AJUDEM, QUE A NATUREZA, SE POSSÍVEL FOR, SE ACOMODE , SEM DESTRUIR,SEM MATAR!!
SEI QUE QUERO O "IMPOSSÍVEL", MAS QUERO!!!

BEIJOCAS, BOM FIM DE SEMANA AMIGOS!!
CACÁ CARMINHA.
caca disse…
ZIZIZINHA E AMIGOS QUERIDOS ZIZIANOS!!
SÃO PAULO ESTÁ MAIS POPULOSA HOJE:
PAULINHA ,JÁ ATERRIZADA AQUI,
PROVAVELMENTE NO CAFOFO DA ADRIANITA!!
HÁ ESSAS HORAS , AS DUAS JÁ DEVEM ESTAR ROUCAS DE TANTO FALAR, AS ORELHAS DOS ZIZIANOS QUENTES E VERMELHAS, OS ASSUNTOS CORRENDO SOLTO...
QUE INVEJA BOAAAAAAAAAAAAA!!
SEJA BEM-VINDA NENAAAAAAAAAAAAA,
QUERIDA, AMADA E ESPERADA!!!
QUANDO VAMOS NOS ENCONTRAR???

EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!

BEIJOCAS NOCÊ E NA SUA ADRIANITA QUERIDAAAAAAAAAAAAA E MINHA QUERIDA TAMBÉM!!
PS: ADRIANITA, CUIDE MUITO BEM DA NENA PAULINHA!!

BEIJOS PARA AS AMIGASSSSSSSSS!!
ZIZIZINHA E ZIZIANOS , MUITOS BEIJOS TAMBÉMMMMMMMMMMMM!!

CACÁ CARMINHA.
wanderson disse…
Olá Diva. Gostaria de tomar a liberdade de reafirmar as coisas ditas antes, mas, desta, vez, com referências bíblicas, pois é importante que todos saibam que as Testemunhas de Jéova passam adiante aquilo que Deus (Jeová), quer. Porém, é condição sine qua non saber se temos a Bíblia como a palavra de Deus. Se é assim, acreditamos em tudo o que ela diz; se não, a descrença surge. Mas o fato é: o que o livro mais antigo do mundo diz pode parecer um grande filme de Walt Disney, mas o que desmente de modo absoluto este possível primeiro pensamento são os acontecimentos à nossa volta.
Em Mateu 24:7, Jesus diz: "Nação se levantará contra nação, haverá escassez de alimentos"; em Lucas 21:11 Jesus continua: "Haverá grandes terremotos", "haverá pestilências". E sobre as características das pessoas nos últimos dias: "Serão amantes de si mesmas", "amantes do dinheiro", "desobedientes aos pais", "desleais", "sem afeiçao natural", "sem autodomínio", "ferozes", "mais amantes de prazeres do que de Deus", "praticantes de uma forma de devoção piedosa que realmente não exerce poder nas suas vidas".
Zizi, por mais estranho que possa parecer, tais acontecimentos já estavam preditos há milhares de anos, mas preditos pelo filho de Deus, e não por simples mortais, como a profecia de 2012, que não tem base nehuma bíblica e, sem base bíblica, sem a participação de Jeová. E infelizmente você chegou perto disso, quando nossa querida Luíza foi assaltada dentro do carro, no trânsito. Tudo muito próximo de todos nós.
E veja como alguns cietistas, ou seja, pessoas não-religiosas, dão crédito a algo que eles não viram, mas sabem existir, que é Deus, precisando que tudo está relacionado a algo maior e supremo e, se este ser supremo de fato existe, porque não acreditar no que ele quer que nós acreditemos, uma vez que tudo está na Bíblia.

O astrônomo Fred Hoyle disse: "Toda a estrutura da biologia ortodoxa ainda sustenta que a vida surgiu do acaso. No entanto, à medida que os bioquímicos descobrem cada vez mais sobre a ssombrosa complexidade da vida, fica óbvio que as possibilidades de ela se ter originado por acidente são tão insignificantes que podem ser completamente eliminadas. A vida não pode ter surgido por acaso".

O professor de física Paul Davies externou: "Através do meu trabalho científico, passei a crer cada vez mais convictamente que o Universo físico foi arquitetado com tão assombrosa engenhosidade que não posso aceitar que seja apenas uma ocorrência irracional. Tem de haver, segundo me parece, um nível mais profundo de explicação".
Zizi, o que estou fazendo aqui, é cumprir uma ordem que Jesus Cristo deu a todos os que dizem seguí-lo e amá-loe, que está em mateus 28: 19 e 20: "Ide e fazei discípulos de todas as nações..."
Zizi, se você se interessar, posso mandar para algum endereço, caixa postal etc ( o que for melhor para você), mais informaçoês. Se não, aproveite a primeira oportunidade quando uma Testemunha de Jeová passar à sua frente.
Um beijo grande prá você e a linda Luíza.

Postagens mais visitadas deste blog

Existe uma música cuja letra diz   “recordar é viver”
Pois bem, eu digo o contrário. Viver, de verdade, é recordar…..
Daquilo que, intimamente, já sabíamos - mas não lembrávamos que sabíamos… Recordar através de uma palavra solta no ar, um gesto, uma intenção, um deja-vù… qualquer coisa se presta a ser um sinal que suga dos infinitos do inconsciente a lembrança vaga de fatos, mas muito sólida em conteúdo e sentido.
Lembrar disso tudo trás sentido ao viver, ao sofrer que faz parte, àquilo que temos de aceitar porque a impotência bate de frente….
O caminho dessas lembranças, pelo menos o único que conheço, está bem perto - ou melhor : bem dentro de nós. Há que se ter coragem = core ( coração + agir ). Há que enfrentar nossos próprios demônios e dragões, que guardam as portas de entrada da memória… Parece simples, mas não é. Um pequeno e único gesto, por menor que seja, nessa direção, acredite: é Hercúleo.
Bem vindo à complexidade - inevitável como o destino - que nos compõe, e parece cobrar sua aut…

Pensou que eu tinha esquecido de você Eli?????

Mas não esqueci não!!!!!
Parabéns atrasados querida, mas limpinhos e cheios de carinho!!!
Desculpe não ter postado ontem!
Fui abduzida pela minha filha que me levou a um cinema incrível, a gente quase deita nele! E os garçons servem o que a gente já pediu.
Assistimos Almodovar com um pacote imenso de pipocas e prosseco rosê.
E eu ficava pensando: será que vai dar tempo de postar o parabéns da Eli?????
Não deu, mas então aqui vai:

PARABÉNS ELI!!!!
Muita saúde, paz, realizações, amor, felicidades e que seus desejos mais lindos sejam realizados!
Receba um beijo meu enooooooooooorme, e deste blog inteirinho que te ama!

Ah, a Carminha fez um cartão lindo prá você, só que veio em pdf. extensão que o blogger não aceita para uploads.

Então saiba que o carinho de todos por aqui é muito maior do que o que você imagina!
Beijos mil

Mistério revelado

Que bacana vocês terem aprovado o verde de fundo do blog.
É em homenagem à nossa escolha por maioria, ao partido verde, que na verdade com ou sem partido, é a cor de fundo das escolhas dos nossos corações, não é mesmo?

Um blog que reúne pessoas que amam animais, vegetais e minerais, música, arte e verdade, é no mínimo ecológico e ético, certo people?

Então, vou contar para vocês sobre o mistéééério que me levou ao planalto central.

Uma amiga comentou há algumas semanas, que um grupo de amigos estava com vontade de ir à Abadiânia - cidade do interior do estado de Goiás, para ser vista pelo médium João de Deus, a quem é atribuído grande poder de cura das mais diversas doenças.

Vi na minha agenda que naquele final de semana eu estaria com tempo livre, e resolvi me juntar ao grupo, uma vez que nos últimos anos tenho me sentido um "mostruário" de males que a medicina tem pouco ou nenhum jeito eficiente de tratar. Alguns não têm nem diagnóstico..... já passei por tantos hospitais, médi…