Pular para o conteúdo principal

Pensando a dor...

People,

Tive de faltar na minha aula de hoje....ô Dó!

É que fui atacada por uma dor de cabeça "cabulosa", daquelas que parece que azulejaram a área interna do crânio.... tudo reverbera lá dentro. Os latidos do Rubinho parecem munição de um jato a laser.......
Nossa, que imagens essas....rs...

Hoje conversei muito com meu neurologista que, pasmem, fez um dos cursos de perspectiva budista que o centro que eu frequento ofereceu. Incrível, né?
Isso facilita muito uma conversa mais abstrata, e pelo menos garante que a legenda da conversa não vai se perder muito do sentido original......
Sobre este assunto de todos hoje em dia admitirem - inclusive e principalmente a ciência - que os estados mentais e emocionais afetam a saúde física.
Eu acho que esta é uma via de duas mãos - ou seja: que uma doença ou um funcionamento inadequado do corpo físico, pode sim afetar o saudável funcionamento e reatividades dos aspectos emocionais e mentais, e assim afetar tudo na nossa existência.

Por tanto tempo a ciência desprezou efeitos visíveis que partissem do invisível, e agora de repente procuram no invisível a causa de todos ou quase todos os males físicos.
Qualquer exagêro afasta uma compreensão mais ampla, eu acho.
Daí que essa relação entre corpo físico e corpos emocional e mental, também precisa ser ampliada para o "coletivo".
Ou seja: a sociedade.
Hoje em dia, acredito de verdade, que a maior doença que temos de enfrentar, é a doença do homem dividido em grupos, e os valores que cultiva.
À princípio o grupo deveria alcançar uma importância ressonante para resolver problemas que o homem individualmente não conseguiria resolver. Mas na prática nem sempre é assim....

Princípios se desvirtuam, valores se confundem, espreme daqui, puxa dalí, e o homem acaba vítima da própria espécie, tendo de corresponder a um ideal de comportamento, status, aparência e poder, que nem de longe refletem seu Ser fundamental.

E num cenário desses, quem é que não é doente?????

Comentários

Cris Zampiere disse…
Nossa como voce expressa bem os sentimentos humanos, digo porque o que disse é exatamente o que sinto e vejo, hoje estamos muito mais doentes por parametros, regras,pre-conceitos do que por virus.Em uma sociedade em que o importante é o ter e nao o ser os sentimentos ficam reprimidos e dão lugar a conveniencia de atitudes, e como ser feliz assim? fica difícil né.
Trabalhamos demais, nos divertimos amamos menos e tudo isso pelo poder e pelo consumo de frivolidades.Bom por isso é importante sempre nos questionarmos em relação a vida e ao nossos valores, assim poderemos decidir ser nós mesmos e claro pagar o preço por isso.
Ainda bem que no meio de nossa jornada encontramos pessoas que valorizam o ser e os seus sentimentos.Aqui no blog eu encontrei muito disso.
Beijos Zizi.
Cris
Cris Zampiere disse…
Ficarei rezando para que sua dor de cabeça melhore, cuidado com a ansiedade ela prejudica muito nosso corpo.
Fique em paz, que Deus te abencoe.
Te adoro.
Cris
caca disse…
ZIZIZINHA QUERIDA,
ESPERO QUE TENHAS MELHORADO DA DOR DE CABEÇA,NINGUÉM MERECE!!

NOSSA, A SUA REFLEXÃO É TÃO CLARA E TÃO LÚCIDA.MUITAS VEZES ,SOMOS ACOMETIDOS POR DISTÚRBIOS PELA FORMA COMO AGIMOS, COMO VALORIZAMOS DE MAIS O QUE NÃO TEM TANTA IMPORTÂNCIA E COMO DEIXAMOS DE VER E VALORIZAR O QUE REALMENTE IMPORTA PARA O NOSSO CRESCIMENTO PESSOAL,PARA MANTERMOS NOSSA SAÚDE FÍSICA E MENTAL E A NOSSA ESPIRITUALIDADE.COM ISSO,NOS DESGASTAMOS ALÉM DO NECESSÁRIO, E O CORPO "PAGA",ADOECE,ENVELHECE...

TEMOS MUITO HÁ APRENDER E MUDAR NESSE SENTIDO!!


BOM FIM DE SEMANA AMIGOS!!
BEIJOS, CACÁ CARMINHA
Yasmine Franco disse…
Desejo melhoras!Que esta dor de cabeça vá embora com uma passagem da Varig e sem volta!
Sua reflexão é ótima para o que vivemos hoje!Sua sensibilidade é incrível.
Quando nossa mente está doente, seja por qual motivo, o corpo sofre, vêm às doenças oportunistas e desestabiliza todo o lado físico, o mesmo ocorre em relação quando estamos com uma dor física. O remédio é procurar um equilíbrio em meio ao tão tumultuado cotidiano e mundo que estamos vivendo.
Uma ótima Páscoa para todos!

Postagens mais visitadas deste blog

Existe uma música cuja letra diz   “recordar é viver”
Pois bem, eu digo o contrário. Viver, de verdade, é recordar…..
Daquilo que, intimamente, já sabíamos - mas não lembrávamos que sabíamos… Recordar através de uma palavra solta no ar, um gesto, uma intenção, um deja-vù… qualquer coisa se presta a ser um sinal que suga dos infinitos do inconsciente a lembrança vaga de fatos, mas muito sólida em conteúdo e sentido.
Lembrar disso tudo trás sentido ao viver, ao sofrer que faz parte, àquilo que temos de aceitar porque a impotência bate de frente….
O caminho dessas lembranças, pelo menos o único que conheço, está bem perto - ou melhor : bem dentro de nós. Há que se ter coragem = core ( coração + agir ). Há que enfrentar nossos próprios demônios e dragões, que guardam as portas de entrada da memória… Parece simples, mas não é. Um pequeno e único gesto, por menor que seja, nessa direção, acredite: é Hercúleo.
Bem vindo à complexidade - inevitável como o destino - que nos compõe, e parece cobrar sua aut…

Pensou que eu tinha esquecido de você Eli?????

Mas não esqueci não!!!!!
Parabéns atrasados querida, mas limpinhos e cheios de carinho!!!
Desculpe não ter postado ontem!
Fui abduzida pela minha filha que me levou a um cinema incrível, a gente quase deita nele! E os garçons servem o que a gente já pediu.
Assistimos Almodovar com um pacote imenso de pipocas e prosseco rosê.
E eu ficava pensando: será que vai dar tempo de postar o parabéns da Eli?????
Não deu, mas então aqui vai:

PARABÉNS ELI!!!!
Muita saúde, paz, realizações, amor, felicidades e que seus desejos mais lindos sejam realizados!
Receba um beijo meu enooooooooooorme, e deste blog inteirinho que te ama!

Ah, a Carminha fez um cartão lindo prá você, só que veio em pdf. extensão que o blogger não aceita para uploads.

Então saiba que o carinho de todos por aqui é muito maior do que o que você imagina!
Beijos mil

Mistério revelado

Que bacana vocês terem aprovado o verde de fundo do blog.
É em homenagem à nossa escolha por maioria, ao partido verde, que na verdade com ou sem partido, é a cor de fundo das escolhas dos nossos corações, não é mesmo?

Um blog que reúne pessoas que amam animais, vegetais e minerais, música, arte e verdade, é no mínimo ecológico e ético, certo people?

Então, vou contar para vocês sobre o mistéééério que me levou ao planalto central.

Uma amiga comentou há algumas semanas, que um grupo de amigos estava com vontade de ir à Abadiânia - cidade do interior do estado de Goiás, para ser vista pelo médium João de Deus, a quem é atribuído grande poder de cura das mais diversas doenças.

Vi na minha agenda que naquele final de semana eu estaria com tempo livre, e resolvi me juntar ao grupo, uma vez que nos últimos anos tenho me sentido um "mostruário" de males que a medicina tem pouco ou nenhum jeito eficiente de tratar. Alguns não têm nem diagnóstico..... já passei por tantos hospitais, médi…