Pensando a dor...

People,

Tive de faltar na minha aula de hoje....ô Dó!

É que fui atacada por uma dor de cabeça "cabulosa", daquelas que parece que azulejaram a área interna do crânio.... tudo reverbera lá dentro. Os latidos do Rubinho parecem munição de um jato a laser.......
Nossa, que imagens essas....rs...

Hoje conversei muito com meu neurologista que, pasmem, fez um dos cursos de perspectiva budista que o centro que eu frequento ofereceu. Incrível, né?
Isso facilita muito uma conversa mais abstrata, e pelo menos garante que a legenda da conversa não vai se perder muito do sentido original......
Sobre este assunto de todos hoje em dia admitirem - inclusive e principalmente a ciência - que os estados mentais e emocionais afetam a saúde física.
Eu acho que esta é uma via de duas mãos - ou seja: que uma doença ou um funcionamento inadequado do corpo físico, pode sim afetar o saudável funcionamento e reatividades dos aspectos emocionais e mentais, e assim afetar tudo na nossa existência.

Por tanto tempo a ciência desprezou efeitos visíveis que partissem do invisível, e agora de repente procuram no invisível a causa de todos ou quase todos os males físicos.
Qualquer exagêro afasta uma compreensão mais ampla, eu acho.
Daí que essa relação entre corpo físico e corpos emocional e mental, também precisa ser ampliada para o "coletivo".
Ou seja: a sociedade.
Hoje em dia, acredito de verdade, que a maior doença que temos de enfrentar, é a doença do homem dividido em grupos, e os valores que cultiva.
À princípio o grupo deveria alcançar uma importância ressonante para resolver problemas que o homem individualmente não conseguiria resolver. Mas na prática nem sempre é assim....

Princípios se desvirtuam, valores se confundem, espreme daqui, puxa dalí, e o homem acaba vítima da própria espécie, tendo de corresponder a um ideal de comportamento, status, aparência e poder, que nem de longe refletem seu Ser fundamental.

E num cenário desses, quem é que não é doente?????

Comentários

  1. Nossa como voce expressa bem os sentimentos humanos, digo porque o que disse é exatamente o que sinto e vejo, hoje estamos muito mais doentes por parametros, regras,pre-conceitos do que por virus.Em uma sociedade em que o importante é o ter e nao o ser os sentimentos ficam reprimidos e dão lugar a conveniencia de atitudes, e como ser feliz assim? fica difícil né.
    Trabalhamos demais, nos divertimos amamos menos e tudo isso pelo poder e pelo consumo de frivolidades.Bom por isso é importante sempre nos questionarmos em relação a vida e ao nossos valores, assim poderemos decidir ser nós mesmos e claro pagar o preço por isso.
    Ainda bem que no meio de nossa jornada encontramos pessoas que valorizam o ser e os seus sentimentos.Aqui no blog eu encontrei muito disso.
    Beijos Zizi.
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Ficarei rezando para que sua dor de cabeça melhore, cuidado com a ansiedade ela prejudica muito nosso corpo.
    Fique em paz, que Deus te abencoe.
    Te adoro.
    Cris

    ResponderExcluir
  3. ZIZIZINHA QUERIDA,
    ESPERO QUE TENHAS MELHORADO DA DOR DE CABEÇA,NINGUÉM MERECE!!

    NOSSA, A SUA REFLEXÃO É TÃO CLARA E TÃO LÚCIDA.MUITAS VEZES ,SOMOS ACOMETIDOS POR DISTÚRBIOS PELA FORMA COMO AGIMOS, COMO VALORIZAMOS DE MAIS O QUE NÃO TEM TANTA IMPORTÂNCIA E COMO DEIXAMOS DE VER E VALORIZAR O QUE REALMENTE IMPORTA PARA O NOSSO CRESCIMENTO PESSOAL,PARA MANTERMOS NOSSA SAÚDE FÍSICA E MENTAL E A NOSSA ESPIRITUALIDADE.COM ISSO,NOS DESGASTAMOS ALÉM DO NECESSÁRIO, E O CORPO "PAGA",ADOECE,ENVELHECE...

    TEMOS MUITO HÁ APRENDER E MUDAR NESSE SENTIDO!!


    BOM FIM DE SEMANA AMIGOS!!
    BEIJOS, CACÁ CARMINHA

    ResponderExcluir
  4. Desejo melhoras!Que esta dor de cabeça vá embora com uma passagem da Varig e sem volta!
    Sua reflexão é ótima para o que vivemos hoje!Sua sensibilidade é incrível.
    Quando nossa mente está doente, seja por qual motivo, o corpo sofre, vêm às doenças oportunistas e desestabiliza todo o lado físico, o mesmo ocorre em relação quando estamos com uma dor física. O remédio é procurar um equilíbrio em meio ao tão tumultuado cotidiano e mundo que estamos vivendo.
    Uma ótima Páscoa para todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas