Pensando...

Eu vivo em S.Paulo, onde não é novidade para ninguém, o trânsito de veículos é cada vez mais absurdo.
Mas aqui ele é apenas mais intenso, obedecendo talvez a proporcionalidade do tamanho de sua população.
Digo isso porque no Rio, onde estive por alguns dias na semana passada, notei o trânsito extremamente piorado, e acredito que o mesmo esteja acontecendo nas muitas outras cidades brasileiras.

Ok, isso posto, vamos pensar juntos, tomando por base S.Paulo, porque é a partir daqui que minha reflexão acontece:

- As montadoras de veículos nunca venderam tanto no Brasil quanto no último semestre do ano passado, e os primeiros 3 meses deste ano.
De onde se deduz que há um verdadeiro enxame de carros novos circulando.

- Esta quantidade de carros está composta por um número grande de trocas, e outro tanto de carros para quem completou 18 anos e já pode dirigir. Pergunta: no caso de trocas, o que acontece com os carros mais velhos? Foram retirados de circulação?

- Há 10 anos atrás tínhamos um transporte público começando a se expandir via construção de estações de Metrô, um certo número de ônibus, um número de carros circulando, para um número de pessoas habitando a cidade, num tamanho "x" de ruas, avenidas e estradas.

Hoje, 10 anos depois:
- estaria o número de carros circulando proporcionalmente equilibrado com o número do aumento da população?
- algumas estações do Metrô AINDA não foram inauguradas, acreditem! Ou seja, o transporte público não atende a demanda da população, fomentando o uso de veículos particulares.
- não houve expansão de pistas na 23 de maio, ou na Paulista, na radial Leste..... e em tantas outras artérias vitais da cidade.

Então eu pergunto: como é que alguém pode querer melhorar ou resolver o problema de trânsito, se não tiver coragem de parar a expansão de carros vendidos indiscriminadamente???
Existe algum projeto de expansão das ruas e avenidas, para que os carros possam circular???

Perdi alguma coisa no meio do caminho????
HelpeM me!!!!

Comentários

  1. ZIZIZINHA QUERIDA,
    BOAAAAAAAAAAAA NOITEEEEEEEEEEEE!!
    NÃO AMIGA, NÃO PERDEU O RACIOCINIO:-A LÓGICA DAS COISAS ACONTECENDO SEM PLANEJAMENTO PRÉVIO É QUE NÃO SEGUE
    NENHUM RACIOCINIO!!
    SEMPRE ME FAÇO ESSAS PERGUNTAS EM RELAÇÃO À ESSE AUMENTO INDISCRIMINADO DE VEÍCULOS CIRCULANDO NUM ESPAÇO QUE NÃO SUPORTA MAIS...
    OUTRA COISA QUE ME PERGUNTO É SOBRE AQUELE DIA EM QUE AS PESSOAS SÃO CONVOCADAS A DEIXAR OS CARROS EM CASA E SAÍREM DE TRANSPORTE PÚBLICO.SE REALMENTE AS PESSOAS O FIZESSEM SERIA UMA LOUCURA PIOR, POIS NEM QUEM PRECISA DE UTILIZAR
    ÔNIBUS, METRO(MENOS PIOR),TEEM O MÍNIMO DE CONFORTO NECESSÁRIO,MAIS GENTE SERIA UM SUICÍDIO!!
    POIS É ONDE ESTÁ A SOLUÇÃO????

    BEIJOCAS, CACÁ CARMINHA,CACAZINHA

    ResponderExcluir
  2. Nem me fala de trânsito Zizi, estamos a beira de um colapso, eu moro e trabalho ao lado de estações do metrô e mesmo assim está uma verdadeira maratona chegar ao trabalho, vc sai todo amassado parecendo uma lata de sardinha, é fila para passar na catraca do metrô, um calor infernal...Grande parte da culpa é da especulação imobiliária que esvaziou nossa região central tanto em moradias, quanto em empregos, uma região que respira cultura e história, e hoje está abandonada, Brás, Pari, Barra Funda, Luz,Glicério, Sé etc...já pensou como seria melhor a qualidade de vida do paulistano, se pudessemos voltar a morar e trabalhar na região central de São Paulo? é verdade essa história de mudança? Zizi vem morar na zona norte de São Paulo, na Serra da Cantareira, qualidade de vida e em menos de 20 minutos você está no centro de São Paulo (sem trânsito) ahahaha, sem bairrismos mas aqui é muito gostoso, essa barreira natural que é a serra, trás uma sensação muito agradável, a Cantareira para quem não sabe é o maior floresta urbana do mundo!

    Bjs e abraços para todos do Blog mais divertido do Brasil, pela primeira vez vi seus vídeos, além de ótima cantora é uma excelente apresentadora, como consegue você conciliar, simpatia, beleza, inteligência e bom humor em um único pacote?...Zizi para apresentadora de TV já!!!hahaha

    ResponderExcluir
  3. Zizi querida e todos Zizianos!
    Sabe que ainda hoje estive em uma reunião com o pessoal da Prefeitura, conversando sobre o problema de transporte coletivo? E conversamos exatamente sobre esses assuntos e a preocupação que nos invade. E a solução? Realmente, o aumento de veículos nas ruas começou com os carros 1.0 que sendo de preço mais acessível, proporciou uma grande demanda. Depois veio a redução do IPI e aumento das parcelas para pagamento. Hoje se compra um carro, sem entrada e com prestações até 72 meses. Quase um financiamento habitacional! Existe um monopólio nos transportes coletivos, que as Prefeituras não conseguem acabar. (e nem querem) Então os proprietários das empresas de transporte coletivo, mandam e desmandam: Eles fazem os roteiros, números de coletivos por linha, e colocam em circulção coletivos velhos e desconfortáveis. Tivemos um aumento acentuado na violência urbana, que aliada à pequena frota de coletivos, afuguentou as pessoas desse tipo de transporte. Partimos para os metrôs, que não conseguem resolver o problema. As ruas estão sem condições para suportar o grande número de veículos. E fica essa pergunta: E agora? Vamos ter que fazer pistas térreas, 1º andar, 2º andar e
    3ºandar? Vamos chegar a esse ponto sim. Apenas viadutos não resolvem em nada o problema. Não inventaram os edifícios garagens? Pois a saída para as ruas com esse trânsito pesado,vai ser assim. As ruas vão ficar monstrengos bolos de casamento. Os carros vão passar junto às janelas dos nossos apartamentos. Alguém duvida? Ainda temos a solução dos chamados metrôs de superfície. Outra coisa que complica muito o trânsito, é que não existe uma sincronia nos semáforos de uma mesma avenida. São todos com tempos desencontrados, o que faz a gente parar várias vezes em uma mesma avenida. A maioria das ruas não possui baias para os pontos de paradas dos coletivos. Então o coletivo ou táxi pára e atrapalha todo mundo que vem atrás. Quanto aos carros mais velhos, eles só saem de circulação, quando fica mais caro a licença do que o próprio veículo.Aí sim é vendido para o ferro-velho. Então a solução...só a longo prazo. Porque os governantes andam de helicóptero e não passam por nada disso. O caos está instalado. E infelizmente, veio para ficar.
    Abraços Zizi! Irei a SP no dia 29 próximo! Serei mais uma pessoa dentro de um carro e empancada nas ruas e avenidas. O negócio está tão devagar no trânsito, que dá tempo de você cantar Sinal Fechado, do Paulinho da Viola, para o conhecido que parou ao seu lado, sem a menor pressa e ainda ler os Lusíadas de Camões ou Ulisses do Joyce.
    Abraços em todos!
    Beth
    PS. Deu tempo fazer esse comentário longo, porque estou um tempão parada no trânsito! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. ahhh tô tão feliz, aprendi a colocar foto no blog, editei até o meu perfil....kkk

    ResponderExcluir
  5. Zizi,

    Esse seu post vem bem a calhar com uns fatos de hoje. Primeiro que Adrianita não pôde nos encontrar porque - adivinhe - ficou presa no caótico trânsito da nossa amada SP.

    Má e Iara (lembra? ela estava no nosso encontro do ano passado; é amiga da Má) tb chegaram um pouquinho atrasadas, mas conseguiram. É o caos, é o caos. Acontece que andar de transporte público também anda uma vergonha só, eu que o diga! A gnt anda mais apertado que sardinha em latinha de conserva! Não sei onde vamos parar!

    Assim, falei pra Cris. Quero me formar e ir embora pro interior. Quero uma vida mais tranquila, sem ter que me desolcar horrores pra chegar aos meus amigos, ou pra trabalhar, estudar... Aqui tá meio difícil, a cidade entrando em colapso!

    Enfim. Na verdade entrei agora pra te agradecer de novo. Se não fosse você, ah Zizi, eu não conheceria pessoas tão maravilhosas que fazem parte da minha vida hoje (inclusive você mesma...)!

    Beijos imensos pra todos,e muito "poder de cura"!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Zizi e zizianos!!

    Pois é... Parece que o caos está instalado...

    Quem são os "culpados", se é que existem?

    De um lado ao cidadãos que pagam seus impostos e tem o livre direito de ir e vir (de carro de preferência), já que as condições econômicas atuais permitem que isso aconteça e de outro as autoridades sempre reclamando por falta de verbas para isso e para aquilo... Evidentemente que falta um planejamento urbano para este crescimento automobilistico que teve um crescimento talvez imprevisto nesses últimos anos...

    Enfim, resta mesmo às autoridades "competentes" começarem a fazer algo, porque do jeito que está, chegaremos num ponto em que tenhamos que repensar nosso meio de locomoção e começarmos a fazer como os chineses, ou seja, a utilizarmos a "velha" bicicleta para irmos, pelo menos, a distâncias permitidas, principalmente para irmos ao trabalho. Aliás, não seria uma péssima ideia. Estaríamos contribuindo com o meio ambiente e para o nosso bem estar físico!!

    Nada mal, não é mesmo?!!

    Gostei deste questionamento que pode sim, partir para uma ação que traga um resultado favorável para todos nós!!

    Agora, mudando de assunto, quero dizer que A.D.O.R.E.I a nova apresentação do teu site oficial!!

    Eu sei que ainda não está 100% como gostarias, mas já está bem melhor!!

    Foto linda, a inclusão nos DVDs na discografia!! Poderias incluir as matérias dos jornais na parte da "imprensa"!!

    Enfim!! Parabéns à ti e ao Deco que imagino esteja agilizando essa parte!!

    Pessoal, deem uma olhada como está bonito!!

    http://www2.uol.com.br/zizipossi/imprensa2.htm

    Bom feriado a todos!!


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! tem selo pra vc no meu blog!!
    http://comamusicanoradio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Estava saindo do PÃO DE AÇÚCAR (o supermercado) quando ouvi uma cantora que, mais uma vez não resisti e fui até o alto-falante conferir se era quem eu achei que fosse. Foi só eu me aproximar, que, entre 1 e 3 segundos ela acabou de cantar, ficando só aquele tonzinho de voz intrigante. Fiquei p da vida pela informação ter escorrido entre meus dedos, ficando consequentemente sem saber se era aquela PESSOINHA. Como o segurança fica parado embaixo do alto-falante pensei em perguntar. Pergunto ou não pergunto. Seria um mico perguntar? Vai q ele tá mau-humorado e me manda passear. Não resisti e pronto: perguntei. Ele demorou um pouco e disse é a... Eu não aguentei e perguntei com medo de "errar": A ZIZI POSSI?
    Ele confirmou com o nome da música: MEU ERRO. Eu perguntei: Com os PARALAMAS ou sozinha. Ele respondeu: SOZINHA. E, pelo que entendi era ao vivo, pois nem os aplausos deu tempo de ouvir direito.
    Agora me respondam os ZIZIANOS DE PLANTÃO se eu ganhei ou não o feriado?

    Bom final de feriado. Espero que todos tenhamos conseguido nos refazer viu ZIZINHA?

    Bejikin.

    ResponderExcluir
  9. ZIZIZINHA

    Aproveitando a data (21 de Abril - Tiradentes) e, como já fiz ano passado, quero lembrar da música PONTE DOS SUSPIROS, de 1984, interpretada por vc e pelo TUNAI. Não precisa nem dizer que na época adquiri o vinil... Sacumé né?

    Segue o texto q encontrei na net e que cita nossa DIVA:

    Veneza é incomparável, completamente diferente de qualquer outra. Foi construída sobre 118 ilhas, a cidade possui 150 canais e 400 pontes.Suas mais famosas pontes são Ponte Rialto e Ponte dos Suspiros, também a linda Basílica de São Marcos ea Praça São Marcos provavelmente a mais bela praça do mundo.
    Dos Inconfidentes, lugar que possivelmente serviu para as reuniões do grupo (ou q teria servido de inspiração?). A história da Inconfidência Mineira também é apresentada com foco no romance entre Tomás Antônio Gonzaga e Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão os fictícios Dirceu e Marília, personagens clássicos da literatura.

    Na Ponte dos Suspiros...

    ...ZIZI POSSI e TUNAI...

    ...interpretam os personagens e revivem esta parte da história cantando a música que leva o nome da ponte, uma composição de Lô Borges e Márcio Borges.

    Saudades daquele tempo. Nós todos éramos TOO YOUNG (tão jovens)

    Beijos do velhinho BETO NOIA.

    ResponderExcluir
  10. hahaha

    Ganhei o feriado pelos comentários do Beto Noia!! hahaha

    Beto, ganhamos o feriado!!

    Quanto a "Ponte dos Suspiros" também hoje lembrei da música e do especial!! Gente, eu vi!!!! 1984!! rsrs

    Onde estão mesmo meus cremes da La Roche-Posey?? rsrs


    Beijos

    ResponderExcluir
  11. ZIZIZINHA LINDA DA NOITE!!!
    PASSEI PARA LHE DEIXAR MEU BEIJO DE
    BOA NOITE!!!
    DURMA COM DEUS, TENHA LINDOS SONHOS!!!

    BEIJOS NO SEU CORAÇÃO!!1
    CACAZINHA CACÁ CARMINHA

    ResponderExcluir
  12. Como a Kati disse sentimos bem o caos do transito em SP e como sempre o que falta é vontade politica, será que alguem ( politico) quer resolver o problema? Andei 600 km de rodovia paulista, passei por pelo menos 15 pedágios e ainda andei em pistas simples e esburacadas, ai ficamos pensando: pedágio nao é para melhorar rodovias? ah é sim, primeiro eles cobram e um dia farão as melhorias.
    E o povo como está? Está com a corda no pescoço.

    ResponderExcluir
  13. Mas.. e ainda bem que tudo tem o lado bom eu estou muito feliz porque passei dias maravilhosos em SP,conheci lugares lindos e reencontrei pessoas queridas.
    Zizi você é responsavel por encontros lindos, por amizades sinceras e essas amizades vão se multiplicando e formando uma corrente cada vez maior que ilumina e alegra por onde passa.
    Só mesmo alguem tão especial quanto você poderia fazer algo assim.
    Que bom poder fazer parte desde blog!!
    Te adoro.
    Cris

    ResponderExcluir
  14. ZIZIZINHA E AMIGOS ZIZIANOS,
    BOA TARDEEEEEEEEEEEEE!!
    AQUI ESTOU PARA DIVIDIR COM VOCÊS UMA INFORMAÇÃO QUE ME FOI PASSADA PELA CONCEIÇÃO DE MARIA,E QUE
    ACHEI MUITO IMPORTANTE:- UMA FORMA MARAVILHOSA DE AJUDAR ALGUMAS PESSOAS ,QUE NECESSITAM DE
    CONFORTO,DE UM POUCO DE PAZ, DE BELEZA, PARA SENTIREM SE MELHORES.
    TRATA-SE DE UM PROJETO QUE VEM
    SENDO REALIZADO NO "HOSTITAL MRIO PENNA-BH,QUE TRATA PACIENTES COM CÂNCER: -CHAMA -SE "DOE PALAVRAS",
    ISTO É, CADA UM DE NÓS PODEMOS ACESSAR E DEIXAR UMA POESIA, UM PENSAMENTO,PALAVRAS,ENFIM... BELEZA,ESPERANÇA, CONFORTO E ALEGRIA EM FORMA DE ARTE!!
    QUEM QUISER PARTICIPAR,BASTA ACESSAR:
    http://www.doepalavras.com.br

    EM CADA QUARTO DOS PACIENTES HÁ UM TELÃO QUE FICA EXIBINDO ESSAS MENSAGENS,AÇÃO ESSA QUE VEM SENDO MUITO BENÉFICA PARA OS DOENTES.
    NOSSA,PRA MIM QUE PRECISO E GOSTO DE DIZER POESIA TODO DIA, VOU FAZER DISSO A MINHA ORAÇÃO DIÁRIA!!
    JÁ COMECEI ONTEM!!
    QUEM SENTIR VONTADE DE FAZÊ-LO, APROVEITE ESSE PRESENTE QUE A VIDA ESTÁ NOS OFERECENDO:- AJUDAR COM ARTE, LEVEZA E BELEZA!!

    ZIZIZINHA, SEI QUE A CONCEIÇÃO LHE ENVIOU ESSE LINK POR E-MAIL, MAS
    CONVERSAMOS E ACHAMOS QUE UMA FORCINHA AQUI NO BLOG, PODE VIR A FAZER A DIFERENÇA!!
    AMIGA, OBRIGADA,BEIJOCAS, MUITASSSSSSSSSSSSS!!
    AMO VOCÊ , SEMPRE!!
    CACÁ CACAZINHA CARMINHA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas