Resenhas - Sidney Resende
DVD: 'Cantos e contos' (Zizi Possi) - Para comemorar os 30 anos de carreira


Zizi Possi estava meio sumida. Mas agora os fãs vão se sentir recompensados. A Biscoito Fino acabou de colocar nas lojas dois DVDs da cantora de uma vez. Isso mesmo, dois... Em 2008, para comemorar os seus 30 anos de carreira - o seu primeiro álbum, "Flor do mal", é de 1978 -, a cantora fez uma série de shows no Tom Jazz, em São Paulo, com diversos convidados especiais. No total, foram 12 apresentações, todas elas com convidados. Os dois DVDs ora lançados (com generosos 36 números no total) traz uma espécie de resumo dessas apresentações.

No DVD "Cantos & contos 1" aparecem Alcione, Roberto Menescal, João Bosco, Alceu Valença e Edu Lobo. Zizi interpreta canções com todos eles, além de outras, sozinha. E não pense que pelo fato de comemorar 30 anos de carreira, Zizi Possi escorrega para o banal com "Perigo" ou "Per amore". Não, nenhuma das duas aparece nos DVDs. Em "Cantos & contos" temos coisas bem mais interessantes. No primeiro volume, por exemplo, Zizi canta sozinha "Lábia" (de Chico Buarque e Edu Lobo), "Sei lá, Mangueira" (uma das maiores pérolas de Paulinho de Viola e Hermínio Bello de Carvalho), "Retrato em branco e preto" (de Tom e Chico) e "As rosas não falam" (de Cartola). Coisa muito fina mesmo.

Os encontros merecem um capítulo a parte. O grande destaque é Alceu Valença, que faz dupla perfeita com Zizi em "Sabiá" (clássico de Gonzagão e Zé Dantas) e em "Na primeira manhã" (do próprio Alceu). Edu Lobo também dá o ar da graça em clássicos como "Upa neguinho" (parceria com Gianfrancesco Guarnieri) e "Pra dizer adeus" (com Torquato Neto). Já ao lado de Roberto Menescal (que levou a cantora para a antiga Polygram, fase de maior sucesso comercial de sua carreira), Zizi relembra "Dindi" (de Tom e Aloysio de Oliveira) e "O barquinho" (do próprio Menescal e de Ronaldo Bôscoli). João Bosco também dá liga com Zizi Possi, especialmente na sua "Incompatibilidade de gênios" (parceria com Aldir Blanc) e em "Milagre" (pérola de Dorival Caymmi). Alcione também faz bonito (como de costume) em "Gostoso veneno", de Wilson Moreira e Ney Lopes.

"Cantos & contos 2" segue o mesmo esquema, embora os convidados não apresentem o mesmo brilho do primeiro volume. Luiza Possi mostra amadurecimento em sua interpretação para "João e Maria" (de Chico Buarque e Sivuca). Já "Tudo a ver" (de Jorge Vercilo), também interpretada por mãe e filha, destoa do nível do repertório. Com Toninho Ferragutti, Zizi Possi relembra "Amor da minha vida" (de Raul Sampaio e Benil Santos, e que fazia parte do repertório de Gonzagão) e "Assum branco" (de José Miguel Wisnik). Ivan Lins, infelizmente, ficou restrito a apenas um dueto, não por acaso, um dos mais belos - "Bilhete". Já Ana Carolina se mostrou mais comedida nas ótimas "Ruas de outono" (da própria com Antonio Villeroy) e "Bom dia" (de Swami Jr. E Paulo Freire). Mas o grande destaque desse volume dois acaba sendo Eduardo Dusek, com ótimas versões para a sua "Cantando no banheiro", além de "Desafinado" (de Tom e Newton Mendonça). Sozinha, Zizi Possi se mostra eclética, e brilha em temas como "Luiza" (Tom Jobim), "Sentado à beira do caminho" (de Roberto e Erasmo Carlos), "Nada pra mim" (de John "Pato Fu" Ulhoa), "Eu velejava em você" (de Dusek e Luis Carlos Góes) e, principalmente, "Palavras", de Gonzaguinha.

Enfim, "Cantos & contos" é um projeto digno para comemorar os 30 anos de carreira de uma das principais cantoras do país. Pena que ela esteja meio sumida ultimamente. Tomara que alguns desses encontros perpetuados nos DVDs voltem a acontecer em breve. Aí sim a comemoração, ainda que atrasada, estará completa.

Comentários

  1. Zizi

    Um amigo meu que trabalha no mesmo edifício onde eu trabalho, me parou hoje na Lanchonete, pra falar sabe de quê????

    Do Cantos e Cantos!!

    O Nome dele é Walmir Candido, super gente boa! Ele veio me contar que passou o feriado na Fazenda de um amigo, onde todos passaram esses dias vendo e revendo seus DVDS.
    Ele veio até mim com elogios tão rasgados e agressivos que eu dei 2 passos para trás!!
    Olhei pra ele e disse: Ôxe!! Esse texto é meu!!
    Menina , ele disse que faz tempo que ninguém via nada parecido com o conteúdo do seu DVD. Fiquei perplexo com a veracidade teatral do mesmo...
    Eu Disse : Calma, Calma!!Parecia que eu era vc!!
    Esse negócio de ser Possi e ficar famoso rende-me surpresas maravilhosas e assustadoras(no bom sentido)!!!
    São tantas críticas positivas, todo mundo pedindo emprestado e eu mandando comprar em 10 vezes!!

    Olha, de verdade! Eu me assustei e fiquei com ciúme de uma coisa que era minha...Acho que preciso de Terapia!!

    *********

    O que achei dos seus DVDs?

    Um Luxo!
    Muitas emoções!
    Queria mais...Em breve, será??

    Já agradeci a todos os músicos a participação deles nesse projeto, pq eles são fooooda!!
    Qto a vc...Te agradeço em Maio ok?
    Estou no pé da contratante, minha amiga!!!

    Olha...Tô ouvindo agora MEIA-NOITE contigo!!Adoro há anos... Eh pra se fu fu, visse!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Zizi!
    Fomos recompensados pelo hiato do registro musical, isso sim, é um grande castigo (rs). Achei o máximo vc ter registrado no dvd a canção LÁBIA, uma das muitas pérolas de Edu e Chico. Fico mais feliz, ainda, da Biscoito Fino ter apostado no projeto. Fico no aguardo de shows aqui no Rio. Saúde e sucesso sempre.
    Tontramis

    ResponderExcluir
  3. Zizi,
    Olá, como vai?
    Sou seu fã. Acompanho seus shows e devoro seus discos.
    Já devorei seus dois DVDs.
    Dos 12 shows, assisti apenas o com o Alceu, só para ver vcs dois cantando "Tesoura do Desejo".
    Confesso que gostei mais do C&C 2.
    Tem mais novidades, coisas inesperadas, e as canções que vc interpreta só com um violão, piano ou sanfona, deixam seu talento explodir. O trecho com o Dussek é delicioso. O com o Toninho de arrepiar, e com a Ana é realmente um gran finale. Mas todo o projeto é ótimo.
    Vc falou muito de Bethânia no "contos", mas no "cantos" quem aparece é Elis. E eu curto muito as duas, aliás, as tres.
    Um dia teremos acesso ao material que ficou de fora do DVD? Quanta coisa maravilhosa de ter gravada.
    E vai sair algum CD desse projeto?
    Aguardamos anciosamente.
    Abraço, enorme
    Ailton

    ResponderExcluir
  4. Nem posso dizer que estou feliz so por você, nao, estou feliz por mim, estou feliz por nós.Essas palavras que nao são nem de longe somente meros elogios, elas são reconhecimento da melhor cantora que o brasil tem, que colaborou muito para melhorar a qualidade das musicas e tambem de mostrar músicas lindas a quem ainda nao conhece, conforme fui lendo a matéria invadia em mim sentimentos de felicidade e satisfação de saber que a justica foi feita.
    Zizi é e sempre será dona de um bom gosto incrivel e uma voz inigualavel.
    Zizi beijos carinhosos e felizes!!
    Cris

    ResponderExcluir
  5. Nem posso dizer que estou feliz so por você, nao, estou feliz por mim, estou feliz por nós.Essas palavras que nao são nem de longe somente meros elogios, elas são reconhecimento da melhor cantora que o brasil tem, que colaborou muito para melhorar a qualidade das musicas e tambem de mostrar músicas lindas a quem ainda nao conhece, conforme fui lendo a matéria invadia em mim sentimentos de felicidade e satisfação de saber que a justica foi feita.
    Zizi é e sempre será dona de um bom gosto incrivel e uma voz inigualavel.
    Zizi beijos carinhosos e felizes!!
    Cris

    ResponderExcluir
  6. Bom dia zizianos felizes.
    Tô adorando tudo isso, em cada leitura uma emoção por ter acompanhado todo o processo de gestação dessa obra prima e agora então ver toda essa mobilização cada vez que aparece uma matéria, tá gostoso demais.
    Zizi, bravíssimo querida, você está colhendo o que plantou lindamente.
    bjusss

    ResponderExcluir
  7. Eu não poderia deixar de ter ganho em meu aniversário (05.04) o melhor e mais aguardado presente (CANTOS E CONTOS)comentar à respeito... impossível, pois, a emoção é maior que qualquer outra forma de expressão...
    Beijos e Sucesso, sempre!

    Jorge

    ResponderExcluir
  8. As críticas são unânimes! Tenho gostado muito do que tem sido publicado a respeito do "Cantos & Contos". Fico especialmente feliz, pois, acompanhei (acompanhamos) aqui pelo blog, a construção dessa bela obra!
    Zizi, parabéns!
    Assino embaixo o que o Sidney Rezende falou: "Cantos & Contos é um projeto digno para comemorar 30 anos de carreira de uma das principais cantoras do país".

    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Zizi,

    li agora esse belo texto do Zé Pedro sobre o projeto e os dvds.

    bjs

    Segue o link e depois o texto
    http://djzepedro.uol.com.br/web/texto/

    Me Alivia a Dor





    Hoje acordei com o coração na boca. Finalmente um projeto que eu acompanhei tão de perto chega aos meus ouvidos: Cantos e Contos de Zizi Possi, dois DVD"s gravados em noites encantadas aqui em São Paulo onde Zizi trocou alma e matéria com algumas raízes de seu trabalho: João Bosco, Edu Lobo, Alceu Valença, Roberto Menescal e as supostamente improváveis Alcione e Ana Carolina que, para olhares de primeira viagem, parecem longes do seu trabalho mas nunca estiveram tão perto como nessas apresentações. Zizi comemorava ali também os seus trinta anos de carreira, uma trajetória que começou firme e com muita repercussão ao lado de Chico Buarque na inesquecível gravação de Pedaço de Mim.

    Eu me apaixonei por sua voz e inteligência desde o primeiro disco. Fui aos seus primeiros shows no Rio de Janeiro e vi sua moeda virar no início dos anos noventa quando abandonou o pop das rádios que a levaram ao grande estrelato e virou uma das maiores cantoras do Brasil em todos os quesitos: escolha das letras, uma presença de palco soberana e uma afinação de não se esquecer. Há alguns anos atrás minha vida se cruzou com a dela em forma de presença física e apesar de termos ficado irmãos e camaradas, nunca deixei de ser aquela criança que tanto a admirava. Nesses nossos encontros fiz o que pude: a encorajei a voltar para o centro do palco e tomar de volta o que era seu, inicialmente em três noites no Sesc Pompéia onde, competente e soberana, apresentou três repertórios diferentes que foram aclamados por lágrimas e pétalas de flores de todos os presentes. E depois, quando todos ao seu redor, lembraram que existia uma data a celebrar: sua carreira estava para completar um número redondo e significativo. E foi assim que Zizi se lançou na aventura de fazer doze shows diferentes e com diversos convidados. Para cada performance um ensaio diferente. Um novo repertório. Um novo figurino. O mesmo diretor: José Possi, sua alma gêmea em todos os sentidos. E ela foi à luta. Pensou em desistir. Todos gritaram não. Finalmente o primeiro dia. Todos gritaram sim. E finalmente agora, dois anos depois, esse som entra pela minha casa e atinge meu coração me levando a loucura da mais sincera emoção. Insanidade do bem. Está tudo aqui: a delícia física dos encontros, a força sobrenatural das misturas de vozes entres esses talentos brasileiros tão nossos. Sua filha Luiza, agora mais linda madura e pronta para enfrentar os perigos de mãe e filha num palco. Eduardo Dusek levando seu humor para o canto tão compenetrado de Zizi e outras lembranças de ouro dessas noites memoráveis que você vai descobrir sozinho porque mais eu não falo. Tenho mais o que fazer: a grande cantora do Brasil está de volta e minha alma e meu corpo precisam descansar. De felicidade e orgulho.

    ResponderExcluir
  10. Zi, assisti um trechinho de Cantos no youtube que é emocionante : você cantando "Luiza"! Eu cai no choro como fiz quando estava la! Ficou lindo de viver!!!

    Estou ensandecida por não ter essas preciosidades nas minhas mãos ainda!!! Aliás, alguém que está fora do Brasil comprou os DVD's?? A Saraiva cobra o absurdo R$ 108 para entrega nos USA, enquanto o site da Biscoito Fino cobra um preço justo do frete mas apenas aceita o cartão American Express (meu é VISA) para entregas no exterior!!!

    Por favor me avisem se souberem de algum outro lugar que está fazendo a venda dos DVD's online! É caso de vida ou morte gente rsrsrs!

    Zi, estou muito feliz por voce e por todos nós por finalmente ver esse projeto lindo finalizado!!! E o fato de voce ter deixado a gente presenciar o projeto tomando corpo faz ele ter um gostinho muito mais especial pra quem é fã!

    Agora as críticas vem apenas sacramentar o que todos nós ja sabemos: você é a melhor e ponto final!! Só acho engraçado dizerem que você anda sumida, sumido andam eles rsrsrs!!

    Estou adorando ver que os DVD's estāo sendo divulgados pela mídia, mais até do que a temporada do Cantos foi!!!

    Parabens honey, você merece depois de tanto trabalho!!

    Bjks sem fim!!!

    Marina

    ResponderExcluir
  11. Doçura!! Estou acompanhando com entusiasmo as criticas elogiosas do C & C!!!!
    Eles já estão nas minhas mãos!!!!
    O que eu posso te falar é que ficou lindo demais!!!Perfeito.Os cantos são jóias que mostram todo seu talento e o talento dos seus músicos e dos convidados.
    Amei os improvisos que rolaram (Menescal Alcione Dusec- com ca rs!).
    Aquelas imagens que foram colocadas enquanto você canta Dindi ficaram lindas!
    Lábia e Sufoco me arrebataram!Fiquei com a mesma cara de amor que o Edu Lobo ficou pra você enquanto você cantava...Rs!
    Como o Andrezinho eu também me apaixonei por "Tudo a Ver"...Que lindo!Que delicia você e a Luiza cantando e curtindo!
    Agora "Alfonsyna" foi de longe a canção e mais sublime que já ouvi em toda minha vida!!!!! Sua interpretação tocou fundo minha alma!Bilhete também me tirou o ar...Aconteceu um encontro mágico de almas entre você o Ivan Lins e as canções!!!
    O Dusec é uma figura deliciosa!"Cantando no Banheiro" ficou contagiante!
    "Eu Velejava Em Você " ficou um encanto...
    Amei a delicadeza que você deu a “Sei lá Mangueira”.
    “Nada Pra Mim” ficou estonteante...Com um arranjo delicioso...
    “Sentado a Beira do Caminho” (No show eu chorei a canção inteira...) me emocionou demais e eu fique eufórica por ter entrado no Dvd! Que divisão maravilhosa você fez!!!
    “Caminhos de Sol” (Marquinhos!!!!) me deixou passada...(Eu estava no dia da gravação)
    você ficou nitidamente emocionada e emocionou a todos nós! Que bom que ela entrou! Ficou lindo ver o púbico cantando com você e pra você!
    Agora os contos....estão o máximo!!!! Contos que contam histórias...Contos que trazem reconhecimentos mútuos...Contos que são pura afetividade e contos que fazem rir!!!
    Eu poderia ficar escrevendo um ano pra te contar todas as sensações que me atravessaram enquanto eu assistia..mas não dá...rs!
    Querida sinta orgulho de você... da sua equipe... das sua parcerias... e da sua trajetòria nesta vida!
    Eu tenho muyto orgulho de você e sou grata à vida por ter partipado tão de perto da gestação deste trabalho.
    Obrigada dear.. por mais este “carinho” na minha alma.

    “ A alma... nos seus lugares onde as vozes perturbadas dos homens não atingem...onde tudo é silêncio...lá só existe música”. Rubem Alves

    Besos
    Drica

    Ps:Marquynhos estou com doys DVDs que estão loucos pra conhecer a Suyça...ahahahahaha!Logo eles vão...

    ResponderExcluir
  12. Fico muito feliz que esteja recebendo elogios pelo seu maravilhoso trabalho. É certo que eu não saberia expressar em palavras o quão grande é a sua voz, que o tempo tratou de moldar a forma perfeita, nem de descrever suas interpretações magníficas (que são hipnotizantes pelo talento) nos DVDs ou em cada apresentação, estou um pouco longe de poder transmitir por meio das palavras tudo isso, mas só sei que o tempo é um dos seus melhores amigos, pois só aperfeiçoou o seu talento que é gigantesco!
    Fique com Deus!
    Depois de olhar uns sites, achei no site do jornal “o globo” (o primeiro link) e uma rádio do Paraná falando do lançamento dos DVDs.
    http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/04/05/zizi-possi-veste-bem-diferentes-estilistas-da-cancao-916248267.asp
    http://www.radionajua.com.br/FM/?naj=news&news=3230http://www.radionajua.com.br/FM/?naj=news&news=3230

    ResponderExcluir
  13. Assim que lançava um trabalho, ficava de olho naquilo que a imprensa veiculava. Esse ritual eu já vem de longas datas.
    Esteja certa que a sua vitória é a de todos os Zizianos.
    Ainda que , na época , mais distantes, sempre estivemos ali, fidelíssimos a você e a sua arte.
    Acompanhávamos a tudo , mas de uma forma mais anônima.
    Ainda falando de Cantos & Contos, algo meio atípico no DVD e que me surpreendeu e muito foi "Amor da Minha Vida", como o resultado fluiu positivamente. Esses experimentos são pra lá de bárbaros! Eu não acreditei quando ouvi.
    Ousa sem medo e supreeende dando um requinte que tenho certeza que se fosse outra intérprete não conseguiria, tudo viraria trival e totalmente previsível.
    Essa diversidade de gêneros musicais foi muito bem explorada nos DVDs e ainda estou meio atônito a tudo que pude verificar.
    Trabalho primoroso!!!!

    ResponderExcluir
  14. Sindica!!!

    A.R.R.A.S.O.U!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. ADRIANITA ,A SÍNDICA,
    AMEI O SEUS COMENTÁRIOS,
    QUE FELICIDADE TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO!!
    BEIJOCAS DA SUB,CARMINHA.

    ResponderExcluir
  16. Marina, nena: olha, que eu saiba a venda dos DVDs além de estar rolando na Saraiva, está acontecendo na Siciliano. Te deixo os links, dá uma olhada e boa sorte!!!

    http://www.siciliano.com.br/produto/2872614/cantos-contos-vol-1-ao-vivo-dvd/?ID=BE1E54FD7DA030F151D190431&FIL_ID=102 -PARA O DVD 1-
    http://www.siciliano.com.br/produto/2872618/cantos-contos-vol-2-ao-vivo-dvd/?ID=BE1E54FD7DA030F151D190431&FIL_ID=102 -PARA O DVD 2-


    Sindicona, que lindo seu comentário. Me emocionou muito, amei!

    Besos em vocês nenitas!

    ResponderExcluir
  17. olá Zizi
    olá zizianos
    eu ainda não vi, pq o dia que eu fui comprar fui proíbido por alguns amigos que estavam comigo de comprar os dois dvds, como meu aniversário está chegando eles querem me fazer uma surpresa, não sei até agora quem vai me dar, mas dia 29 de abril vou ganhar os dois to ansioso para ouvir e ver!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Zizi, sempre fui sua fã. Assisti vc no Jô e o soninho que tava chegando logo foi embora.sou nova no pedaço e aos pouquinhos vou batendo uns papinhos. Adorei saber que temos algumas em comum, não como carne, amo a natureza e tudo o mais. Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Eu só tenho a dizer q tudo q vc faz é maravilhoso, seja dvds, cds e seus shows sem comentarios, estou tão felíz por saber q vc vai voltar a Recife q nem consigo dormir direito... vai ser meu melhor presente d aniversário q ja tive na vida, sou sua fã incondicionalmente até o fim d minha vida. Te Amo Sempre minha Diva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas