Carta à candidata Dilma-por Ruth Rocha

Leiam: Ruth Rocha desmente que apóia Dilma. Nome da escritora foi colocado "por engano" em carta de apoio à candidata do PT. Imagino quantos outros nomes podem ter ido parar nesse documento "por engano".
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/10/27/carta-candidata-dilma-335820.asp




Meu nome foi incluído no manifesto de intelectuais em seu apoio. Eu não a apóio. Incluir meu nome naquele manifesto é um desaforo! Mesmo que a apoiasse, não fui consultada. Seria um desaforo da mesma forma. Os mais distraídos dirão que, na correria de uma campanha... “acontece“. Acontece mas não pode acontecer. Na verdade esse tipo de descuido revela duas coisas: falta de educação e a porção autoritária cada vez mais visível no PT. Um grupo dominante dentro do partido que quer vencer a qualquer custo e por qualquer meio.

Acho que todos sabem do que estou falando.

O PT surgiu com o bom sonho de dar voz aos trabalhadores mas embriagou-se com os vapores do poder. O partido dos princípios tornou-se o partido do pragmatismo total. Essa transformação teve um “abrakadabra” na miserável história do mensalão . Na época o máximo que saiu dos lábios desmoralizados de suas lideranças foi um débil “os outros também fazem...”. De lá pra cá foi um Deus nos acuda!

Pena. O PT ainda não entendeu o seu papel na redemocratização brasileira. Desde a retomada da democracia no meio da década de 80 o Brasil vem melhorando; mesmo governos contestados como os de Sarney e Collor (estes, sim, apóiam a sua candidatura) trouxeram contribuições para a reconstrução nacional após o desastre da ditadura.

Com o Plano Cruzado, Sarney tentou desatar o nó de uma inflação que parecia não ter fim. Não deu certo mas os erros do Plano Cruzado ensinaram os planos posteriores cujos erros ensinaram os formuladores do Plano Real.

É incrível mas até Collor ajudou. A abertura da economia brasileira, mesmo que atabalhoada, colocou na sala de visitas uma questão geralmente (mal) tratada na cozinha.

O enigmático Itamar, vice de Collor, escreveu seu nome na história econômica ao presidir o início do Plano Real. Foi sucedido por FHC, o presidente que preparou o país para a vida democrática. FHC errou aqui e ali. Mas acertou de monte. Implantou o Real, desmontou os escombros dos bancos estaduais falidos, criou formas de controle social como a lei de responsabilidade fiscal, socializou a oferta de escola para as crianças. Queira o presidente Lula ou não, foi com FHC que o mundo começou a perceber uma transformação no Brasil.

E veio Lula. Seu maior acerto contrariou a descrença da academia aos planos populistas. Lula transformou os planos distributivistas do governo FHC no retumbante Bolsa Família. Os resultados foram evidentes. Apesar de seu populismo descarado, o fato é que uma camada enorme da população foi trazida a um patamar mínimo de vida.

Não me cabem considerações próprias a estudiosos em geral, jornalistas, economistas ou cientistas políticos. Meu discurso é outro: é a democracia que permite a transformação do país. A dinâmica democrática favorece a mudança das prioridades. Todos os indicadores sociais melhoraram com a democracia. Não foi o Lula quem fez. Votando, denunciando e cobrando foi a sociedade brasileira, usando as ferramentas da democracia, quem está empurrando o país para a frente. O PT tem a ver com isso. O PSDB também tem assim como todos os cidadãos brasileiros. Mas não foi o PT quem fez, nem Lula, muito menos a Dilma. Foi a democracia. Foram os presidentes desta fase da vida brasileira. Cada um com seus méritos e deméritos. Hoje eu penso como deva ser tratada a nossa democracia. Pensei em três pontos principais.

1) desprezo ao culto à personalidade;

2) promoção da rotação do poder; nossos partidos tendem ao fisiologismo. O PT então...

3) escolher quem entenda ser a educação a maior prioridade nacional.

Por falar em educação. Por favor, risque meu nome de seu caderno. Meu voto não vai para Dilma.

SP, 25/10/2010

Ruth Rocha, escritora

Comentários

  1. Ruth Rocha recapitula os acontecimentos desta demo cracia recente no Brasil, com simplicidade e maestria, e de quebra lava minha alma, pois o seu manifesto é o que penso, ips listeris, independente de posições partidárias, valeu Ruth, assim como seus livros, o seu posicionamento é claro, simples e bonito.

    ResponderExcluir
  2. ZIZIZINHA LNDA, BOMMMMMMM DIAAAAAAAAAA!!
    TOMARA TENHAS TIDO UMA NOITE EM PAZ,NUM SONO PROFUNDO E GOSTOSO!!

    ADORO A RUTH ROCHA,ELA É UMA ESCRITORA BRILHANTE QUE DEFENDE A EDUCAÇÃO, AS SUAS CONVICÇÕES POLÍTICAS E SOCIAIS COM MUITA SABEDORIA!CLARO QUE ELA JAMAIS ASSINARIA ESSE MANIFESTO.


    AMIGA ,HOJE É DIA DE SÃO JUDAS TADEU: QUE ELE FIQUE COM VOCÊ ,QUE LHE AJUDE NAS SUAS DECISÕES, QUE LHE DÊ A SERENIDADE E CORAGEM QUE NECESSISTAS NESE MOMENTO!
    HOJE,TODOS ESTAREMOS JUNTOS, NUM SÓ CORAÇÃO, EM ORAÇÃO,POR VOCÊ E PARA VOCÊ!!
    TENHA UM DIA EM PAZ, TENHA FÉ E ALEGRIA !!
    BEIJOS NO SEU CORAÇÃO!!
    CARMINHA

    Oração a São Judas Thadeu

    Mais santo apostolo, São Judas Thadeu, fervoroso servo de Jesus a igreja o honra e o invoca universalmente como padroeiro das causas perdidas e assim eu peço que junto ao senhor venha pedir por mim Eu estou sozinho e desamparado. Faça uso, eu imploro, do seu especial privilégio que Jesus deu a vós para trazer um beneficio visível e rápido aqui a esse seu servo desesperado. Venha assistir a este servo que está em grande dificuldade e grande necessidade de consolo e ajuda e atribulado e com sofrimentos.

    Assim me consiga a graça (diga aqui o seu pedido) e ainda a graça da salvação da minha alma.

    E que isto possa agradar a Deus , a vós, seu eleito para sempre .Eu prometo amado São Judas Thadeu sempre honrar-vos com fervor e como meu especial padroeiro e encorajar a devoção a vós. Amem

    ResponderExcluir
  3. Conceição de Maria disse:
    Bom dia, ZZLinda (ou boa tarde, boa noite),
    Fico feliz com os critérios elencados pela Ruth Rocha, que, além de escrever livros infantis verdadeiramente dirigidos a adultos, faz uma análise simples e pontual do que é o processo democrático. E que vença a democracia, pois cabe a nós, brasileiros, supervisionarmos e cobrarmos ações e abrir mão do desejo infantil de eleger quem nos salve.
    Quanto a você, ZZLinda, abri o baú e encontrei várias orações que foram da minha mãe. Escolhi a oração ao Espírito Santo para rezar por você todas as noites, e, hoje, estaremos a partir das 20h conectados com você de alguma forma por meio de um só pensamento: a sua melhora.
    Beijokas,
    CM

    ResponderExcluir
  4. Zizi, bom dia !! Saúde !!
    A Ruth Rocha , além de ser uma grande escritora de livros infantis é também um exemplo de educadora e jamais assinaria esse manifesto . Exerce com maestria seu papel de cidadã, reagindo conforme sua ética e princípios . Ela tem toda razão quando diz, que a democracia de um país é feita pelo seu povo e não por um governante.
    O PT não respeita nem o meio ambiente , como poderá respeitar a democracia ? Tenho amigos no IPHAN ( órgão do governo que cuida do patrimônio histórico e cultural ); na época em que a Dilma era chefe da Casa Civil , todos os arqueólogos foram chamados ao seu gabinete e lá receberam o aviso para que não fizessem interferências nas obras do PAC . Os técnicos ficaram de mãos atadas, vendo sítios arqueológicos inteiros sendo destruidos pelos tratores, sem qualquer planejamento.
    Infelizmente esse tipo de notícia não vai parar na mídia.
    Concordo com a Conceição : " Que vença a democracia !!!!"
    Carminha, bom dia !!!!, Linda a oração de São Judas, gosto muito dele.
    O dia é hoje !!! Todos juntos nessa corrente de cura e amor.
    Beijo Zizi, se cuida, tá ??!!!
    Didier

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Zizi e Zizianos!

    É satisfatório ler algo escrito por alguém com convicção naquilo que diz. O assunto político, na maioria das vezes, nos leva às acusações de um lado e defesa do outro, de vez em quando com uma visão até um pouco ingênua e utópica. Mas o fato é que a defesa deve ser manifestada a favor do povo brasileiro, de seu progresso e bem-estar, da democracia honesta e justa a fim de que seja atingido o bem comum do Estado em nome de sua nação. Aplaudo o posicionamento da Ruth Rocha!

    Cheiro em todos,

    Laurinha.

    ResponderExcluir
  6. Ruth Rocha é MARAVILHOSA!!! Umas das criaturas mais inteligentes que conheço e com uma doçura ímpar!!!

    Tenho saudades do programa diário "Gazeta Meio-Dia", onde a apresentadora Maria Lídia intermediava debates incríveis acerca dos últimos acontecimentos, e ela tinha cadeira cativa.

    Querida Ruth, você é uma grande brasileira, merece todo respeito!!!

    James.

    ResponderExcluir
  7. Eu endosso o que Didier disse! Tenho amigos que fazem parte do IPHAN e o depoimento é o mesmo, sem tirar, nem por. Fora que não está tão longe assim a briga entre Dilma e Marina, com nosso querido molusco apoiando sua atual candidata em qualquer espaço.
    Confesso que ainda não sei em quem votarei. Mas a vontade de anular meu voto é enorme, e é preciso combatê-la.
    Beijos aos de beijos; abraços aos de abraços; apertos-de-mão aos mais formais; biscoitos Scooby aos mascotes e JUÍZO a todo mundo!

    ResponderExcluir
  8. Bárbaro esse "chega prá lá/ cai na real" que a Sra Ruth direcionou à candidata do PT - avec élégance!!
    Seria TUDODEBOM contar com pessoas desse nível nas decisões do país!!
    O que foi relatado por Didier e confirmado pelo Tom é exatamente a impressão que tenho do modus operandi do PT...
    Bjs!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas