Pular para o conteúdo principal

Polêmica

Achei que seria de bom tom abrir um espaço para discussão sobre o assunto da verba aprovada para o blog da Maria Bethania, porque entendo o JWadson, e entendo a Beth, além de ter algumas outras observações a acrescentar.
Então vamos lá!

Realmente choca ouvir que o MINC aprovou a verba imensa de um milhão e quinhentos mil reais para a criação de um blog, seja de quem for.
Choca porque todos sabemos que internet é um meio que só ganha dinheiro quem cria plataformas, e onde qualquer visibilidade é realizada por aproximadamente 1% deste valor para sites, não para blogs.

Choca porque vivemos no Brasil, onde assistimos diuturnamente verbas indevidas sairem por cima e por baixo dos panos, dentro das cuecas etc etc.
Daí a notícia realmente chocar, assustar muito. Parece saltar pelo bom senso àfora.

O bom disso tudo é que quando respiramos e elaboramos uma notícia alarmante aos sentidos como essa parece ser, começamos a perceber que o MINC autorizou a captação - não que tenha doado esta verba, nem que ela ( Bethania ) já a tenha conseguido.

Se ela precisa ou não deste montante, são outros quinhentos.
Como se trata de Bethania, de uma coisa eu tenho certeza, e ponho a mão no fogo: ela é íntegra até debaixo d'água, e com toda a certeza, deve estar preparando algo que valha seja lá a verba que for.

É que fica mais dramático e vende mais notícia a mídia divulgar o montante, e não o conteúdo, né?

Nossa amiga informadééééésima, a Beth, então nos salva de qualquer dúvida quando nos conta do que se trata o conteúdo, e aí tudo começa a parecer realmente menos astronômico e mais real.

No caso da Bethânia, é bem capaz mesmo dela conseguir a verba, porque é empresariada por pessoas fortes na área financeira, o que facilita muito a abertura dos intrincados caminhos dos patrocínios.
Se conseguir, melhor para ela, e melhor para nós que teremos um conteúdo de super qualidade disponível na net.
Quem sabe não resolvem apresentar também como curta metragem antes dos filmes principais nos cinemas, não é mesmo?

De minha parte, já tive muitas autorizações do MINC para captar dinheiro e realizar projetos que infelizmente, ficaram engavetados por falta de investidores - ai os intrincados caminhos dos patrocínios!!!......
Tentei até patrocínio para incrementar nosso blog, mas não sou nada eficiente com assuntos de negócios financeiros, e sei que posso contar com o apoio da galera do blog, mesmo fazendo tudo funcionar quando é possível para mim.

Então, sigamos em frente, com nossa disposição Ziziana da qual me orgulho muitíssimo, e ótima sorte para a Bethania, porque todos nós merecemos!

Beijos galera linda!

Comentários

caca disse…
ZIZIZINHA,
EU TAMBÉM ACREDITO NA ÍNDOLE DA BETHÂNIA,PORTANTO , TUDO LIMPO SE ELA CONSEGUIR CAPTAR ESSE DINHEIRO.
COM CERTEZA, GANHAREMOS MUITO COM ISSO!!
QUANTO ÀS DÚVIDAS QUE SURGEM DIANTE DESSES CASOS...TAMBÉM ACHO NORMAL,POIS HÁ MUITOS DESVIOS DE DINHEIRO O QUE NOS FAZ FICARMOS SEMPRE DESCONFIADOS.
TOMARA ELA CONSIGA , PARA O NOSSO BEM!!
SE VOCÊ TIVESSE CONSEGUIDO, SERIA TAMBÉM PARA O NOSSO BEM,MAS SE PRECISAR... PODE CONTAR COM A EQUIPE FINANCEIRA ZIZIANA QUE SOBREVIVE MUITÍSSIMO BEM DAS VACAS!
PAULINHA...AINDA NÃO COMPRAMOS A FAZENDA,MAS EM BREVE O FAREMOS, POIS O NÚMERO DE VACAS ESTÃO AUMENTANDO!!
BEIJOCAS, ZIZIZINHA , ZIZIANOS E ZIZINETES!!
CARMINHA
annalucilia disse…
Bethânia disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Ja9Vercrab0

Eu acredito
Marcel disse…
Não sei se o meu outro comentário foi apagado, mas por via das dúvidas, escrevo de novo.

Eu fico ímpar na história Zizi.

Não concordo, nem discordo.

Mas a movimentação maior é por conta não só da Bethânia, e sim de outros artistas que receberam autorização do MinC para captar altas verbas.

Eu acredito que como no caso da cantora Maria Rita, que foi autorizada a captar mais de 2,2 milhões para o projeto "Redescobrir Elis", na minha opinião em se tratando de Elis Regina não seria necessário o apoio do MinC já que artistas que que estão na mídia facilmente recebem essas ajudas de custo.
O MinC, por meio da lei Rouanet devia autorizar a captação de verbas para artistas em começo de carreiro, nem que fossem pequenas.

Artistas como Marisa Monte, Erasmo Carlos e Sula Miranda que receberam esse aval para altas quantias, eu não consigo enxergar motivo.

Por que depois o povo reclama que a música de qualidade vai acabar e etc.. e toda aquela abobrinha que a gente conhece, mas tá cheio de gente ai fazendo boa música e não tem chance de aparecer, por que leis de incentivo a cultura são fracas e não muito boas.

Depois que a ministra Ana de Hollanda retirou o selo da Creative Commons do site do MinC, outra vez o circo pegou fogo, mas poucos se tocam que a ministra anda sofrendo pressão para liberar, e o direito autoral ficar escancarado. Ainda bem que muitos compositores como Joyce, Hermínio Bello de Carvalho, Carlos Lyra, Antônio Adolfo e etc.. têm se manifestado a respeito disso. A ministra está do nosso lado!

Infelismente no Brasil as coisas funcionam assim, e depois não querem ficar submissos aos Estados Unidos, é triste, mas é uma realide. E por isso fico atrás com essa história de captação de verba para artistas que estão frequentemente nas mídias. Tudo bem que não quer dizer que consigam o dinheiro, mas que é um exagero é!

Até Jazz!
jwadson disse…
Zizi,
Vais censurar meu comentário?
SerginhoPaz disse…
A Beth (nossa beth ziziana) realmente é maravilhosa! Culta, íntegra, de minha terra e morro de vontade de conhecê-la pessoalmente. Só a conheço das notícias sociais!
Mas, vindo dela, com certeza a informação é baseada em fatos verídicos e estudados.
Nossa Beth (Maria Bethânia) é indiscutivelmente nossa outra diva, um pouco mais longe de nós, zizianos (se bem que tenho um disco autografado por ela quando esteve aqui dando-nos um SHOW de beleza teatral e interpretação vocal. Outra Beth íntegra e ligada a full time na rede social.
Enfim, BEIJOS as Beths e nós ficamos por aqui, com um blog pequeno, primário talvez, mas um blog catedrático na arte do amor incondicional. Somos a família do blog da Zizi, talvez se fosse um MEGA BLOG perdesse nossa "privacidade e afeto" tão presente no nosso cotidiano. O dia-a-dia do amor recíproco, o amor Ziziano.
BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!!!!
Larissa Lima disse…
Já que a discussão foi aberta nesse espaço lindo, vamos a ela.

A Bethânia recebeu autorização para angariar financiamento de mais de 1 milhão de reais que serão revertidos para a produção de 365 videos de 1 minuto com contação de poesia.

Assim como ela, vários artistas de visiabilidade nacional tiveram valores parecidos aprovados. A maioria deles irá reverter o produto da captação em benefício tangível para a população.

É o caso de shows gratuitos, distribuição de dvds e outras ações que a população reconhece como investimento concreto e necessário.

A ressalva no projeto da Bethânia, está na visibilidade que ela mesma tem. Os custos apresentados no projeto soaram supervalorizados. Soma-se a isso a relação de proximidade entre a Bethânia e os atuais integrantes do Minc. Um combo que resultou nessa polêmica toda.

Como você disse ZZ, estamos acostumados a ver interesses públicos ignorados pelas vantagens particulares. E o projeto da Bethânia foi colocado no meio como uma ilustração desse tema.


A única certeza é que captar recursos com base nas leis de incentivo virou profissão. É preciso muito talento/conhecimento/disposição para conseguir realizar projetos culturais.

O que eu desejo é que todas as Bethânias (com ou sem igual visibilidade) tenham garantido o fácil acesso ao desenvolvimento de ações de valorização da cultura brasileira.


Beijos,
Larissaa
Rogério disse…
Olá a todos,

Acho tbém com esse lance da mídia dar destaque ao valor e não ao conteúdo é o que mais nos deixa chocado; sinceramente não tinha a menor idéia do que a Bethânia tem em mente etc e tal, e qual o custo disso tudo, enfim, não é bem minha praia, mas como não sabia dos detalhes não tive opiniões precipitadas, embora o valor chamar atenção.

Eu só sei de uma coisa (e sem puxar saco que tbém não pe minha praia, rs), que esse é o MELHOR BLOG DO MUNDO, aqui temos um conforto e verdade pouco encontrado em tudo muito "pré fabricado" por aí com a intenção apenas de divulgar o artista e ganhar dinheiro. Aqui não tem NADA disso, é o coração, sensibilidade, amizade falando mais alto.

Como digo, este espaço hj é uma extensão dos meus dias e da minha vida ....

Zizi, salve seu blogm sua generosidade, respeito e dedicação com os fãs e amigos que aqui estão participando.

Muitos bjs e bom fim de semama a todos!

:)
Bom dia, querida Zizi!
Que seu dia seja repleto de felicidades...
Bela postagem, parabéns!
Estou muito feliz com sua recuperação, graças a Deus.
Ouvir suas canções é análogo às estrelas na sua plenitude.
Em outras palavras sua voz é magnífica, você encanta o universo das canções...
Agora estou ouvindo “Asa Morena”.
Eu amo essa música, rsrs.
Desejo á você um final de semana maravilhoso.
Deus te abençoe.
Beijos no coração.
Cely.
Sanbahia disse…
Zi, amídia caiu em cima de Bethânia. Adorei seus esclarecimentos sobre o caso. Com certeza Bethânia não nos decepcionaria.
Com muito carinho deixo meu cheiro e abraço para você.
Cuide-se direitinho.
jwadson disse…
Zizi devo entender que a minha resposta à Beth Carvalho foi censurada?
É isso mesmo?
Achei que o Blog fosse mais democrático!
Fiquei frustrado!
Medi tanto as palavras, mas, pelo que vi, não adiantou nada.
O espaço para contatos é bom, mas poderia ser melhor se também abraçasse debates e questionamentos. De um modo geral as pessoas precisam ser instigadas porque o que move o mundo não são as respostas. São as perguntas!
Acho que você entendeu o que eu quis dizer sobre a Bethânia. Em nenhum momento também duvidei do caráter dela.

Estou me desconectando.

Um abraço.
Marcelo Malagori disse…
Zizi,

Concordo com todo seu ponto de vista e assino em baixo.

Mas, do meu ponto de vista, mesmo sendo quem é Bethania, será que o blog dela terá o mesmo carinho e amor do seu/nosso? Tudo assim tão carinhosa e amorosamente feito a milhares de mãos?

Sabe aquela irmã querida e carinhosa que a gente sempre tem, e ama muito? Pois é, voce e o blog para mim são assim.

Adoro Bethania! Mas ela me lembra aquela irmã mais velha, que a gente ama muito, mas ela é sempre autoritaria e mandona, nunca sabe como nos fazer carinho direito, mas mesmo assim o amor entre a gente é reciproco.

Te amando sempre!

Beijos a todos!
Cris disse…
Os governantes fizerem os brasileiros ficarem desconfiados de tudo que passe pelas mãos deles, motivos nao nos faltam né????
Tomara que a Bethania consiga fazer um bom trabalho, o povo precisa de cultura acessível.
Agora Zizi o seu blog que eu peco permissao pra chamar de "nosso" é lindo porque tem seu jeito e é isso tornar ele tão aconchegante!!



Beijos enormes

Cris
Michele Tamara disse…
É claro que vou no blog da Bethânia , mas o meu coração vou deixar aqui com vc Zizi , e com todos os Zizianos e Zizinets .Vocês cuidam dele por mim ?
Bjo Zi , lindo fim de semana pra todos .
Fefeu disse…
Polêmico o caso do blog da Maria Bethânia. Mas acho que muita gente tá sentando a lenha sem saber direito do que se trata.
Na verdade, eu ainda não formei minha opinião a respeito, mas estou lendo alguns comentários prós e contras. Até agora, os prós me convenceram mais. Afinal, antes R$ 1,3 em um blog cultural de uma cantora ímpar brasileira, do que na cueca daqueles vagabundos corruptos!

Beijos, minha linda "cantante!"

Aguardando seus comentários sobre a participação do dvd da Luiza!!!
Vinny disse…
Olá
O motivo de tanta especulação é pura desinformação do público . É preciso saber como é a Lei Rouanet porque ela existe e como funciona . O que eu sei é que realmente nao é verba alguma que será dada pelo governo e sim o direito de nao pagar devidos impostos do dinheiro que o artista conseguir captar . Que os impostos poderiam ir para serviços do público ? Sim poderiam , mas , e se não houvetesse tal evento ? Não iria da mesma forma . O serviço vem para o público em forma de arte .
Nao é um simples blog . Sao 365 vídeos de Andrucha . Já dá pra imaginar o capricho que serão .
Pegaram Bethania para criticar . Porém nunca criticaram da mesma forma os demais .
Alguem já viu reclamarem dos outros projetos aprovados ?
Porque com Bethania a repercussão foi negativa ?
Há vários projetos que foram realizados sob tal incentivo e as pessoas desconhecem .

Quantos outros impostos de diferentes origens vão para lugar errado ?

Toda esse repercussão tem um nome : falso moralismo .

Que venha o Blog - Bethania só faz coisa boa .
Beth Carvalho disse…
Serginho Paz, obrigada pelo carinho. E podemos nos conhecer sim. Apareça qualquer dia, pela manhã.
Abraços!
Zizi querida, continuamos em preces.
Com carinho
Beth
Michele Tamara disse…
jwadson ,
A Zizi postou seu comentário sim , eu li em outro post ,tá lá .é um post que fala sobre devolver a fralda rsrsrs .

Bjo .
Márcia Ricco disse…
Clarear é sempre bom!!!
Obrigada, Zizi e zizianos por tirar o embaço da visão!!
Falando em patrocínio, ouvi algo sobre projetos que são anunciados na internet com o intuito de conseguir recursos. Em lugar de 1 ou 2 patrocinadores, o projeto é bancado por centenas, milhares de pessoas ( físicas/jurídicas ) que tenham o mesmo interesse.
Alguém teria maiores informações?
BJS!!!!
nei lee disse…
Zizi,espero que Voce e todos estejam cada dia melhores,eu estava a pensar na palavra "polemica" e não encontrei nada que pudesse me fazer refletir sobre isso em relação a Maria Bethania.
quanto será que possa valer a historia dessa mulher,por quanto sera que alguem possa apreçar o talento de um ser insuportavelmente belo e digno,como então poderei assimilar qualquer valor monetario a um misterio da propria natureza que é a voz e a pessoa de Maria Bethania,
se é para captar recursos, se é para que Ela receba o valor dito, seja o que for, eu sei e da minha certeza carrego, é pouco, muito pouco , qualquer valor financeiro que possa relacionar a essa artista unica,imutavel,sensivel, que apenas de ouvi-la ja me faz ganhar o maior premios de todos que é a poesia em forma de musica...
quem dera Voce, Rita Lee, Ney Matogrosso, Simone,Vanusa,Fagner,Alcione,Zeca Baleiro e outros grandes monstros sagrados e ainda vivos recebessem uma verba na qual não precisassem de se preocupar com a grande despesa que a arte e cultura necessitam para que venha a tona momentos inesqueciveis e magicos quando se tem uma apresentação , um espetaculo de Voces...
ninguem questiona o valor que fulano recebe para ficar a apresentar programas sem a minima possibilidade de agregar conhecimento,assuntos futeis,outros milhares de verbas pagas para quem suportar ficar mais tempo em grupo e o finalista é premiado não porque é generoso e fez amizades e sim porque conseguiu descartar as pessoas que conviviam ao seu lado.
nao percebo ninguem a questionar os valores atribuidos a salarios mensais exorbitantes a alguns atletas que por sorte participam de uma "pelada" oficial e quando se permitem a dar entrevistas , nem sempre é um grande ensinamento, alias nem e sempre...
desculpe a maneira talvez um pouco estupida em relacionar certas situações as quais cada pessoa tem seu merito e pensamento...
mas ainda continuo a acreditar que poderia ser bem maior as verbas destinadas a cultura, as artes e que Maria Bethania continue a encantar e iluminar nossas vidas ,
impagavel...
um grande abraço em Sua Familia linda, um beijo enorme em minhas queridas Zizianas e Zizianos e meus aplausos por ter tratado esse assunto de uma maneira tão correta e sensivel...
Voce é sempre impressionante em tudo que Fa\, parabens e obrigado
saude sempre...

Postagens mais visitadas deste blog

Existe uma música cuja letra diz   “recordar é viver”
Pois bem, eu digo o contrário. Viver, de verdade, é recordar…..
Daquilo que, intimamente, já sabíamos - mas não lembrávamos que sabíamos… Recordar através de uma palavra solta no ar, um gesto, uma intenção, um deja-vù… qualquer coisa se presta a ser um sinal que suga dos infinitos do inconsciente a lembrança vaga de fatos, mas muito sólida em conteúdo e sentido.
Lembrar disso tudo trás sentido ao viver, ao sofrer que faz parte, àquilo que temos de aceitar porque a impotência bate de frente….
O caminho dessas lembranças, pelo menos o único que conheço, está bem perto - ou melhor : bem dentro de nós. Há que se ter coragem = core ( coração + agir ). Há que enfrentar nossos próprios demônios e dragões, que guardam as portas de entrada da memória… Parece simples, mas não é. Um pequeno e único gesto, por menor que seja, nessa direção, acredite: é Hercúleo.
Bem vindo à complexidade - inevitável como o destino - que nos compõe, e parece cobrar sua aut…

Pensou que eu tinha esquecido de você Eli?????

Mas não esqueci não!!!!!
Parabéns atrasados querida, mas limpinhos e cheios de carinho!!!
Desculpe não ter postado ontem!
Fui abduzida pela minha filha que me levou a um cinema incrível, a gente quase deita nele! E os garçons servem o que a gente já pediu.
Assistimos Almodovar com um pacote imenso de pipocas e prosseco rosê.
E eu ficava pensando: será que vai dar tempo de postar o parabéns da Eli?????
Não deu, mas então aqui vai:

PARABÉNS ELI!!!!
Muita saúde, paz, realizações, amor, felicidades e que seus desejos mais lindos sejam realizados!
Receba um beijo meu enooooooooooorme, e deste blog inteirinho que te ama!

Ah, a Carminha fez um cartão lindo prá você, só que veio em pdf. extensão que o blogger não aceita para uploads.

Então saiba que o carinho de todos por aqui é muito maior do que o que você imagina!
Beijos mil
Faço agora uma reverência aos Zizianos espalhados pelo Brasil e mundo.
Hoje, 22 de outubro de 2015, completamos mais um ano de vida!
Foi em 22 de outubro de 2007, que resolvi publicar meu blog na plataforma do blogspot, super discretamente, colhendo aqui e ali algumas pessoas que se reuniam em torno do meu trabalho...
Adriana GarciaCarmen Teixeira, Paulinha de Salta, Ney Lee, Conceicao MachadoManoel Vila NovaAndrezinho Possi, Luziane, ....... e assim, de grão em grão construímos uma relação tão quente, tão propícia, que casamentos aconteceram entre membros do blog, encontros físicos - tivemos 3, com pessoas do Brasil todo.
E o mais gratificante, foi perceber que apesar das diferenças de gêneros, sotaques, idades, lá no fundo do coração, todos nós Zizianos somos feitos de uma mesma substância. Nos emocionamos "alcançando" um sentido intrínseco nas canções, na poesia do cotidiano, nas aspirações.... enfim, somos todos da mesma gota de amor de Deus.
Obrigada por existirem na m…