.... e se.....

e se cada dia fosse um preparo...... através de cada pensamento, cada medo, cada resposta, cada escolha.... se todos os dias fossem se acumulando como o processo do limbo....
E se viver fosse morrer, e acordássemos para a morte como um processo mais estável, de acordo com a visualização que nossa mente pode vislumbrar, acreditar e sustentar ...
como se morrêssemos todos os dias, para num único dia lá adiante, nascer.... e nada mudar por dentro a menos que nos esforcemos tanto quanto o fazemos aqui, talvez com menos pressão externa....

E se a aventura da morte fosse a vida assim como a conhecemos.....se vida e morte estivessem brincando de troca de nomes.... se essa brincadeira existisse para nos tornar mais apegados enquanto acreditamos estar vivos, assim nos preparando com mais afinco para a vida de verdade.....

e se.... e se..... e se.....

O antônimo de morrer não é viver, é nascer. Nascer e morrer, tudo é viver

Comentários

  1. ZIZIZINHA SÁBIA E QUERIDA AMIGA,
    ACABEI DE CHEGAR EM CASA, ENTREI NO BLOG,PRECISO CHEGAR E VIR AQUI,POIS É UM DOS LUGARES ONDE MORA O MEU CORAÇÃO...QUE LINDO TER ESSE TEXTO, ESSA REFLEXÃO!
    PENSO MUITO DESSA FORMA, SE REALMENTE ESTAMOS VIVOS, OU É A MORTE A VIDA REAL, QUE ACRESCENTA MAIS, QUE NOS ENSINA MAIS...ESTAR AQUI, NESSE PLANO,MUITAS VEZES ME PARECE UMA ILUSÃO, UM FAZ-DE -CONTA...E ME PERGUNTO SE MORRER NÃO É O REAL DA VIDA, O RENASCER???
    LINDO, AMEI!!

    ESPERO QUE SEU DIA TENHA SIDO EM PAZ, QUE O FRIOZINHO TENHA SIDO CURTIDO COM ALEGRIA...POIS AÍ TEM LAREIRA, PESSOAS QUE AQUECEM,A BELEZA...TUDO JUNTO É MAIS PARA QUENTE QUE PARA FRIO!!
    BEIJOS, ATÉ MAIS NO NOSSO BOA NOITE!!
    FIQUE COM MEU CARINHO E COM ESSE FERNANDO PESSOA:
    CARMINHA

    A Morte
    A morte é a curva da estrada.
    Morrer é só não ser visto.
    Se escuto, eu te oiço a passada
    Existir como eu existo.

    A terra é feita de céu.
    A mentira não tem ninho.
    Nunca ninguém se perdeu.
    Tudo é verdade e caminho.

    O. C., I, V, Poesias, p. 144.
    (Fernando Pessoa - Poemas Ocultistas- 23/05/1932)

    ResponderExcluir
  2. Sabe Zizi...
    Tenho pensado muito dessa forma e a respeito disso ultimamente, o SE é o que realmente nos move a pensar com mais veemência, e a capacidade refletir , que nós humanos temos, é a arma principal para as nossas decisões, então se tudo cumina para a vida... Vivamos!

    Muito interessante essa reflexão.
    Bjs Bjs Bjs.........

    ResponderExcluir
  3. ZiZi,
    Que belíssimo texto, tudo isso é verdade, temos que aproveitar intensamente a vida. Fazer tudo o que é bom e certo para sermos pessoas melhores.
    Milhões de beijos e abraços carinhosos.
    Adriana Ziziana.

    ResponderExcluir
  4. Zizi meu benhê :D

    Que belas palavras, aah que saudadinha que eu estava de Ti mulher...

    estou supeeer curiosa para ver sua flores, posta logo a foto hein... eu AMO flores, Assim como eu amo vc *-*

    Amei o vídeo que vc postou sobre o DVD da Lú, acho linda esta canção "Cacos de amor" assim como seus olhos =D

    Ficam supeeeer bem.. Te Amo pra sempre&Sempre

    Mil Bjos! =* Depois eu voltoo

    ResponderExcluir
  5. Ziiiiiiii.....

    Amor,Diva,Querida,Linda...
    (quando eu falo de Ti num encontro o adjetivo certo hihih')

    Você pediu para que a gente se junte e super divulgue seu trabalho no Twitter...
    Bem, eu e a Mari até então, acho que era as mais fala sobre vc :D

    Então, queria lhe pedir, para sempre que der passa no TU...será bacana e a turma vai ver que vc tbm tá lá, se é q você me endente ;)
    E lá e mais bacana pra gente conversar, e um pouquinho mais facil :D

    Mil Beijos² hihi'

    ResponderExcluir
  6. Estou aqui sem palavras com o que acabo de ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. "Tudo quanto se destina a surtir efeito nos corações, do coração deve sair."
    (Goethe)

    BOOOOAAAANOOOITEEEZIZIZINHAAA!!!
    EMBORA TODAS AS NOITES EU VENHA
    AQUI PARA DESEJAR-LHE UM SONO EM PAZ, FELIZ, NA COMPANHIA E SOB A PROTEÇÃO DE DEUS...CADA MOMENTO É ÚNICO,POIS VEM SOMADO À TUDO QUE JÁ LHE DESEJEI,ACRESCENTADO DO MEU AMOR POR VOCÊ,QUE SÓ AUMENTA...
    DEUS SABE O QUANTO MEUS DESEJOS SÃO SINCEROS ,POIS ELES SAEM DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO!PARECE-ME QUE ASSIM QUE SAEM,O ESPAÇO DEIXADO NÃO FICA VAZIO,É LOGO OCUPADO POR DESEJOS MAIORES E MELHORES...
    ENTÃO AMIGA, MEU CORAÇÃO É UM POÇO DE BONS DESEJOS POR VOCÊ, PARA VOCÊ!!
    DURMA COM DEUS,AQUECIDA PELO CALOR
    DA VIDA!!!
    BEIJOS NO SEU CORAÇÃO!!
    CARMINHA

    ResponderExcluir
  8. Zizi, entrei agora e comecei a ler...ao mesmo tempo comecei a pensar e ao mesmo tempo me veio à cabeça que o nascer é uma morte...raciocina comigo...quando estamos na barriga da mamãe, vivemos durante 9 meses em um mundo só nosso, cheio de líquidos e barulhos diferentes, mas ao terminar os 9 meses, a gente vai morrer pra aquele mundo e nascer pra o mundo aqui fora, um mundo que a gente não sabe como é, ou seja, é uma passagem, embora estejamos vivos em ambos os mundos. Da mesma forma é quando a gente morre aqui nesse mundo e passa pra outro que a gente também não conhece. A diferença é só a forma que a gente vai, sem levar o corpo...capiche? Veio isso na minha cabeça agora. Bem, vou nessa...cheguei agora em casa e tow muito cansadinha...precisando dormir bem.

    Desejo que você tenha uma noite linda.

    Beijo bem grandão

    Adalbenice

    ResponderExcluir
  9. ZIZI,somos um mistério...



    .... A única coisa que justifica nossa existência são as relações que a gente constrói. Só os afetos é que compensam a gente percorrer uma vida inteira sem saber de onde viemos e para onde vamos. ....

    MARTHA MEDEIROS.


    E se......desejo para todos nós
    um feliz;desvendar deste mistério.

    com carinho.

    ResponderExcluir
  10. Zizi

    Muito profundo e interessante este texto!!

    Quisera me aprofundar no assunto, mas o tempo está curto!! Mal consigo postar um único recadinho!! rs

    Enfim, este assunto sempre tem despertado minha atenção, sempre penso nele de alguma forma!!

    Na corrida da vida, deixo um poema de Mário Quintana que diz muito sobre o morrer (e o viver):

    Um dia... pronto!... me acabo.
    Pois seja o que tem de ser.
    Morrer que me importa?...
    O diabo é deixar de viver!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Zizi amada, é através de hipóteses que se constrói a afirmação.
    Fiquei um pouco no ar...e te confesso que meu medo da morte diminuiu.
    Bacana ver dessa maneira.....
    E dito dessa forma...Muito lindo mesmo...
    Um beijinho...Rosany

    ResponderExcluir
  12. Ziziznha,
    Não importa a ordem. Nascer, morrer... O que realmente importa e faz valer a pena é saber o quanto sentimos e temos das pessoas queridas e verdadeiras que encontramos no caminho.
    Deixa eu tentar me explicar melhor:durante minha existência aqui nesse mundo eu já sorri,fiz sorrir, chorei,fiz chorar, desejei ir embora com minha mãe (quando se foi),e depois desejei ficar aqui pra tentar espalhar alegrias e também tornar a me alegrar. Conheci pessoas inesquecíveis como vocês todos da família ziziana e espero que esse laço musico-afetivo que nos une seja eterno.

    Beijozzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  13. Amiga Zizi,
    Você deu um mergulho profundo em um tema, que vem de muito, sendo indagado. Sócrates, Platão, São Tomás de Aquino, etc., fizeram este mesmo questionamento, que tão bem você colocou. Lembrei de uma palestra de Jorge Luis Borges, sobre a imortalidade, onde se questiona sobre a imortalidade pessoal ou imortalidade cósmica. E lembra que se tudo é infinito, não o deve ser no sentido de daqui para a frente, como muito se pensa, esquecendo que para trás de nós também é infinito. Assim, como entende Pascal, estamos numa linha infinita. Então, fica a pergunta: Somos então infinitos? Onde estávamos antes do útero materno? E quando saímos desse corpo, continuamos em uma outra dimensão desse infinito? Já que nosso corpo, se transforma em várias outras formas de vida, podemos também dizer, que mesmo nosso corpo, que pensamos que morre, ele é infinito. Agora, fiquei pensando: e se...você não tivesse escrito esse texto, teríamos pensado nisso tudo? Ou de outra forma, mesmo você tendo escrito esse texto, poderia não ter acessado seu blog; mas mesmo assim, teria me questionado sobre o tema:morte, nascer, vida?
    Você está em um momento delicado, pela grande perda do seu irmão. E fez de uma maneira sensível e inteligente, seus questionamentos e dúvidas. E nos levou a pensar sobre isso também. Gostei muito da sua colocação de que o "antônimo de morrer não é viver, é nascer. Nascer e morrer, tudo é viver" Zizi, você textualiza muito bem seus pensamentos. Mas, confesso que me deixou pensando muito no assunto. E quanto mais penso...mas fico em dúvidas... Apenas uma dúvida não tenho, da grande admiração por você.
    Fica com Deus.
    Beijos carinhosos
    Beth

    ResponderExcluir
  14. Adoro te ver filosofar sobre temas como este, Zizi. Vivemos rodeadas de mistérios a nossa volta e cabem inúmeras perguntas, mas poucos são os que se atrevem a buscar por respostas.
    A arte de aprender a morrer fazia parte, nas antigas tradições, da arte de aprender a Viver. Os filósofos estóicos sabiamente ensinavam que a vida não é curta nem longa. Tem a duração de nossos sonhos mais profundos. Diziam também para não nos preocuparmos com a duração de nossa existência e que melhor seria, quando estivéssemos no cenário da vida, representar bem nosso papel. Entendo que seja por aí: "Viver e não ter a vergonha se ser feliz... a beleza de ser um eterno aprendiz".
    Carpe diem! Dani

    ResponderExcluir
  15. "... E assim chegar e partir, são só dois lados da mesma viajem, o trem que chega é o mesmo trem da partida..." pensei nisso quando li...

    Beijos amada!

    ResponderExcluir
  16. Vixe! Onde se lê na minha mensagem:
    E quanto mais penso...mas fico em dúvida. Entenda-se: E quanto mais penso... mais fico em dúvidas.
    Pronto. Corrigido.
    Beijos em todos!
    Beth

    ResponderExcluir
  17. Hum... acho que voce acabou de assistir o filme Nosso Lar... me fiz as mesmas perguntas depois que o assisti.

    Te amando sempre!

    ResponderExcluir
  18. Perfeito o post do Vladimir...o diabo é deixar de viver. Pois, sigamos.

    ResponderExcluir
  19. Lindo texto, Zizi!
    Acho que é isto mesmo: vida e morte brincam de troca de nomes... e assim vamos evoluindo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. http://www.youtube.com/watch?v=libxovGmiMA

    TODOS fazemos ALGO por algum MOTIVO. Obrigada! Bacio!

    ResponderExcluir
  21. Animal silvestre,não pode.É CRIME!Eles são muito frágeis,é engraçadinho,mas não pode!

    ResponderExcluir
  22. Texto profundo e de dar arrepio, mas acho que é de pensar se estamos realmente entendendo o que o universo quer nos dizer, será?

    Beijos querida

    Cris

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas