Pular para o conteúdo principal

Dica muito importante

Crianças,

Como vocês sabem (escrevi anteriormente), adoro o André Trigueiro - jornalista apresentador do Jornal das Dez, e do programa criado por ele "Cidades e Soluções", ambos da Globonews.
Curto as abordagens dele, o jeitão de conduzir as entrevistas, e principalmente o domínio dele sobre os assuntos sobre os quais discorre.
Enfim, o cara é uma fera.

Ontem descobri que no dia 12 - sábado, ele lançou um livro cujo tema me deixou elétrica de vontade de ler, e é o que vou começar a fazer nesta quarta feira.

Quero multiplicar com vocês, este "achado"!

Publico aqui o folder. Divirtam-se!





ÉPOCA - Blog do Planeta | O meio ambiente que você faz
http://colunas.epoca.globo.com/planeta


O jornalista André Trigueiro, da Globonews, vai lançar seu novo livro “Espiritismo e Ecologia”, dia 12 de Setembro, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro. O evento funcionará como um debate, onde o público pode fazer perguntas ao autor.
Em seu livro, Trigueiro identifica como a preservação ecológica se identifica com o espiritismo, e com a espiritualidade, em um sentido mais amplo. “Se equilíbrio é sinônimo de sustentabilidade, quem busca o equilíbrio através da religião precisa ser sustentável”, diz. Trigueiro explica isso em detalhes na entrevista que concedeu à Época:

Época: O que o espiritismo diz sobre ecologia?
André Trigueiro: A expressão “ecologia” foi cunhada na Alemanha apenas nove anos depois de a primeira edição de o “Livro dos Espíritos” ter sido lançada na França , no inspiradíssimo século XIX do evolucionismo, do positivismo, do comunismo, da psicanálise, e de outras correntes de pensamento referenciais para parcela expressiva da humanidade. Espiritismo e ecologia explicam, cada qual ao seu modo, um universo sistêmico e interligado, o uso racional dos recursos naturais baseado no princípio da necessidade - e não da opulência -, uma nova ética solidária que leve em conta os interesses de todos e não de uma minoria, o respeito a todos os seres viventes. Espíritas e ecologistas também reconhecem a existência de mecanismos de autoproteção da Terra, embora expliquem isso de formas distintas. E estudam os efeitos colaterais da poluição nos dois planos da vida: enquanto a ecologia investiga o impacto dos poluentes na matéria (ar, água, solo), o espiritismo desdobra-se na investigação dos impactos de outros gêneros de poluentes (formas-pensamento, miasmas, etc) no campo sutil, no plano atral, também chamado de psicosfera.

Época; Como a ética religiosa pode ajudar a preservar a natureza?
Trigueiro: Onde se aceita a idéia de Deus, a natureza é entendida como obra divina, onde o sagrado se manifesta de forma rica e exuberante. Depredar a natureza significa macular um sistema em equilíbrio que dispõe de tudo o que nos é necessário para que possamos viver bem. De uns tempos para cá, diversas tradições vem descobrindo a riqueza da teologia ambiental para explicar, cada qual a seu modo, como as leis que regem a vida e o universo precisam ser respeitadas em favor de nós mesmos. Não estamos desconectados do meio que nos cerca. Na verdade, essa ligação é intrínseca e visceral. Se equilíbrio é sinônimo de sustentabilidade, quem busca o equilíbrio através da religião precisa ser sustentável.



Época: Você acha que se as pessoas tivessem mais espiritualidade, cuidariam melhor do ambiente?
Trigueiro: Quem cuida do lado espiritual - e realiza essa busca solitária e persistente de Deus em si mesmo - tende a ser menos dependente dos bens materiais - portanto menos consumista - e mais atento ao legado, aos impactos de ordem material e moral de sua passagem por este planeta. Mas cada vivência espiritual é pessoal e intransferível. A espiritualidade contém todas as religiões, mas uma única religião não contém toda a espiritualidade. A religião também não salva ninguém, mas antes, a disposição de cada um em ser alguém melhor, mais solidário e amoroso. Também é verdade que muita gente que não acredita em Deus - ou na vida após a morte - realiza importantes trabalhos na área da sustentabilidade. Não importa em que se crê, mas naquilo que se faz de verdade em prol dos outros e do planeta que nos acolhe.

Época: Como você descobriu o espiritualismo?
Trigueiro: Em 1987, tive uma curiosidade irrefreável de investigar os livros de cabeceira de minha mãe, onde estavam as obras básicas da Doutrina Espírita. Então iniciei uma aproximação que não teve mais freios nem pudores. Já na juventude, fazendo questionamentos enormes de ordem existencial e procurando respostas que não encontrei em outras religiões, me senti muito bem amparado pelo Espiritismo. Foi um processo natural.

Época: Como você começou a relacionar a espiritualidade com a preservação ambiental?
Trigueiro: Há seis anos, fui convidado para fazer uma palestra em um centro espírita do Rio de Janeiro pelo saudoso escritor, musicoterapeuta e médium Luiz Antônio Millecco, fundador da Sociedade Pró-Livro Espírita em Braile (SPLEB). O tema era “Ecologia e Paz”. Creio que o livro começou a nascer nesta palestra. De lá para cá, através de minhas pesquisas, descobri que o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (que usou o pseudônimo de Allan Kardec ao assinar as obras básicas do espiritismo) e o naturalista alemão Ernst Haeckel, tido como o Pai da Ecologia, eram homens de ciência que deixaram um legado importantíssimo para os dias de hoje, em que tentamos entender melhor a origem de múltiplas crises (econômica, social, ética, ambiental) e os caminhos para resolvê-las.

(Alexandre Mansur)
Pimp My Profile

Comentários

Marcos Vital disse…
Oi ZIZI,

Achei bem interessante o do post e do livro claro, ecologia e religiao juntos soa bem, eu cresci numa familia catolica, ia a igreja todos os domingos, rezava PN e AM sempre antes de dormir, porém depois que cresci, nao foi muto - cheguei a 1,66 m ;), frequentei alguns lugares onde se pregava a religiao kardecista-espiritismo, e li e ouvi coisas que achei muitos bonitas...
Marcos Vital disse…
...todos là em casa tem nome de santo, até "cosmo e damiao" tem, somente o nome mesmo, de santos nao tiveram mais nada, se entende o quiz dizer...

Vou gostar se voce compartilhar algo sobre o livro aqui no blog, um beZZo
Cris Zampiere disse…
Ola Zizi amore,nao consegui escrever porque estava ai em SP`a passeio desde sexta feira..nossa que saudades daqui...
Adorei este folder, adoro a doutrina espirita e adoro ler livros, com certeza vou comprar este, ah tem um livro muito lindo se voce ainda nao leu vale a penachama-se A verdade de cada um, é um livro que nos ensina muito.
Beijos a voce e a todos os Zizianos..
Cris
Tudo Todo Tempo disse…
Salve minha linda Zizi...sou nova por aqui mas antiga apaixonada por seu trabalho.
Adorei e agradeço nos mostrar este livro.
Ainda aprendendo a mexer na net e twuiter, blogs, sites..etc....vou caminhando devagar..mas sempre em frente..
abraços
telma disse…
Oi, Zizi... oi, pessoal!
Adorei a dica, muito interessante, tb quero ler este livro, sempre me interessei pelo tema.
Sou Kardecista, e quanto mais leio e vejo palestras, sinto que me envolvo cada vez mais, é como se minha responsabilidade aumentasse a cada novo conhecimento.

bjs
Lusiane disse…
Caso alguém ainda não tenha lido:

Ana grava com Gadú, Zizi, Roberta e Bethânia

A foto acima registra instante de descontração no encontro de Ana Carolina com Maria Gadú para a gravação do inédito blues Mais que a mim, parceria de Ana com a cantora e compositora italiana Chiara Civello. O dueto vai poder ser conferido no quinto DVD da artista mineira. O blues chegou a ser gravado para o CD N9ve, mas acabou excluído do disco na mixagem. O novo DVD de Ana Carolina vai apresentar duetos da cantora com nomes como Gilberto Gil (que já gravou sua participação no samba Torpedo, gravado por Ana em N9ve com letra de Gil), Maria Bethânia, Roberta Sá, Seu Jorge, Zizi Possi, John Legend, Chiara Civello (na faixa Resta), Esperanza Spalding e Antonio Villeroy, entre outros. Gringo Cardia assina o cenário. Monique Gardenberg dirige o DVD.
Lusiane disse…
E claro, a fonte: http://blogdomauroferreira.blogspot.com/2009/09/ana-grava-com-gadu-zizi-roberta-e.html
caca disse…
oi Zizizinha,tudo ok??E o nosso
Rubinho,conta sobre.

Fiquei curiosa e interessada em
ler esse livro,pretendo comprá-lo.
Obrigada pela dica!!!!!!

Quanto ao seu comentário sobre o
depoimento daquela senhora na novela,concordo plenamente.Ela realmente é uma pessoa iluminada,que apesar da limitação
mostrou ter auto-estima,força interna,enfim ser pra lá de especial,especialíssima!!!!!!!!
Eu que convivo diariamente com pessoas com necessidades especiais,
posso afirmar que estas são lições
de vida de dar inveja,pois normalmente buscam forças,e as
encontram,não reclamam como nós
e agradecem e comemoram pequenas
conquitas.
Já essa senhora teve uma conquista
enorme e nos deixa um exemplo sem
classificação,Que DEUS a proteja sempre!!!


beijos,CARMINHA.
Tom disse…
AH, MEU DEUS! Esse livro falou diretamente ao meu coração! Como eu tô também escrevendo um livro sobre ecologia, acho que darei uma lidinha no dele!!! Onde eu compro? (google, pra que te quero!)
Markito... COSMO e DAMIÃO? então os Padrinhos Mágicos são COSME e WANDA? hehehehe (desculpe, não quis ofender, mas não pude deixar passar a piada... hehehe)
caca disse…
AMIGOS ZIZIANOS,

ACABEI DE PERCEBER QUE
OS AQUÁRIOS SUMIRAMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!
ONDE SERÁ QUE FORAM PARAR? E NÓS OS PEIXINHOS,SERÁ QUE MORREMOS AFOGADOS???

SOCOOOOOORROOOOOOOOOOOO ZIZIZINHA!!
CADÊ NOISSSSSSSSSSSSSSSSS??

BEIJOCAS,DURMA BEM,FIQUE COM DEUS!!
EX-PEIXINHA VERMELHINHA,CARMINHA.
Muito interessante a forma com que ele despertou seu interesse pelo estudo espírita, lendo os livros da mãe e se identificanto tão facilmente com a coisa...

Gostaria muito de um dia repetir isto! Mergulhar profundamente na Biblioteca de Mamãe e procurar respostas pras coisas que me entalam.


Sempre que tento encontrar respostas para algumas dúvidas espirituais, uma voz sai não sei de onde e me diz: Será que é mesmo?Não seria pura imaginação de alguns inteligentes?
Não seria alguém querendo vender a fé para os mais fracos?
...Paro!Olho pro espelho e repito: Meu Deus pra onde vamos??
Resultado: uma noite sem dormir.

Pergunto a todos: Seria falta de fé ou um negativismo possessivo?
Mesmo eu sendo de natureza positiva e otimista.

Ainda assim uma coisa eu sei, e posso confiar...Deus me Proteje e trabalha dobrado... Sempre!
AxÉ
toni disse…
Oi, Zizi
Aproveito este espaço, para fazer uma pequena homenagem a você, grande intérprete e grande pessoa.
Sou já um homem bem maduro (60 anos), e aprendi a gostar de você com a mulher que é o grande amor da minha vida(infelizmente já não estamos mais juntos, mas ela é meu eterno amor). Ela é uma grande fã sua, e tem tudo o que você já gravou até hoje.
Bom, a singela homenagem é um simples acróstico. Talvez, pelo fato do espaço aqui ser um pouco reduzido, ele não apareça do jeito desejado. Por isso, estou também postando-o na comunidade do orkut.
Obrigado pela oportunidade. Estou aguardando que você venha breve a Santos para um show, pois estou morrendo de vontade de ver você ao vivo. Se vier, procure vir no teatro do Sesc, pois é um espaço bem mais democrático e fácil de se comprar ingresso, pois o teatro Coliseu pertence ao poder público, e os ingressos "somem" bem mesmo antes de serem postos à venda.
Um grande beijo, e muita luz em sua vida.

ZIZI POSSI


Zizi, você é a “voz sublime”!
Inigualável intérprete, mel adocicando a alma.
Zênite do amor, levando à vida
Imensa luz e paz, fazendo delirar o espírito.

Por onde você passa, canta e encanta,
Ondas de amor se espalham no ar,
Semeando canteiros de flores invisíveis,
Salpicadas de luz e brilho, formando
Imenso jardim de uma eterna primavera...

Com carinho,

Antonio Bastos


Santos 15/09/2009
Adrianita disse…
Oi dear! Obrigada pela dica.
Ontem o Rubinho foi ao médico?Tem alguma novidade do diagnóstico?

Beijos muitos
Adrianita
Lúcia Luz disse…
Interessantíssimo. Estive a dar uma 'espiadela' ao site do rapaz. Este tema me fascina. Quis saber como adquirir o livro, estando fora do Brasil e obtive resposta minutos depois. Gostei.
Gostei também da ideia da galeria dos bichinhos.
Beijinhos a todos
Nadia disse…
Oi Zizi!!!!!

Primeira vez que escrevo aqui... mas gostaria de dizer que adoro o seu blog... e sou super fã da Luiza...
Recebi um email com um video maravilhoso e gostaria de mandar mas não sei como posso fazer isso....

Bjos,
Nadia
Oi povo , Oi Zi !!!

Passei rapidinho para saber notícias do Rubinho. E aí ,o que o especialista disse?

Uma beijoca para todos !!!!

P.S A FEB tem mesmo títulos com temáticas muito interessantes; vale conferir !
caca disse…
ZIZIZINHA,AI QUE SAUDADE DOCÊ!!!

AMANHÃ O RICARDO PEREIRA,LÁ DE
SALVADOR FARÁ ANIVERSÁRIO.
ELE DEIXOU ESSE RECAINHO FAZ UM TEMPO,DEPOIS NÃO APARECEU MAIS,MESMO ASSIM MERECE O NOSSO CARINHO.
AMIGOS ZIZIANOS ,VAMOS CUMPRIMENTÁ-LO COM TODO AFETOOOOOOOOOOOO!!

AMIGA,E O RUBINHO???TOMARA
ESTEJA MELHOR.BEIJINHOS NELE POR MIM!!

QUERIDA,DURMA COM OS ANJOS,COM OS
DEUSES,COM DEUS,ENFIM MUITO PROTEGIDA!!!

BEIJOS MIL,BI,TRIL,CARMINHA CACA
caca disse…
E para o RICARDO,tudo,tudo,tudo!!

É hora é hora ,de lhe desejar muitas felicidades,saúde ,alegria e muita pazzzzzzzzzzzzzzzzz!!

PARABÉNS!!!!!!

BEIJOS ,CARMINHA.
Marcos Vital disse…
Oi Tom, que ofensa que nada...porém sò nao entendi bem a historia dos padrinhos, quem é WANDA???
Tom disse…
Markito, WANDA & COSMO são os Padrinhos Mágicos. É um desenho animado muito legal, se não passa na tv por aí, você pode encontrar fácil, fácil no youtube! É de rachar de rir.
Abração!

Postagens mais visitadas deste blog

Pensou que eu tinha esquecido de você Eli?????

Mas não esqueci não!!!!!
Parabéns atrasados querida, mas limpinhos e cheios de carinho!!!
Desculpe não ter postado ontem!
Fui abduzida pela minha filha que me levou a um cinema incrível, a gente quase deita nele! E os garçons servem o que a gente já pediu.
Assistimos Almodovar com um pacote imenso de pipocas e prosseco rosê.
E eu ficava pensando: será que vai dar tempo de postar o parabéns da Eli?????
Não deu, mas então aqui vai:

PARABÉNS ELI!!!!
Muita saúde, paz, realizações, amor, felicidades e que seus desejos mais lindos sejam realizados!
Receba um beijo meu enooooooooooorme, e deste blog inteirinho que te ama!

Ah, a Carminha fez um cartão lindo prá você, só que veio em pdf. extensão que o blogger não aceita para uploads.

Então saiba que o carinho de todos por aqui é muito maior do que o que você imagina!
Beijos mil
Existe uma música cuja letra diz   “recordar é viver”
Pois bem, eu digo o contrário. Viver, de verdade, é recordar…..
Daquilo que, intimamente, já sabíamos - mas não lembrávamos que sabíamos… Recordar através de uma palavra solta no ar, um gesto, uma intenção, um deja-vù… qualquer coisa se presta a ser um sinal que suga dos infinitos do inconsciente a lembrança vaga de fatos, mas muito sólida em conteúdo e sentido.
Lembrar disso tudo trás sentido ao viver, ao sofrer que faz parte, àquilo que temos de aceitar porque a impotência bate de frente….
O caminho dessas lembranças, pelo menos o único que conheço, está bem perto - ou melhor : bem dentro de nós. Há que se ter coragem = core ( coração + agir ). Há que enfrentar nossos próprios demônios e dragões, que guardam as portas de entrada da memória… Parece simples, mas não é. Um pequeno e único gesto, por menor que seja, nessa direção, acredite: é Hercúleo.
Bem vindo à complexidade - inevitável como o destino - que nos compõe, e parece cobrar sua aut…

Mistério revelado

Que bacana vocês terem aprovado o verde de fundo do blog.
É em homenagem à nossa escolha por maioria, ao partido verde, que na verdade com ou sem partido, é a cor de fundo das escolhas dos nossos corações, não é mesmo?

Um blog que reúne pessoas que amam animais, vegetais e minerais, música, arte e verdade, é no mínimo ecológico e ético, certo people?

Então, vou contar para vocês sobre o mistéééério que me levou ao planalto central.

Uma amiga comentou há algumas semanas, que um grupo de amigos estava com vontade de ir à Abadiânia - cidade do interior do estado de Goiás, para ser vista pelo médium João de Deus, a quem é atribuído grande poder de cura das mais diversas doenças.

Vi na minha agenda que naquele final de semana eu estaria com tempo livre, e resolvi me juntar ao grupo, uma vez que nos últimos anos tenho me sentido um "mostruário" de males que a medicina tem pouco ou nenhum jeito eficiente de tratar. Alguns não têm nem diagnóstico..... já passei por tantos hospitais, médi…