Pular para o conteúdo principal
Oi People!
Estou voltando à Paradise, mas antes disso, preciso deixar aqui registrado o meu pesar sobre o que aconteceu em Angra, e o que aconteceu no Haiti.

No Haiti não se pode culpar o homem nem atribuir-lhe qualquer negligência ou ambição que tenha provocado a fatalidade, como no caso de Angra.

Pelo Haiti, muitas perguntas me vêm à cabeça, e fico confusa com as respostas. Gostaria que vocês me ajudassem a desconfudir, se for possível....

1- Quando houve o pequeno tremor de terra em Natal (logo na sequência dos deslisamentos de Angra), eu tive a impressão de ter ouvido de geólogos e/ou sismólogos, que este tremor teria consequências/respostas - seria sentido, em algum lugar do Caribe. Lembro de ter visto num daqueles gráficos animados maravilhosos parecendo Doppler, uma linha branca que indicava a partir de Natal, a extensão e a direção que o tremor seguiria....
Pergunta: alguém mais se lembra disso, ou teria eu tido uma visão, e achei que fosse notícia de teleVisão?


2- Como é que um abalo deste porte e magnitude não foi detectado por tantos centros de sismologia, altamente equipados, e que monitoram o planeta 26 horas por dia.
Alguém saberia me dizer se foi informado em algum momento, que algum centro de sismologia previu este terremoto?

Com o planeta em evolução, assim como nós, tudo vai mudando de lugar e encontrando uma outra acomodação. Penso em qual será o próximo lugar a sentir a força dessa nova acomodação,e que tipo de acomodação será esta.

Às vezes chegou mesmo a pensar que todo este problema que venho tendo com comunicação: Telefonica, Vivo, Tim, Speedy..... que tudo isso me faz ter que enxergar a vida sob uma perspectiva menos urbana/cerebral, e mais animal perceptiva.

Reparei que o tempo começa a render muito mais. Consegui fazer 2 arranjos - coisa que não conseguia há anos....
Consegui perceber que passo horas percebendo os outros, mas que não decifro as necessidades do meu corpo, porque me percebo muito pouco, entretida com o mundo na palma das mãos e no ouvido.

Pensar que tanta gente neste momento está sem teto, sem chão, sem futuro e com o presente em suspenso, sem poder usufruir de nenhum dos confortos ao qual estamos acostumados: estrutura - um teto, uma cama, um banho quente, comida e água... que dirá telefone, tv, internet ou comunicação com o mundo....

Fico pasma, solidária à dor e enorme sofrimento pelo qual todos estão atravessando, à impotência que isso tudo significa. De nada vale o adiantado e sofisticado reinado humano, quando o planeta se expande ou contrai, quando a força da natureza resolve dançar sua dança de liberdade e destruição...

O homem, através do seu lado maravilhoso, construiu um mundo com confortos e comodidades, curas e aparelhos que percebem o nosso corpo e o corpo do planeta, para evitar adoecimentos e catástrofes. No entanto....
Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida, e muda as perguntas!

Com todo o meu carinho, para vocês.

Comentários

caca disse…
ZIZIZINHA E AMIGOS ZIZIANOS
QUERIDOS!!
TAMBÉM ME FIZ ESSAS PERGUNTAS:
- COMO NÃO FOI POSSÍVEL UMA PREVISÃO DESSE TERREMOTO?
-POR QUE ALGUMAS PESSOAS , ALGUNS LUGARES,PRECISAM DE PASSAR POR TANTO SOFRIMENTO??

SÓ DEUS DEVE SABER, E NÓS SÓ
PODEMOS REZAR, AJUDAR ENVIANDO O QUE FOR POSSÍVEL, NO MOMENTO POSSÍVEL,ENFIM...POUCO PERTO DE TANTA PERDA.

EU NÃO OUVI NADA À RESPEITO ANTERIOR AO TERREMOTO,NENHUM
COMENTÁRIO,NADA. SE HOUVE,NÃO FOI TÃO DIVULGADO!!

ENTÃO PESSOAS, VAMOS REZAR MUITO PELOS QUE SOFREM,PARA QUE ENCONTREM
UM POUCO DE ESPERANÇA, PAZ E PARA QUE TENTEM ENTENDER,SE É QUE ISSO SEJA POSSÍVEL!!

BEIJOCAS, CARMINHA.
Jorge disse…
Infelizmente não poderei te ajudar gata, não ouvi nada, alias estes desastres antecipam qualquer previsão, infelizmente e lamentavelmente é muito triste tudo isso, mas o planeta ainda tem muito que mudar e estas mudanças ja foram previstas a zilhões de anos, quantos continentes ainda serão exteintos por completo, o que vai sobrar quem poderá dizer só Deus a natureza. FELIZ 2010!
Bjos,

Jorge
Cris Zampiere disse…
Bom dia Zizi e meus amigos Zizianos!!
Estou fazendo a mesma pergunta desde o ocorrido, tanta evolução e nao prevemos uma catastrofe desta magnitude? ou nao nos importamos com isso? Ontem em um jornal em Geologo disse que o tremor de Natal nada teve a ver com o Haiti, nem entre eles há concenso, mas como voce disse Zizi a vida nos coloca perguntas sem respostas.
01 minuto de reportagem sobre aquelas pessoas me fez sentir vergonha das reclamações que tenho: chuva demais, transito, calor e etc.
Que Deus ilumine os bons corações e permite que eles possam influenciar neste mundo tão sem amor e so preocupada com poder.
Beijos a todos
Cris
Reinaldo disse…
Também questionei sobrei isso, mas o que mais dói é a sensação de impotência diante do acontecimento e tragédia.
No mundo atual, parecemos mais sobreviver do que viver.

Postagens mais visitadas deste blog

Existe uma música cuja letra diz   “recordar é viver”
Pois bem, eu digo o contrário. Viver, de verdade, é recordar…..
Daquilo que, intimamente, já sabíamos - mas não lembrávamos que sabíamos… Recordar através de uma palavra solta no ar, um gesto, uma intenção, um deja-vù… qualquer coisa se presta a ser um sinal que suga dos infinitos do inconsciente a lembrança vaga de fatos, mas muito sólida em conteúdo e sentido.
Lembrar disso tudo trás sentido ao viver, ao sofrer que faz parte, àquilo que temos de aceitar porque a impotência bate de frente….
O caminho dessas lembranças, pelo menos o único que conheço, está bem perto - ou melhor : bem dentro de nós. Há que se ter coragem = core ( coração + agir ). Há que enfrentar nossos próprios demônios e dragões, que guardam as portas de entrada da memória… Parece simples, mas não é. Um pequeno e único gesto, por menor que seja, nessa direção, acredite: é Hercúleo.
Bem vindo à complexidade - inevitável como o destino - que nos compõe, e parece cobrar sua aut…

Pensou que eu tinha esquecido de você Eli?????

Mas não esqueci não!!!!!
Parabéns atrasados querida, mas limpinhos e cheios de carinho!!!
Desculpe não ter postado ontem!
Fui abduzida pela minha filha que me levou a um cinema incrível, a gente quase deita nele! E os garçons servem o que a gente já pediu.
Assistimos Almodovar com um pacote imenso de pipocas e prosseco rosê.
E eu ficava pensando: será que vai dar tempo de postar o parabéns da Eli?????
Não deu, mas então aqui vai:

PARABÉNS ELI!!!!
Muita saúde, paz, realizações, amor, felicidades e que seus desejos mais lindos sejam realizados!
Receba um beijo meu enooooooooooorme, e deste blog inteirinho que te ama!

Ah, a Carminha fez um cartão lindo prá você, só que veio em pdf. extensão que o blogger não aceita para uploads.

Então saiba que o carinho de todos por aqui é muito maior do que o que você imagina!
Beijos mil
Faço agora uma reverência aos Zizianos espalhados pelo Brasil e mundo.
Hoje, 22 de outubro de 2015, completamos mais um ano de vida!
Foi em 22 de outubro de 2007, que resolvi publicar meu blog na plataforma do blogspot, super discretamente, colhendo aqui e ali algumas pessoas que se reuniam em torno do meu trabalho...
Adriana GarciaCarmen Teixeira, Paulinha de Salta, Ney Lee, Conceicao MachadoManoel Vila NovaAndrezinho Possi, Luziane, ....... e assim, de grão em grão construímos uma relação tão quente, tão propícia, que casamentos aconteceram entre membros do blog, encontros físicos - tivemos 3, com pessoas do Brasil todo.
E o mais gratificante, foi perceber que apesar das diferenças de gêneros, sotaques, idades, lá no fundo do coração, todos nós Zizianos somos feitos de uma mesma substância. Nos emocionamos "alcançando" um sentido intrínseco nas canções, na poesia do cotidiano, nas aspirações.... enfim, somos todos da mesma gota de amor de Deus.
Obrigada por existirem na m…