Olá! Acabei de chegar do ensaio, li o comentário do jwadson, e não quero deixar passar em brancas nuvens.
Primeiramente, obrigada pela sua sensibilidade à mim e ao meu trabalho - de verdade, é isso o que conta.
Sobre a mídia e reconhecimentos adjacentes, vamos combinar, isso não acontece mais, há muito tempo. Portanto, não sofra!(continua)

De coração, falo isso porque já passei por muitas noites sem dormir, angustiada, tentando entender em que túnel sem saída a cultura foi aprisionada, a inércia ou impotência dos representantes da nossa "linha de frente" .... a banalidade virou sucesso e palavra de ordem.... e, na boa.... tudo é muito mais complexo do que conseguimos supor, e do que conseguimos alcançar.
Entendi que não me cabe entender, e sim fazer a minha parte.
Há nos posts antigos, tag: "pensódromo", um texto que escrevi em 2002, quando me desliguei da gravadora, e que expressa direitinho como vejo isso tudo. Se quiser dar uma olhada, talvez lhe ajude a desangustiar...

No mais, acho importante contar, que parte de mim a negativa para os programas de televisão, no geral.
É que há muito ele também são torturados com a obrigação de ibopes, e a inevitável consequência da modificação de conteúdos.
Não há mais programas de música - até mesmo porque ela deixou de ser um mercado.
Há programas de variedades, onde ela é a cerejinha do bolo.
A Hebe, o Jô, o Serginho , e o Faustão, são pessoas que sempre me recebem muitíssimo bem em seus programas, e dão espaço para a música acontecer, à despeito das pressões de mercado/ibope. Mas, eu não moro lá! rs.....

Acho sim, lamentável, que ninguém da imprensa tenha comparecido em nenhum dos shows que venho apresentando desde 11 de março no Tom Jazz, sozinha ou acompannhada, para criticar, assistir, comentar. Embora sempre reclame e fale mal dos artistas que não ousam, que não se lançam na novidade e ficam atolados no círculo vicioso dos projetos de gravadoras, realmente ninguém da imprensa se deu o trabalho de ver o tanto de musicas que estou levantando ao vivo, e normalmente acompanhada por colegas muito especiais: Edú Lobo, Alcione, Alceu Valença, Eduardo Dussek, Ivan Lins, Luiza Possi, Toninho Ferragutti, e ainda virão Roberto Menescal, João Bosco e Ana Carolina.
Parece que não está acontecendo nada..... lamentável indiferença.
Mas, se dermos demasiada atenção à indiferença, ela se torna maior do que merece, e não é o caso.
A atenção principal está no conteúdo, e na percepção de quem o ouve – o recebe.
Tudo mais, é uma questão de tempo, e de escolha.
A minha, eu já fiz!

Enfim, mais uma vez, obrigada pelo carinho e torcida, e, não angustie... aceite que as coisas são como são, e procure sempre, por aquilo que te faz feliz, em todos os lugares onde a mídia e o julgamento dela não alcança!!!! Rs....
Bjks
Zizi

Comentários

  1. Pôxa! Eu até achava que poderia haver algum comentário por parte de algum fã sobre o que escrevi há pouco tempo sobre a Zizi, mas ler um recado escrito pela própria é
    simplesmente incrível. Essa sua idéia de blogar foi formidável. É como se nós, admiradores, conseguíssemos enfim estreitar uma relação que antes era, digamos, unilateral. Você cantava suas histórias e nós simplesmente ouvíamos. Não havia um canal para que pudéssemos lhe dizer o quanto a sua arte é importante para nossas vidas. Sem pieguices, nem rasgação-de-seda, mas sua música é essencial pra mim. E não é só a música. Você possui uma energia que, literalmente, muda para melhor o meu humor e minha relação com minha esposa e filhos. Sempre que te vejo ou escuto, meu dia fica mais colorido, mais leve. Às vezes quando uma ponta de depressão começa a germinar, deito na rede, ponho um dos seus cd’s e começo a viajar. Não demora muito e o Sol volta a brilhar mesmo quando é noite. Acompanho seu trabalho desde 1979. Sou muito apaixonado pela Elis, mas você desde sempre considerei a primeira na minha lista. Por quê? Além de sua voz há um carisma inexplicável, há um magnetismo. Há algo sobre-humano! Muitos anos de vida pra você. Quero vê-la cantando por muito tempo.
    Que bom que você existe e ainda por cima canta e canta tão bem!!!!!!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pois e Zi, o Jwadson trouxe a tona novamente essa questao da midia nao dar destaque a artistas e trabalhos que enriquecem nossa cultura musical. Acredito que esse desabafo venha a ser um desabafo seu e de todos os seus fas, que nutrimos o mesmo sentimento de impotencia e indignacao diante dessa injustica. Achei LAMENTAVEL o que vc falou sobre nao ter havido presenca da imprensa ate agora nos seus shows pois, de fato, o "Cantos e Contos" resgata e valoriza um formato de show delicioso em que ha algum tempo havia sido esquecido pela midia. Alem do mais, com artistas fantasticos que dispensam apresentacoes. Agora, levanto uma questao: como nos, seus fas (que nao sao poucos) podemos lhe auxiliar nessa batalha ? Muitos de nos nao temos qualquer envolvimento com executivos do meio musical nem a imprensa, mas acredito que podemos iniciar o levante de um movimento organizado que sirva de base para algo muito maior que venha a se formar mais a frente. Mas precisamos que vc nos de a direcao e coordenadas, pois muitas acoes que ja realizamos poderiam ser potencializadas com uma estrategia vinda de quem realmente esta "vivendo" o problema todos os dias. Acho que muitos de nos ficamos meio sem saber como agir, na pratica. O sentimento de "conformismo" e algo que nao podemos deixar se instalar. Sempre ha algo diferente a ser feito que ainda nao foi tentado. Saiba que estamos e estaremos aqui por vc, Zi, sempre, haja o que houver, vc nunca estara sozinha. Desculpa se falei alguma bobagem nesse texto, tomei essa iniciativa como um desabafo de quem esta do outro lado (porem nao menos envolvido com a questao), e tambem sofrendo por isso, acredite.
    Beijo grande e se cuide.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  3. Como já falei outras vezes na comunidade Zi, acho sua postura algo raro na cultura brasileira em geral, e admiro isso tb. Como vc mesma falou, isso tem um preço.
    Eu poderia dizer que iss demonstra que vc não abre mão de sua "liberdade", pensando nas palavras de Cecília Meireles:

    "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda".

    Mas, creio que para você cabe mais a expressão de Clarice Lispector:

    "Liberdade é pouco, o que eu quero ainda não tem nome ..."

    Te adoro e viva seus 30 anos de "Cantos, contos e encantos"!

    Janio

    ResponderExcluir
  4. ZIZI, MUITO TRISTE ISSO QUE ESTA ACONTECENDO, IMAGINO COMO DEVE ESTAR SE SENTINDO...VOCE É A
    NOSSA BARBARA STRASSER BRASILEIRA.DIFICIL ESSE MERCADO MUSICAL QUE SÓ VISA O QUE É ABSURDO E BANAL (A QUALIDADE SE PERDEU!!)ISSO ACONTECE COM A MUSICA E COM OS ATORES POIS HOJE EM DIA NAO PRECISA TER TALENTO BASTA TER BELEZA( CRUEL).VOCE FAZ PARTE DA MINORIA QUE É QUALIDADE.
    BJ
    ESTOU COM VOCE SEMPRE!!!!+ 1 DIA.,
    SEU MORETTO

    ResponderExcluir
  5. oi ZIZI. lendo o que foi escrito por jwadson, diga-se de passagem demias, e o sue desabafo, lembro de quando eu e Vanderley brigavamos por voce nas rádios, nos jornais e gravadora, tendo sempre respostas de todas, vejo que nada mudou. Infelizmente cantora como voce que realmente canta nunca dubla e de sempre fazer questão de levar seus musicos, nao são reconhecidos. Hoje em dia a midia só quer o que é comercial tanto na tv, rádio,jornais e revista. Mais fico muito feliz por voce nunca ter resolvido seguir o que os mesmo querem, afinal voce sempre bateu de frente com a sua realidade. Vive ate hoje de sua música sem nunca ter se rebaixado para ninguém. Por isso que todos os seus fãs te amam e te acompanham. Voce é unica, voce é verdadeira. Nunca de importancia à criticos ele não te merecem. bjs.

    ResponderExcluir
  6. Incrível essa ooisa da sintonia! Parece que todos estamos na mesma freqüência em relação ao que fazer para reanimar o que há de bom, o que há de bem. Acho que temos que ser como semeadores. Espalhar as sementes, cuidar,vibrar para que crescem, floresçam e sejam admiradas. Tenho contado dos shows da Zizi para todos que encontro. Tento transferir para cada um a alegria, o prazer, o encantamento que é ouvir/ver Zizi Possi. Devemos emanar esse Amor e confiar.
    Bjs,
    Márcia.

    ResponderExcluir
  7. Estou tentando semear uma plantinha.
    Enviei email para vários sites de programas de entrevistas da TV .
    Amanhã continuo, vou enviar para rádios, jornais e revistas.
    não posso me calar para o que é belo!!!
    bjs e mais um maravilhoso show amanhã.
    Rosana

    ResponderExcluir
  8. Querida Zizi, acabei de ler o comentario do Jwadson e me comovi bastante. Era assim como ele, que eu as vezes tambem me sentia quando morava no Brasil. Me sentia "especial", porem as vezes tambem como "um peixe fora dàgua", por gostar da musica de um alguem como voce. Apesar de todos os meus amigos terem aprendido a gostar de voce, da sua voz, do seu jeito de interpretar; eu ainda achava que era pouco... Queria que muito mais gente nesse paìs, nesse mundo, pudessem se sentir como eu me sinto quando te ouÇo. Que sentissem pelo menos um pouquinho do amor que eu sentia e sinto pela sua "arte". Te "busco" e te "tenho" do meu lado nos momentos mais lindos possiveis - no passado graças a um "walkman", agora no presente graças a um IPod. Vivo a quase 10 anos na Europa, e em toda cidade que pude jah visitar, te "levava" comigo. Quando fui a Veneza, por exemplo, te ouvia "impecavelmente" cantando "Per amore", "E chiove", ou "Senza fine - minha favorita... Hoje fez um dia lindo de verao aqui, depois de muitos dias frios, escuros e chuvosos. Fiz um passeio lindo em volta de um rio, e ouvi entre outras coisas belas na sua voz, "A mulher de cada porto"...adoro o Edu Lobo, porem é uma sensaÇao muito mais linda a de ouvir tua voz entrar pelos ouvidos e ir direto ao fundo do coraçao. Parece que tudo parou, e nesse momento soh existia no mundo eu, a tua voz e um céu azul-imenso... Olhei pro horizonte e foi quando lembrei de uma outra musica que voce interpreta magnificamente: QUANDO A ATITUDE DE VIVER EH UM EXTENSAO DO CORAÇAO, EH MUITO MAIS QUE UM PRAZER, EH TODA A CARGA DA EMOÇAO, QUE ERA O ENCONTRO COM O SONHO, QUE SOH PINTAVA NO HORIZONTE, E DE REPENTE DIZ, PRESENTE, SORRI, E BEIJA A NOSSA FRONTE...EH BOM DIZER, VIVER, VALEU. Estou imensamante feliz e te agradeÇo muito por este espaço que voce nos deu e preencheu Zizi. É muito bom saber de voce. Muito bom saber que como eu hà muitos outros aqui que te respeitam, te admiram, e te querem tanto bem... MUITO AMOR PRA VOCE! Marcos

    ResponderExcluir
  9. Querida Zizi e prezados leitore e fãs deste blog,

    Como podemos querer que uma nação que reverencia mulheres que atendem pela alcunha de frutas da estação, que transforma em "heróis da nave" anônimos descerebrados e gananciosos que demonstram tudo de ruim que há dentro de si para ganhar algum dinheiro e promoção pessoal e que cede espaço no horário nobre para esmiuçar detalhes da vida sexual de jogadores de futebol possa atingir um nível tal que lhe permita admirar arte e cultura na sua mais pura forma, tão brilhantemente representada pela nossa querida Zizi?
    Assim sendo, se nos preocuparmos com a falta de espaço na mídia para Zizi (e outros tantos artistas de grandíssima qualidade), estaremos tão somente alimentando essa fábrica de aculturados em massa que é o nosso panorama "artístico" atual. POr isso, nos deixemos entregar a tão maravilhosa voz de Zizi e viajar nas mais belas canções que podem existir!
    Um grande beijo para todos

    ResponderExcluir
  10. GENTE...
    ACHO QUE ESTÁ HAVENDO UM OLHAR SAUDOSISTA DA GRANDE MAIORIA.
    ACHO A TELEVISÃO ABERTA ALTAMENTE ULTRAPASSADA PARA TRABALHOS COMO O DA ZZ E QUE A GRANDE MAIORIA DO "PERFIL" DO SEU PÚBLICO NÃO PRECISA MAIS DELA.
    VAMOS MIRAR NA CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS. EM QUE ÉPOCA PODERIAMOS ESTAR FALANDO DIRETAMENTE COM ELA COMO AGORA?
    O PÚBLICO DA ZZ MIGROU PARA INTERNET E PARA A TV A CABO, INFELIZMENTE ALGUMAS PESSOAS INDA NÃO TEM ACESSO A ISSO, MAS SERÁ POR POUCO TEMPO. TEMOS UMA SÉRIE DE TVS NA INTERNET QUE DIVULGAM COISAS MARAVILHOSAS,É SÓ VASCULHAR E DIVULGAR!!!(justtv,alltv...)
    ZZ ESTÁ AÍ MARAVILHOSA, CANTANDO MUITO,SEM MERECER GUGU´S QUE BRILHAM COM SEUS CALYPSOS,ESSES PROGRAMAS SÃO PRA OUTRAS PESSOAS ,NÃO PARA NÓS!!
    ZZ FAÇA VÍDEOS E BOTE NO YOUTUBE QUE EU DIVULGO PRA 1 MILHÃO NO MÍNIMO...
    BJS do
    RECIFE POR ANDREZINHO POSSI SEU PRIMINHO!!!!

    ResponderExcluir
  11. As palavras do Marcos me obrigaram a deslizar os óculos no rosto p que algumas gotas quentes q percorriam minha face fossem interrompidas. Imagino que, para ti Zizi, não existe reconhecimento mais gratificante do que passear seus belos olhos por aqui e deparar com declaraçoes tão encantadoras ao seu talento. Decididamente, quem precisa de mídia? De minha parte, eu nunca precisei de mídia p saber que há mais de 20 anos ouço diariamente a melhor cantora desse país. Quanto privilégio!! Espero que em breve a cidade de Fortaleza mereça tão inestimável presente: você. Bjs e sucesso amanhã...

    ResponderExcluir
  12. ELE JÁ TINHA RAZÃO...

    CONTO SAZONADO [SONETO 495] (**)

    O samba que se toca em toda parte
    é mais um do feliz compositor.
    Feliz? Ele não acha. Sua dor
    é não ser elitista ao criar arte.

    Seu ídolo erudito é o tal "Mozárte",
    porém não chega ao pé sequer do Heitor.
    Fortuna e fama tem, mas seu valor
    na cena cultural beira o descarte.

    A fórmula mais fácil do sucesso
    é o nome dado aos sambas casuístas:
    "Independência", "Morte", "Ordem", "Progresso"...

    Enfim, das gafieiras toma as pistas
    a moda do baião, já de regresso,
    e o músico estertora: "Oportunistas banais!"


    (**) Livre leitura do conto "Um homem célebre" de Machado de Assis.

    POIS PRONTO...

    ResponderExcluir
  13. Diva,
    Acompanho seu trabalho faz 11 anos, dos meus 24 já vividos.Desde então me denominei sua fã.Quando falava de minha admiração pelo seu trabalho algumas pessoas me olhavam diferente, enrugavam a testa, só conseguia me fazer entendida falando sobre Zizi com pessoas de uma faixa etária maior.As vezes me perguntava:será que sou normal?rsrsrs.Sou sim, cheguei a conclusão de que tenho um gosto musical bem refinado e aquelas pessoas que enrugavam a testa, coitadas, não tinham os tímpanos tão apurados.Passei a mostrar sua arte à algumas pessoas,sempre respeitando o gosto e o espaço de cada um.Aqui em casa, de vez em quando ouço minha irmã de 18 anos cantarolando algumas pérolas gravadas por você, sobre tudo quando tem um cd no aparelho de som.Acho que é um bom sinal!
    Tem tanta coisa que eu gostaria de falar pra você, seria necessário um livro rsrsrsr, aos poucos vou me expressando, já que esse blog permite estreitar nossa relação.
    Por enquanto quero agradecer por você ter me ensinado, mesmo sem querer,a lutar pelo que nós acreditamos.Sua história, sua determinação, sua coragem de apostar naquilo que você acredita, são exemplos a serem seguidos.
    Desejo a cada dia mais sucesso!Bjão
    Dani.

    ResponderExcluir
  14. Zizi tiene los fans que se merece:
    Maravillosos.
    La voz de Zizi, de intensa, se te clava en el mismo alma. Ella es un completo lujo. Daví

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse sua opinião com bom humor e inteligência.
Não use palavras ou expressões ofensivas - o mundo está repleto delas, e aqui neste espaço, nós podemos exorcisar essa parte pesada da nossa existência.
Quero saber o que você pensa!

Postagens mais visitadas